quinta-feira, junho 30, 2011

Há férias divertidas na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima sugere, mais uma vez, umas férias escolares diferentes e divertidas. Com a aproximação das férias de Verão, a Biblioteca Municipal Municipal preparou um programa recheado de actividades criativas, onde os participantes são desafiados a dar largas à imaginação!
Durante este período, a biblioteca será o palco de inúmeras actividades direccionadas para os mais novos, onde novas experiências serão mostradas de uma forma cativante e original. A curiosidade e a experimentação surgem associadas, desencadeando momentos de descoberta e aprendizagem combinadas com a boa disposição característica da época.
As actividades dirigem-se a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos e ocorrem de 30 de Junho a 08 de Julho no período da tarde, das 14h30 às 16h30m.
As oficinas têm a duração de, sensivelmente, 2h00. No entanto, o tempo de duração pode ser adaptado às necessidades do grupo.
A participação é gratuita.


Feira do Cavalo continua a galopar no caminho do sucesso

A Feira do Cavalo de Ponte de Lima, que decorreu na Expolima centrou-se essencialmente numa vertente desportiva, sendo de destacar o Cavaleiro Gonçalo Carvalho, com o cavalo Ruby – Puro Sangue Lusitano da Coudelaria de Alter, que continua como uma das grandes promessas internacionais do cavalo lusitano, vencendo mais uma vez uma das provas do Internacional de Ponte de Lima – CDI 3*, que se realizou durante a tarde de sexta-feira.
Em termos de adesão de público, as estimativas confirmam-se, a Feira do Cavalo de Ponte de Lima tem recebido uma forte afluência de público, com a Expolima lotada, na noite de sexta-feira, para assistir à Gala Equestre, espectáculo de cor, luz, tradição e arte equestre.
Igualmente com significativa adesão, regista-se a presença de vários Criadores de Cavalos, para além da presença das Coudelarias que desde o inicio têm acompanhado o evoluir da feira, outros a procuram e demonstram a sua satisfação pela dimensão e pela evolução significativa da mesma.

quarta-feira, junho 29, 2011

“Caravan Cabaret” Comédia Musical hoje no Teatro Diogo Bernardes

O Teatro Diogo Bernardes apresenta hoje, às 21h30, uma comédia musical intitulada “Caravan Cabaret”.
Trata-se de um espectáculo vanguardista, que nos remete para uma acção cheia de surpresas, com bailarinas expulsas dos melhores music-halls de Paris; cómicos espancados nos night clubs de Nova Iorque; mágicos fugidos dos circos mundiais; aberrantes belezas esquecidas numa bomba de gasolina por um Freak Show no Minnesota; um cantor que nunca actuará no Coliseu dos Recreios.
Para esta família de outsiders interestelares o cabaret é uma forma de viver, de ver, de sentir. Um boulevard de sonhos desfeitos.
O Caravan Cabaret é um castigo divino; artistas condenados a vaguear eternamente numa estrada perdida, num revivalismo de glórias passadas, pequenas doses de arte concentrada, a ponto de serem deitadas para o vazio do esquecimento.
A entrada é gratuita.

terça-feira, junho 28, 2011

Ainda a festa da "Vaca das Cordas" estava no seu auge, já se trabalhava nas ruas da vila para elaborar os tapetes do "Corpo de Deus", num trabalho generoso e admirável.
Motos clássicas em Ponte de Lima

domingo, junho 26, 2011

Ruarte foi um sucesso!

A Associação Cultural “Unhas do Diabo”, em colaboração com o Município de Ponte de Lima, organizou a 1ª edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima. O Festival contou com a participação de associações culturais, grupos e companhias de teatro oriundos de diversos pontos do país: Partículas Elementares, de Ovar; Radar 360º Associação Cultural, de Matosinhos; Filandorra – Teatro do Nordeste, de Vila Real; PANMIXIA Associação Cultural, do Porto; Teatro de Formas Animadas, de Vila do Conde; Companhia de Ópera do Castelo, de Lisboa e Associação Cultural “Unhas do Diabo” de Ponte de Lima. Foram vários os locais que serviram de “palco” às diferentes representações, desde a Capela das Pereiras, Largo de Camões, Expolima, Rua Cardeal Saraiva, Teatro Diogo Bernardes e Largo da Picota.
Os objectivos estabelecidos para o evento foram amplamente alcançados, ao valorizar o património artístico e arquitectónico de Ponte de Lima como cenário natural para representações teatrais, ao reforçar a promoção da estratégia seguida pelo grupo de teatro “Unhas do Diabo” de “levar o teatro ao encontro das pessoas”, promovendo a rua como espaço cénico e dramático, bem como a criação de um evento que preenchesse uma lacuna no concelho de Ponte de Lima, dando assim o seu contributo para uma oferta cultural mais diversificada para além de todas aquelas que “a vila mais antiga de Portugal” oferece a todos quantos nos mimam com uma visita.
A organização esteve atenta a esta adesão maciça, tendo feito um cálculo ao longo dos três dias de representações com um total de mais de 1500 espectadores.
A Associação Cultural “Unhas do Diabo” sente que levou a bom porto mais uma iniciativa de cariz cultural que foi do agrado do público Limiano, de todos aqueles que se deslocaram de propósito a Ponte de Lima para assistir aos diversos espectáculos, prevendo-se a realização da 2ª edição.

EDL participou no Torneio Domingos Saudáveis

A EDL participou, em  Viana do Castelo no torneio de Rugby organizado pelo RAV e inserido no programa Domingos Saudáveis.
Além da EDL, também estiveram presentes as equipas do RAV,  Braga Rugby, CRAV, e GRUFC, que relaizaram vários jogos entre si, no sistema de todos contra todos, mas com a particularidade de não haver vencedores nem vencidos, pois o objectivo era proporcionar e divulgar o bom ambiente, a diversão e o fair-play que são caracteristicos desta modalidade.
Para os jovens da EDL tratou-se de uma manhã bem passada, cheia de rugby e muita alegria, tendo participado neste evento os atletas Filipa Pinto, Rosa Alves, Marta Faria, Vera Raiven, Paulo Dias, André Pinto e Hugo Lourenço, tendo como treinador Carlos Lourenço.

quinta-feira, junho 23, 2011

Começa hoje a Feira do Cavalo de Ponte de Lima

Cavaleiros prestigiados e competidores de top nacional, com currículo invejável, vêm a Ponte de Lima mostrar a sua arte e os seus belíssimos cavalos Lusitanos.
Abre hoje, às 18h30, a V Feira do Cavalo de Ponte de Lima, evento desportivo que eleva Ponte de Lima e toda a região no circuito mundial equestre, transformando-se em simultâneo num motor de desenvolvimento social e económico, valorizando as potencialidades turísticas e ambientais do Concelho e de toda a região.
Contrariando a crise financeira e económica actual, a Feira do Cavalo confirma, no que respeita a criadores e expositores, lotação esgotada, revelando-se assim com antecedência um enorme e assinalável êxito.
Estão já confirmadas presenças de 60 coudelarias, 90 expositores e cerca de 400 cavalos, esperando-se que este ano o número de visitantes supere a edição do ano passado.
Muito participada, desde a primeira edição, por Criadores de Cavalos, com a presença das melhores Coudelarias nacionais e estrangeiras com destaque para os Criadores do Cavalo Lusitano, este evento continua a promover o Garrano, que tem na região a maior expressão da sua distribuição geográfica e conta com um número crescente de amantes e criadores.
A produção deste evento implica um grande investimento, não só para a organização, mas para os expositores e criadores que esperam ver divulgados os seus produtos e serviços ao fim dos 4 dias do certame. De realçar, que de ano para ano, se regista um aumento de visitantes provenientes de Espanha e outros países da Europa, o que demonstra a internacionalização do evento e a procura crescente por parte dos amantes da arte equestre.
Modus-Optimus é o novo blogue do Dr. António Matos Reis, onde pontifica desde já um ionteressante trabalho sobre o Foral Manuelino de Ponte de Lima, de cuja outorga passaram 500 anos no passado dia 1 de Junho.
Para assinalar os 500 anos da outorga do Foral Manuelino a Ponte de Lima, o Município limiano lançou mais uma pequena obra dirigida ao público mais jovem, intitulada "O Foral Manuelino de Ponte de Lima". O texto é de Cristiana Freitas e Mónica Prozil, enquanto que a ilustração ficou a cargo de Raquel Santos.

quarta-feira, junho 22, 2011

Não é limiano, mas tem profundas ligações à nossa terra. Pedro Strecht apresentou, durante a Feira do Livro de Ponte de Lima, mais uma obra para crianças. intitulada "Esconderijo".

terça-feira, junho 21, 2011

Promover junto dos mais jovens a sensibilidade ambiental, capacitando-os para se constituirem autênticos vigilantes das "Lagoas" é o mote para a obra de Adélia Araújo, dirigida ao público infantil.

segunda-feira, junho 20, 2011

Rotativa do "Catrdeal Saraiva" na rua em protesto contra a Justiça
Ponte de Lima vestiu-se à "Limianos"!


Com uma forte adesão da população e comerciantes locais, decorreu no passado sábado a iniciativa, organizada pelo clube local, para assinalar a subida à 2ª Divisão Nacional. O colorido do centro histórico de Ponte de Lima foi extraordinário, tendo as bandeiras com as cores limianas invadido as janelas e varandas. Por outro lado, foram muitos os comerciantes que decoraram as suas montras com motivos alusivos ao momento.
A principal zona de animação nocturna da vila, na Rua Formosa, estava tomada pelo amarelo e púrpura, grande tema da festa, cores que ostentaram também muitos limianos na noite de 18 de Junho.
Tratou-se de um grande momento de celebração, à altura do feito do clube.

sábado, junho 18, 2011

sexta-feira, junho 17, 2011

Sabia que os preços da água vão aumentar em Outubro?

Ainda não ouvi ou li declarações dos autarcas do Alto Minho sobre o aumento do preço da água, que os consumidores começarão a sentir já em Outubro próximo. O que se sabe é que, nesse mês, a taxa fixa da água e saneamento aumentarão para o valor actualmente cobrado pela Câmara de Viana, a que praticava os preços mais elevados do distrito. A partir desse mês, e até 2014, começará a aumentar o preço do metro cúbico consumido até se atingirem os preços da capital de distrito.
Em tempos de crise, mais um encargo suplementar...

quinta-feira, junho 16, 2011

Surpreendente

Os camiões dos empresários dos carrosséis voltaram a Ponte de Lima, num incompreensível acto de pressão sobre a Comissão de Festas, relativamente à atribuição do terrado dos carrosséis.
Esta tomada de posição dos empresários surge no preciso momento em que se procurou dar alguma tranparência ao processo de atribuição dos espaços, evitando qualquer tipo de cartelização ou intermediários.
Historiando um pouco os factos: a comissão decidiu ouvir os empresários em separado, ouvindo as suas propostas pelos espaços, atribuindo o lugar à melhor proposta; os empresários pretendiam todo o espaço por 30 mil euros, reservando-se depois o direito da respectiva gestão do espaço e acusaram a comissão de falta de transparência.
Cá desta cantinho, parece-nos que a opção da Comissão de Festas foi a mais correcta, porque uma hasta pública ou propostas em carta fechada estariam sempre condicionadas pela gestão colectiva por que os empresários tendem a enveredar. A entrega da totalidade do terrado à associação representativa dos empresários redundaria em enormes prejuízos para a comissão.
É inconcebível que os empresários tentem condicionar um processo que só pode ser dirigido pela Comissão de Festas e mais surpreendente é a posição do Vereador do PSD, Filipe Viana, quando toma o partido de quem quer condicionar a acção dos órgãos com legitimidade para decidir.
Por mim, podemos ficar sem carrosséis, desde que fiquemos com a nossa dignidade!
Escaparate
"Lima"
A revista "Visão" tem vindo a publicar uma série de pequenos guias sobre rios e barragens portuguesas. Recentemente acompanhou aquela revista semanal um livro sobre o "nosso" Lima, com texto do jornalista Pedro Garcias, onde se pode ler:

"Já liberto da austeridade granítica das grandes serras do parque nacional, O Lima vai-se ensimesmando até Ponte de Lima, a mais fidalga e antiga vila portuguesa, a terra dos cantares ao desafio, o Forum Limicorum dos romanos."

Informações históricas e turísticas sobre o vale do Lima, integram também esta publicação.

terça-feira, junho 14, 2011

Escaparate

"Assistência Prestada pela Ordem Terceira de Ponte de Lima aos pobres no Séc. XVIII", de António Francisco Dantas Barbosa

Depois da Procissão de Cinzas, António Barbosa volta à edição de estudos históricos limianos, dedicando-se agora ao trabalho da Ordem Terceira, no apoio aos mais desfavorecidos. este trabalho insere-se no labor de investigação no âmbito do Doutoramente que está a frequentar na Universidade do Minho.
Festival Expolima 2011 já tem cartaz definitivo e o dia grande deverá ser v13 de Agosto, com Pedro Abrunhosa.

segunda-feira, junho 13, 2011

"Guerra Colonial" é o tema de um colóquio organizado pela Escola EB 23 António Feijó, que terá lugar no dia 15 de JUnho, pelas 18h30, na Biblioteca daquele estabelecimento de ensino. Os palestrantes serão dois ex-combatentes limianos, Cláudio Lima e Amândio Vieira.

sexta-feira, junho 10, 2011

Sábado, 11 de Junho, na ponte medieval, a partir das 15h30, exposição das telas da EB1 de Ponte de Lima

Festival de Jardins 2011 - "A Floresta no Jardim"

quarta-feira, junho 08, 2011

Ponte de Lima no guia "Boa Cama Boa Mesa"

O guia "Boa Cama Boa Mesa" do Expresso é uma referência nacional ao nível dos restaurantes e hóteis. Na edição 2011, os restaurantes "A Carvalheira", "Tulha", "Açude" e "Bocados" representam o nosso concelho. Já no que diz respeito a hóteis, estão referenciados "Axis Golf", "Inlima", "Paço de Calheiros.

terça-feira, junho 07, 2011



O Partido Social Democrata é o grande vencedor das legislativas no concelho de Ponte de Lima, sendo o partido mais votado. De entre todos os partidos com representação parlamentar foi o único que aumentou a votação relaticamente ao acto eleitoral de 2009, conseguindo cerca de 3300 votos mais, sobretudo à custa do CDS/PP (menos 1300) e PS (menos 2000). O Bloco de Esquerda foi outro partido fortemente penalizado neste acto eleitoral, perdendo 800 votos no concelho limiano. Finalmente, uma referência para o PCP/PEV que reforçouo seu resultado em 100 votos.
A nível distrital, realce para o aumento da representação parlamentar do PSD (de 2 para 3 deputados), à custa do PS. Abel Baptista foi novamente eleito deputado, sendo de momento o único deputado natural do concelho de Ponte de Lima.