domingo, julho 31, 2011

Brilhante participação da EDL
Foi brilhante a participação da EDL na 3ª jornada do Torneio de Rugby de Praia da ARN, realizado na praia de Ofir. Num dia com muito sol e muito vento, os nossos atletas levaram de vencida a equipa do CRAV no primeiro jogo, através de uma excelente eficácia na placagem e uma boa circulação de bola, conseguindo marcar 3 ensaios ao que o CRAV respondeu com apenas 1. O segundo jogo foi muito disputado contra o BRAGA Rugby, em que ambas as equipas se empenharam ao máximo, acabando por terminar empatado com 2 ensaios para cada lado. Nos jogos seguintes contra as equipas do RAViana A e B, a EDL teve mais uma vez uma excelente atitude em campo acabando, no entando, por ser naturalmente derrotada pela melhor equipa do torneio. Para a história, nesta que foi a primeira vitória da EDL em rugby de praia, ficam os nomes do treinador Carlos Lourenço e dos atletas André Pinto, Vera Raiven, Paulo Dias, Marta Faria, Filipa Pinto, Rosa Alves, Hugo Lourenço e Bruno Narciso.

quinta-feira, julho 28, 2011

Feira de Caça, Pesca e Lazer: Pequeno Balanço

Decorreu no passado fim-de-semana a Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima. Num curto e conciso balanço, podemos concluir que este certame já teve melhores dias. Pouco público, poucos expositores, áreas em claro déficit. Se, por um lado, a caça estava razoavelmente representada, o pesca praticamente passou despercebida. O lazer acabou por ser o grande animador da feira, onde as atividades caninas tiveram também algum destaque.
Uma feira a merecer, certamente, alguma reflexão.

quarta-feira, julho 27, 2011

Feiras Novas estão em marcha
Festa do Boi e Vaca das Cordas

Tito de Morais voltou à edição e, por alturas das Feiras Novas, publicou um estudo sobre a Festa do Boi de Alhariz, Orense, e a Vaca das Cordas de Ponte de Lima.

segunda-feira, julho 25, 2011

domingo, julho 24, 2011

EDL participa em torneio de rugby de praia

A EDL participou na 2ª jornada do Torneio de Rugby de Praia da ARN, realizado na Praia da Arda em Afife. Foi uma manhã cheia de diversão e de muito Rugby, tendo a EDL defrontado as equipas do RAV, do CRAV e do Braga Rugby, acabando por saír derrotada nas 3 partidas, fruto do maior poderio fisico das outras equipas, constituidas apenas por atletas masculinos, enquanto a EDL é uma equipa maioritáriamente feminina. A equipa limiana era constituida por: André Pinto, Vera Raiven, Paulo Dias, Marta Faria, António Carneiro, Filipa Pinto e Rosa Alves, tendo como treinador Carlos Lourenço.
Nuno Barros campeão da Europa de maratonas

Mais um enorme feito para Nuno Barros, para o Clube Náutico de Ponte de Lima e para o desporto nacional, com o atleta limiano Nuno Barros a sagrar-se campeão da Europa de maratonas, em prova realizada em França. O atleta junta assim o título europeu ao mundial conquistado no ano passado.

sexta-feira, julho 22, 2011

Canoagem limiana continua a somar sucessos

Nuno Quintela do Clube Náutico de Ponte de Lima é vice-campeão europeu de maratonas, no escalão de juniores.
O legado de Luís Dantas

Luís Dantas deixou um enorme legado à cultura nacional, com um especial ênfase para a cultura local. A sua bibliografia é extensa e honra a sua memória.
Ficamos agora a saber que deixou concluídas quatro obras que esperamos ver brevemente nos escaparates: três ficaram pré-publicadas, e abordam a vida e obra de três notáveis figuras da cultura lusófona: Mário Domingues, Gonçalves Dias e Alberto de Madureira. A quarta publicação, Deputados do Alto Minho na Primeira República, há muito concluída, a primeira edição foi oferecida às autarquias do Alto Minho que, infelizmente, ainda não a publicaram. Torna-se, por isso, um imperativo a sua publicação, honrando a memória de Luís Dantas.
Com uma fortíssima representação do Clube Náutico de Pomnte de Lima, a seleção nacional de canoagem inicia hoje a disputa dos europeus de maratonas, que decorrem em França. O campeão do Mundo, Nuno Barros, é uma das principais figuras.
Tragam medalhas, força Portugal!

terça-feira, julho 19, 2011

Américo Carneiro apresentou novo livro
No âmbito da 31ª Feira do Livro de Viana do castelo, o limiano Américo Carneiro apresentou a sua nova obra “DIÁRIO POÉTICO”.

segunda-feira, julho 18, 2011

Ser Solidário
Dia 20 de Julho, das 15h00 às 19h00, recolha de Sangue na EB 23 António Feijó, iniciativa da Associação de Dadores de Sangue de Ponte de Lima

domingo, julho 17, 2011

De 16 de julho a 21 de agosto, a Casa do Marco, na aldeia de Arga de Baixo, é o palco principal da 13.ª edição da exposição “Arte na Leira”, com trabalhos de artistas consagrados e de novos talentos, de várias áreas artísticas.

sábado, julho 16, 2011

Filipe Viana, Vereador  da Câmara Municipal de Ponte de Lima, eleito na lista do PSD, organiza um Colóquio/Debate, subordinado ao tema ”Sá Carneiro, Portugal e a Europa", que terá lugar hoje, sábado, dia 16 de Julho de 2011, pelas 21:00 horas, no auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima. O orador será Carlos de Brito.

quarta-feira, julho 13, 2011

Dados preliminares dos Censos 2011
Somos cada vez menos!

Numa breve análise aos dados preliminares dos Censos 2011, verificamos que o concelho de Ponte de Lima perdeu, nos últimos 10 anos, 749 habitantes (1,69%), contrariando a tendência de crescimento populacional da década de 90. Estes resultados surgem também em contraciclo com a tendência nacional de crescimento populacional.
Mesmo assim, a descida cifrou-se abaixo da média do distrito (2,13%), que continua a evidenciar enormes fragilidades que conduzem à perda populacional, situando-o ao nível dos distritos do interior, apesar da sua localização no litoral.
Os únicos concelhos do distrito onde se verificou crescimento foram Viana do castelo (reduzido) e Vila Nova de Cerveira.
De destacar ainda o elevado crescimento de alojamentos (+ 3370) e edifícios (2848).
O número de famílias também aumentou, passando de 13234 em 2001, para 14449 em 2011.
Estes dados, obviamente, devem merecer cuidada reflexão por parte dos responsáveis políticos locais, que devem meditar sobre a estratégia de desenvolvimento traçada para o concelho.

Os dados preliminares dos Censos 2011 podem ser concultados em www.ine.pt .

Concelho
2001
2011

Arcos de Valdevez
24761
22855
- 1906 (7,7)
Caminha
17069
16630
- 439 (2,57)
Melgaço
9996
9187
- 809 (8,09)
Monção
19956
19210
-746 (3,74)
Paredes de Coura
9571
9251
-320 (3,34)
Ponte da Barca
12909
12027
-882 (6,83)
Ponte de Lima
44343
43594
-749 (1,69)
Valença
14187
14129
-58 (0,41)
Viana do Castelo
88631
88767
+136 (0,15)
Vila Nova de Cerveira
8852
9297
+445 (4,78)
TOTAL Alto Minho
250275
244947
-5328 (2,13)

segunda-feira, julho 11, 2011

Câmara aprova projeto no novo Centro Educativo de Ponte de Lima
A Câmara Municipal aprovou na reunião do dia 27 de Junho, o projecto do Centro Educativo de Ponte de Lima, pelo valor de dois milhões, novecentos e quatro mil euros + iva.
O futuro Centro Educativo de Ponte de Lima, será construído na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, numa parcela de terreno com cerca de 7370m2.
O projecto foi concebido numa lógica de “criar as melhores condições de conforto e funcionalidade que permitam satisfazer as actuais exigências que recaem sobre a Escola, entendida como um espaço de acolhimento Educativo dos alunos”.
Inserido na malha urbana de Ponte de Lima, este equipamento com 12 salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico, apresenta um acréscimo de área em espaços considerados essenciais, nomeadamente, as salas de aula, com arrumos individuais para material didáctico, que permitem uma melhor arrumação das salas e uma maior disponibilização de espaço útil de forma a facilitar o desenvolvimento da quase totalidade das actividades curriculares da turma, e a biblioteca/centro de recursos, cujo espaço serve para desenvolvimento de trabalhos e actividades de lazer de alunos e professores, em condições de tranquilidade e silêncio, com capacidade para dispor de zonas diferenciadas: acolhimento, leitura informal e jogos, biblioteca e meios audiovisuais e informáticos.
O projecto do Centro Educativo de Ponte de Lima prevê ainda um estacionamento automóvel para 56 viaturas. Ao nível de arranjos exteriores, estão previstos amplos espaços de recreio pavimentados e ajardinados, uma horta, campo de jogos, zona de recreio coberto.

O programa e procedimento concursal devem ser abertos hoje mesmo em reunião do executivo.
Falta agora o mais importante, o financiamento, sem o qual a obra não avançará. Em tempos de grandes restrições orçamentais, espera-se agora que os fundos necessários sejam disponibilizados para que o tempo de espera por este importante equipamento não se prolongue mais, pois a atual escola tem enormes limitações para a prossecução dos fins a que se destina...

sábado, julho 09, 2011

Agora a luta deve centrar-se na requalificação da linha, que permita fazer a viagem em muito menos tempo, servindo a região com ligações rápidas e de qualidade.

sexta-feira, julho 08, 2011

Arrancou hoje a Feira do Artesanato de Ponte de Lima, um certame que merece uma visita...
Crónica no "Correio do Minho" onde são referenciadas as "nossas" Feiras Novas que, com Setembro, já se aproximam...

"Lembra, agora que se aproxima Setembro e jantei num primoroso restaurante da vila, as feiras novas de Ponte de Lima. A azáfama para marcar um restaurante dos mais batidos e concorridos da terra e o sarrabulho e a degustação de um bom tinto".

O Município de Ponte de Lima criou um novo serviço de apoio, de promoção de acções de carácter turístico e de divulgação de Ponte de Lima de forma integrada e atractiva, procurando caracterizar a oferta turística, qualificar os serviços e criar mecanismos de divulgação. Estes são os grandes objectivos do novo serviço municipal que, assumindo o nome de Turismo Ponte de Lima, pretende consolidar parcerias institucionais a fim de levar o nome de Ponte de Lima ainda mais longe.

quarta-feira, julho 06, 2011

Ponte de Lima vai ser estudada...

Ponte de Lima foi o destino escolhido por alunos e docentes do Curso de Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, para a realização de um workshop de campo, intitulado Estratégias para um Desenvolvimento Local Sustentável.

terça-feira, julho 05, 2011

Protecção Civil alerta ...

Relembra-se a todos os cidadãos que nos encontramos no período crítico para a ocorrência de incêndios florestais (1 Julho – 30 de Setembro), e que é expressamente proibido fazer qualquer tipo de fogueira, quer para confecção de alimentos, quer para queimar qualquer tipo de sobrante agrícola ou florestal, assim como lançar foguetes. Durante este período, nos trabalhos e outras actividades que decorram em todos os espaços rurais e com eles relacionados, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa a utilizar, onde se incluem todo o tipo de tractores, máquinas e veículos de transporte pesados, sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa -chamas nos tubos de escape ou chaminés, e estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg.

 Tenha cuidado, um pequeno descuido pode causar um grande incêndio!
Executivo de Ponte de Lima solidário com problemática dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

Na sequência das notícias vindas a público sobre a decisão do Conselho de Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em avançar com o despedimento colectivo de 380 trabalhadores até ao final do ano, a Câmara Municipal de Ponte de Lima manifestou formalmente junto do Primeiro-Ministro a sua profunda preocupação relativamente à situação pela qual as famílias dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo estão a passar, através de ofício enviado do qual deu conhecimento ao Senhor Ministro da Defesa Nacional ao Senhor Ministro da Economia e Emprego.

segunda-feira, julho 04, 2011

Mais uma vez, Fernando Pimenta em grande num europeu de canoagem, conquistando duas medalhas para Portugal. Uma de prata em K1 1000 metros e outra de bronze, em K2 500 metros. Parabéns, Fernando!

sábado, julho 02, 2011

Balanço da Feira do Cavalo

A Feira do Cavalo de Ponte de Lima revelou-se mais uma vez um evento de grande projecção, atraindo até à Vila Mais Antiga de Portugal milhares de visitantes. As noites da Feira do Cavalo receberam o maior número de sempre. Desta forma confirma-se o reconhecimento atribuído pelo Turismo de Portugal como um dos eventos que mais contribui para a promoção turística de Portugal. Foram quatro dias intensos, recheados de diversas provas equestres, com a presença dos melhores cavaleiros e das maiores coudelarias nacionais.
No âmbito desportivo, o destaque vai para a prestação do cavalo Ruby e para o cavaleiro Gonçalo Carvalho, da Coudelaria de Alter, que continuam como uma das grandes promessas portuguesas.
A Coudelaria Santa Margarida, presença habitual, desde a primeira edição, arrecadou o título de melhor Criador e Campeão dos Campeões da Feira.
O contínuo sucesso da Feira do Cavalo de Ponte de Lima demonstra cada vez mais a importância da promoção do Cavalo e do hipismo em toda a região e eleva Ponte de Lima e Portugal ao circuito mundial equestre, transformando-se, em simultâneo, num motor de desenvolvimento social e económico, ao valorizar as potencialidades turísticas e ambientais do Concelho e de toda a região.

sexta-feira, julho 01, 2011

Colóquio/Debate:”A Água como Direito Humano: Titularidade, Gestão e Distribuição!”, realiza-se no próximo sábado, dia 2 de Julho de 2011, pelas 17.00 horas, no auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima, contando com a presença dos oradores Mário Frota e Paulo Morais.
Certamente que neste fórum será discutido e esclarecido o anunciado aumento da água, que será implementado a partir de Outubro próximo....