quinta-feira, setembro 29, 2011

O Pai do Quartel!

Alguma agitação precedeu a inauguração do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, uma aspiração de longos anos da corporação que cumpriu no dia 25 de Setembro, 124 anos.
O Partido Socialista de Ponte de Lima reclamou alguns méritos na concretização da obra. E tem-nos!
De facto, foi um elemento do governo socialista, Ascenso Simões, que se comprometeu no dia do 120º aniversário dos Bombeiros, a incluir a obra do quartel no lote das elegíveis no âmbito do quadro comunitário de apoio.
No entanto, até essa data, muitos acontecimentos marcaram a história do quartel. Tudo começou há 11 anos, com a eleição do Dr. António Manuel Amorim da Silva para a presidência dos bombeiros. Foi ele que deu os primeiros passos, encetando contactos com as entidades nacionais e locais. Desses contactos, surgiu o despacho do Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, de 19/07/2001, que deu início ao processo. Dois meses volvidos, a 18 de setembro, o executivo municipal dava outra grande alegria aos bombeiros, cedendo o diretio de superfície do terreno onde nasceu a obra. Em 22/01/2002 é entregue pelo MAI ao arquiteto Miguel Gama a responsabilidade de elaboração do projeto.
Problemas burocráticos e políticos atravessaram-se depois no caminho do sonho dos bombeiros. Quem nunca esmoreceu foi o presidente da Direção, António Amorim, que chamou para os bombeiros a condução do processo, em colaboração com o Município de Ponte de Lima. Perante o descontentamento da Direção, de todos os bombeiros e do Município, Ascenso Simões, Secretário de Estado, deu à AHBVPL a prenda que mais ansiava na passagem dos 120 anos, o quartel. O projeto ficou totalmente concluído em 18 de Abril de 2008.
Em 6 de Janeiro de 2009, o  Município lançou a empreitada de construção do quartel, inaugurado no dia 25 de Setembro de 2011, pouco mais de dois anos volvidos.
Quando, em Março de 2009, António Amorim deixou a presidência dos bombeiros, o quartel era uma realidade, que demorou praticamente a totalidade dos 9 anos em que foi presidente a gerar.
Não há dúvidas sobre a paternidade do quartel, que teve excelentes padrinhos no governo e no Município, que nunca regateou esforços para o concretizar.
Pana foi que, na cerimónia de inauguração, não fosse feita a devida justiça aos fatos relatados, o que enobreceria quem teve o prazer e a honra de agora inaugurar a nova "casa" dos bombeiros.

quarta-feira, setembro 28, 2011


Limiana Madalena Martins em destaque no Jornal de Notícias de 24 de Setembro

segunda-feira, setembro 26, 2011

Inauguração do quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no domingo 25 de Setembro, com a presença do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Começam hoje a trabalhar os primeiros elementos que vão integrar o total de 350 que irão laborar na nova unidade fabril instalada em Calvelo. Num cenário de profunda crise e crescimento contínuo da taxa de desemprego, esta unidade industrial constituiu-se como um verdadeiro oásis e uma grande oportunidade para muitos limianos.
Seja bem vinda!

quinta-feira, setembro 22, 2011

ARRIADA A BANDEIRA DO QUARTEL VELHO DOS BOMBEIROS

Numa cerimónia simples, mas plena de significado, os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima despediram-se simbolicamente do seu velho quartel, formando frente à bandeira que foi arriada pelo comandante Carlos Lima e entregue ao presidente da Direção, Pedro Saraiva.
A cerimónia decorreu no dia 21 de Setembro, quarta-feira, passando a utilizar as novas instalações, na Feitosa, a partir desta quinta-feira.
A inauguração terá lugar no próximo domingo, dia 25 de Setembro, data em que a corporação celebra o seu aniversário.
Obras...
Depois de, em Agosto, ter sido lançado o concurso público para a requalificação do Restaurante da Madalena e ter sido adjudicada a obra de recuperação do edifício da Casa Torreada dos Barbosa Aranha, no centro da vila de Ponte de Lima, foram lançados os concursos para requalificação das duas emblemáticas avenidas da sede do concelho, a Avenida António Feijó e a Avenida dos Plátanos.

quarta-feira, setembro 21, 2011

terça-feira, setembro 20, 2011

segunda-feira, setembro 19, 2011

O jogo que apurará o vencedor da Supertaça António Livramento, em hóquei em patins, será realizado no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima no dia 15 de Outubro, e oporá o F. C. do Porto, campeão nacional, e a Oliveirense detentora da Taça de Portugal.
A hora a que se realizará o encontro ainda não está definida.

sexta-feira, setembro 16, 2011

Museu Militar abre no início de 2012 e não no terceiro trimestre de 2011.
Relativamente ao Museu do Brinquedo, ainda não existem previsões relativamente à data da abertura, que chegou a ser anunciada para o corrente ano.

quarta-feira, setembro 14, 2011

Este é um passo decisivo para a requalificação da zona das pedras finas, esperando-se que seja também um passo para que se inicie a preservação dos espaços e da paisagem nas zonas de extração, onde têm sido cometidos autênticos atentados ao ambiente nos últimos anos.

segunda-feira, setembro 12, 2011

Feiras Novas 2011 - Tocador de Concertina (Foto António Carlos Matos)
Clube Náutico de Ponte de Lima venceu as primeiras pagaiadas 2011. Parabéns!

domingo, setembro 11, 2011


Feiras Novas 2011 - Iluminações (Fotos de António Carlos Matos)
Feiras Novas 2011 - Encontro de Concertinas (Foto Município de P. Lima)

terça-feira, setembro 06, 2011

Hoje, às 21.30 horas, é apresentado no auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima a obra Estética e Ética em Sá de Miranda, de autoria de Cândido de Oliveira Martins e Sérgio Sousa.

domingo, setembro 04, 2011


Imegens de Agosto (12)
Artesanato...

sábado, setembro 03, 2011

sexta-feira, setembro 02, 2011


Imagens de Agosto (10)
O Diário da República de 18 de Agosto publicou o  aviso n.º 16165/2011, abrindo, cinco dias contados após aquela data, o período de debate público, durante vinte e dois dias, para o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.Ver notícia do Correio do Minho

quinta-feira, setembro 01, 2011

Setembro, mês de Feiras Novas.
Agenda Cultural

Imagens de Agosto (9)