domingo, novembro 29, 2009


Ana Maria Magalhães campeã regional absoluta

Decorreu nos dias 20, 21 e 22 de Novembro, em Braga, o Campeonato Regional de Piscina Curta da Associação de Natação do Minho. A Escola Desportiva Limiana - EDL - esteve presente com uma comitiva de 8 nadadoras (Sandra Velho, Maria Magalhães, Francisca Fernandes, Inês Sousa, Carolina Quintela, Rita Reis, Ariana Amorim e Francisca Lopes) e dez nadadores (Bruno Alves, José Costa, Francisco Matos, Duarte Pires, João Costa, Rui Dantas, Ricardo Lima, Tiago Mendes, João Ricardo e Xavier Castro).
O grande destaque vai para Maria Magalhães que se sagrou Campeã Regional Absoluta na prova de 100 metros Estilos, tendo somado ainda mais quatro medalhas individuais (para além das estafetas) nas provas que realizou.
No total a EDL foi o segundo Clube mais medalhado (em primeiro lugar ficou o S.C. Braga) com um total de 20 medalhas: um 1º lugar, cinco 2ºs lugares e 14 medalhas 3ºs lugares.
Nesta prova obtiveram a qualificação para os nacionais de piscina curta quatro nadadores da EDL: Maria Magalhães - 100L, 200L, 400L, 800L, 100E e 200E; Rita Reis - 50L, 100L e 100C; Duarte Pires - 100B, 200B, 200E e 400E; Bruno Alves - 50C.

sábado, novembro 28, 2009

Desporto para domingo

Divisão de Honra AFVC: Correlhã-Neves; Moreira do Lima - Vila Fria
1ª Divisão AFVC: Vila Franca - Bertiandos; Águias de Souto - Vit. Donas; Arcozelo - Fachense; CSP Moreira - Vit. Piães
Iniciados AFVC: ADECAS - Limianos B; Limianos A - Cerveira
Campeonato Nacional de Juvenis: Varzim - Limianos

sexta-feira, novembro 27, 2009

"Via Verde AVC" no Hospital de Ponte de Lima. Finalmente uma boa notícia para esta unidade hospitalar!
Desporto para o sábado

Em hóquei em patins "Os limianos" deslocam-se ao recinto do Nortecoop, em jogo a contar para o nacional da 2ª Divisão, zona Norte.
Em futebol, no arranque da segunda volta, os junioires de "Os Limianos" recebem o Chaves, em jogo onde a vitória é de capital importância para os locais.

Outros jogos:
Escolas: Lanheses - Limianos A; Limianos B - Ancorense B
Infantis: Limianos A - Paçô; Limianos B - Artur Rego; Vianense C - Limianos C

Futsal: Amigos de Sá - Neiva


"Dupla Face" organiza concurso de fotografia

O grupo "Dupla Face" está a promover o concurso de fotografia, que tem como tema "Um Olhar Sobre o Mundo". Cada concorrente pode apresentar, no máximo, três fotografias e cada fotografia deve ser acompanhada por uma breve memória descritiva.

As inscrições terminam dia 13 de Dezembro e devem ser enviadas para olhomundo.dface@sapo.pt .

quinta-feira, novembro 26, 2009

Regulamentos Municipais em Inquérito Público


Estão em fase de discussão pública os Regulamentos Municipais de Liquidação e Cobrança de Taxas e outras Receitas Municipais, de Edificações do Concelho e do Projecto Municipal de Feiras do Município de Ponte de Lima. Os mesmos podem ser consultados aqui.

A posição do Vereador do PSD, Filipe Viana, relativamente a estes regulamentos:

1 – PROJECTO DO REGULAMENTO DE LIQUIDAÇÃO E COBRANÇA DE TAXAS E OUTRAS RECITAS MUNICIPAIS E RELATÓRIO DE FUNDAMENTAÇÃO ECONÓMICO-FINANCEIRA:Voto contra, pelas motivações seguintes:1 - A despeito do trabalho técnico desenvolvido nesta matéria, entendo que a organização sistemática do Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas e Outras Receitas Municipais deveria ser simplificada e mais concreta, evitando-se, ao máximo, a utilização de conceitos indeterminados (ex. a definir pela CM…);2 – Não concordo com a aplicação retroactiva, no art.º 85.º do mesmo Regulamento, dos agravamentos em causa;3 – Tendo em conta a nossa coerência ideológica e as dificuldades sentidas por todos os limianos na actual conjuntura económica, entendo que as isenções em causa não são suficientes, sendo que é manifesta a falta de sensibilidade às dificuldades económicas sentidas no tecido económico empresarial. Neste concernente, não se percebe a manutenção das taxas de publicidade e de propaganda nos termos exarados, bem como as implicações económicas daí derivadas: comércio e indústria… O tecido empresarial continua esquecido.4 – Na sequência da coerência democrática que nos caracteriza, defendemos as taxas mínimas municipais, defendemos a redução máxima das referidas taxas, sendo que, hodiernamente, o custo social assumido pela CM deveria ser muito superior. Exemplos: a taxa de ligação do saneamento e de abertura de servidão para a via pública.5 – Acresce ainda que não tivemos o respectivo e necessário termo de comparação para aferirmos da bondade do presente diploma.2 – PROJECTO

2- DO REGULAMENTO MUNICIPAL DE EDIFICAÇÕES DO CONCELHO E RELATÓRIO DE FUNDAMENTAÇÃO ECONÓMICO-FINANCEIRA:Voto contra, pelas motivações seguintes:1 - A despeito do trabalho técnico desenvolvido nesta matéria, também nesta matéria entendo que a organização sistemática do Regulamento Municipal de Edificações do Concelho de Ponte de Lima deveria ser simplificada e mais concreta, evitando-se, ao máximo, a utilização de conceitos indeterminados (ex. carece de concordância da CM…);2 – No concernente ao n.º 3, do art.º 48.º do mesmo Regulamento, entendo que a CM onera os particulares, com particular incidência no centro histórico, aquando da impossibilidade de criação de lugares de estacionamento nas novas edificações ou fracções, uma vez que aquela dispensa de criação de lugares de estacionamento significará um agravamento dos custos dos particulares, sendo que muitas das construções poderão ter majorações resultantes da sua deterioração. Assim se diz não à reabilitação urbana.3 – Entendo ainda que, face à nossa coerência ideológica e às dificuldades sentidas por todos os limianos na actual conjuntura económica, também a CM deveria contribuir para a simplificação e o apoio necessários nestas circunstâncias.4 – Resposta aprazada e célere da Autarquia a todos os requerimentos dos particulares, bem como a informatização cabal do sistema em causa.5 - Por fim, todo este processo e Regulamento dever-se-ia inserir num projecto global de planeamento do urbanismo em Ponte de Lima e demais freguesias, cuja sensibilização e cooperação com a sociedade civil é premente, em ordem à qualidade de vida de todos os habitantes.

3 – PROJECTO DO REGULAMENTO MUNICIPAL DE FEIRAS DO MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA Voto de Abstenção, com as seguintes motivações:
1 – O Decreto-Lei (DL) 42/2008 veio legislar sobre o âmbito das feiras e entendo que este Regulamento da Feira, que é necessário, tem, porém, na minha opinião, incongruências relativamente àquele DL.Antes de mais, este Decreto-Lei exige no seu artigo 21º, n.º 3, que a aprovação dos regulamentos carece de parecer prévio das entidades representativas dos interesses em causa, nomeadamente associações representativas dos feirantes e dos consumidores. Incluo também aqui os comerciantes.O mesmo DL prescreve que cada espaço de venda determinada é atribuída mediante sorteio, ficando sujeito a uma única taxa a fixar pela CM em regulamento. A esta taxa acresce apenas o custo da emissão e da renovação do cartão de feirante. (Cfr. Estacionamento dos veículos dos feirantes? É dúbio…)

quarta-feira, novembro 25, 2009

Intervenções de Filipe Viana no período antes da Ordem do Dia da reunião do executivo municipal de 16 de Novembro:

No período de antes da ordem do dia
1– Definição da Reunião Pública: as últimas de cada mês; a próxima será de hoje a oito dias, 25 de Novembro, às 15:00.
2 – Envidar esforços junto das Estradas de Portugal para a realização de um passeio pedonal na travessia urbana da freguesia de Calvelo; há muitos anos um problema;
3 – Necessidade de Iluminação nas freguesias;
4 – É importante o Regime de Fruta Escolar – Portaria 1242/2009 – Concurso até 15 de Dezembro;
5 – Foi discutida também a hipótese de retirar o Espaço Internet ao Sábado de manhã. Entendo que dever-se-á manter.
6 – Solicitei o número de interpelações cominatórias – Notificações da CM no último mês no âmbito do urbanismo.
7 – Quanto ao TGV: Não, pela não pertinência do projecto de alta velocidade para Ponte de Lima. Os seus benefícios, os elevados custos e os impactes altamente negativos sobre o património construído e as áreas naturais merecem um amplo debate. Encontra-se em Discussão Pública até 13 de Janeiro de 2010 (Estudo de Impacte Ambiental)
Já há diálogo no Alto Minho (segundo José Maria Costa) e, embora não o tenha dito, é óbvio que a entrada de Viana do Castelo na CIM está para breve. Para muito breve...

segunda-feira, novembro 23, 2009

Vasco Araújo nas meias finais

O jovem limiano Vasco Araújo qualificou-se ontem para as meias-finais do programa "Uma Canção para Ti" da TVI, arrancando a melhor votação de todos os concorrentes.
A qualidade do jovem cantor e a forte mobilização de todos os limianos em torno de Vasco Araújo foram determinantes para a obtenção deste resultado.
Vasco Araújo regressa ao pequeno écran na meia final, que terá lugar no dia 27 de Dezembro, no Campo Pequeno em Lisboa. A mobilização em torno deste jovem limiano será fundamental para o levar até à final, que terá lugar no último dia do ano, também no Campo Pequeno.
Imagens de Outono (II)


domingo, novembro 22, 2009

Resultados de domingo

Divisão de Honra A. F. Viana do Castelo
Raianos, 2 - Correlhã, 3
Courense, 2 - Moreira do Lima, 2

1ª Divisão A. F. de Viana do Castelo
Vila Franca, 2 - Gandra, 1
Fachense, 0 - Águias de Souto, 1

Campeonato Nacional de Juvenis
Padroense, 5 - Limianos, 0

Hoje é dia de votar VASCO ARAÚJO

Através da Internet ou pelo telefone 760 10 40 04, hoje é dia de votar no jovem limiano Vasco Araújo, que participa em mais uma eliminatória do concurso "Uma Canção para Ti", que irá para o ar logo à noite na TVI.

sábado, novembro 21, 2009

Resultados do sábado

Hóquei em Patins
Campeonato Nacional da 2ª Divisão: Limianos, 2 - Carvalhos, 2

Futebol
Campeonato Nacional de Juniores (2ª Divisão): Limianos, 0 - Famalicão, 1

Escolas AFVC: Limianos A, 3 - Barroselas, 6; Vianense, 2 - Limianos B, 2
Infantis AFVC: Limianos C, 9 - Friestense, 0; Vianense, 4 - Limianos A, 4;; Deocriste, 1 - Limianos B, 6

Futsal
Neiva, 0 - Ambos os Rios, 1; Lavradas, 0 - Fontão, 3


Descida ao Sarrabulho

Cerca de 300 participantes participaram em mais uma edição, a nona, da "Descida ao Sarrabulho", apesar da chuva forte e insistente que caiu em Ponte de LIma durante todo o dia de sábado.
Sem acidentes graves a registar, o realce vai para mais um grande sucesso da organização do Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima, no ano em que celebra o seu décimo aniversário.

sexta-feira, novembro 20, 2009


SÁBADO DE GRANDE ANIMAÇÃO EM PONTE DE LIMA

Realiza-se este sábado, dia 21 de Novembro, a IX edição da Descida ao Sarrabulho, um iniciativa com fortes raízes no concelho e ponto alto das actividades do Batotas-Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima durante o ano.

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, os participantes serão transportados para um dos pontos mais altos do concelho e, a partir daí encetarão uma vertiginosa descida até ao Centro Histórico de Ponte de Lima, onde será preparada uma zona espectáculo na escadaria das Pereiras, onde os participantes devem começar a chegar pelas 15h00.

A organização conta com a presença de cerca de trezentos amantes do BTT, muitos deles com a totalidade das descidas no currículo, o que atesta a popularidade e a qualidade da organização da "Descida ao Sarrabulho".

Como é habitual, a culminar a jornada desportiva, será servido o tradicional "Arroz de Sarrabulho" aos participantes, aliando a gastronomia e tradições locais ao desporto, via encontrada pelo clube para a promoção da sua terra.

Esta edição tem também um aliciante extra, pois surge no ano da comemoração do décimo aniversário do Batotas, clube pioneiro na promoção do BTT no concelho de Ponte de Lima e responsável pela organização dos maiores eventos nesta área, como é o exemplo do Dowtown e, evidentemente, a Descida ao Sarrabulho.

Esta iniciativa conta com o apoio de empresários locais e do Município de Ponte de Lima.

Imagens de Outono (I)


Desporto para o fim-de-semana

quarta-feira, novembro 18, 2009


Impacte Ambiental do TGV

Encontra-se em, período de conculta pública o projecto do TGV, que atravessa o concelho de Ponte de Lima. Até ao dia 13 de Janeiro, os documentos podem ser consultados na Divisão de Estudos e Planeamento do Município de Ponte de Lima Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Agência Portuguesa do Ambiente.
O resumo não técnico pode ser consultado aqui e as cartas aqui.
Este é o momento para os limianos se pronunciarem sobre esta obra que, inevitavelmente, terá um forte impacto no concelho.
Gostaríamos também de abrir aqui um debate sobre esta obra pública. Apelamos, por isso, à participação dos leitores, de forma a podermos tornar mais clara a posição dos limianos relativamente às virtudes e inconvenientes do TGV e da sua passagem pelo concelho de Ponte de Lima.
Por outro lado, tendo em conta a proposta, em alternativa, de dois corredores para o concelho, solicitamos que se pronunciem sobre as vantagens e inconvenientes de cada um deles.
O resultado deste debate estará disponível em permanência na coluna da direita.

A opinião de Manuel Pires Trigo - TRIGALFA

Opinião de Filipe Viana, Vereador do PSD, na reunião do executivo de 16/11/2009:
Quanto ao TGV: Não, pela não pertinência do projecto de alta velocidade para Ponte de Lima. Os seus benefícios, os elevados custos e os impactes altamente negativos sobre o património construído e as áreas naturais merecem um amplo debate. Encontra-se em Discussão Pública até 13 de Janeiro de 2010 (Estudo de Impacte Ambiental)

A opinião de André Rocha em Arquitectura e Ponte de Lima

TGV em Portugal, trabalho publicado no JN

Doosier do jornal "Público"

O TGV e a Ribeira

Alta Velocidade adiada

Opiniões
Uma verdadeira Comunidade do Alto Minho

Pode ser o primeiro passo no sentido da união do Alto Minho. Com Defensor Moura em Lisboa, José Maria Costa vai sentar-se à mesa com Rui Solheiro, tendo como pano de fundo a adesão de Viana do Castelo à Comunidade Intermunicipal do Minho. Este será o primeiro acto oficial de Rui Solheiro, depois de ter sido reeleioto para mais um mandato à frente da Comunidade.
Como diz o povo "mais vale tarde do que nunca" mas é irrecuperável o tempo perdido em discussões, acusações e mentiras para continuar artificialmente a manter Viana do Castelo à margem do seu destino...

terça-feira, novembro 17, 2009


Vasco Araújo o mais votado!

Vasco Araújo foi o concorrente mais votado na edição de domingo do programa "Uma Canção para ti" da TVI. Com este resultado, o jovem limiano passou à fase seguinte, a terceira.
Quem quiser apoiar o Vasco pode efectuar a sua votação através da Internet ou pelo telefone digitando o número 760 10 40 04.
Executivo limiano contra portagens na A28



O Executivo limiano aprovou, na sua reunião de 4/11/2009 uma proposta do Vereador Franclim Sousa em que se opõe à introdução de portagens na A28, que transcrevemos:

Considerando que estão a decorrer preparativos

para a introdução de portagens na A28, entre Viana do Castelo e Porto, face ao anúncio de renegociação dos contratos com as empresas concessionárias, devemos marcar a nossa posição perante tal desiderato. A região do Alto Minho tem sido constantemente sacrificada a alguns interesses que enfermam na atitude centralista dos poderes instituídos. Devido às suas características, ao seu património material e imaterial, à sua beleza natural e à sua qualidade ambiental tem sido um pólo de atracção para os milhares de turistas que a visitam e que desfrutam d todas as suas potencialidades.Devido ao tecido empresarial que constantemente se vê obrigado a estabelecer ligações com a área metropolitana do Porto para dinamização e expansão das redes de negócio. Os acessos como a A28, em regime de gratuitidade, constitui um factor de atractividade fundamental para o desenvolvimento social, cultural e económico da região.Se efectivamente houver intenção de portajar a A28 consideraremos que será uma medida injusta, dado não existir percurso alternativo que ofereça condições de acesso razoáveis e será um golpe fatal, para o já de si
debilitado, desen olvimento económico e cultural do Alto Minho.Assim, proponho que o Município de Ponte de Lima manifeste desde já o seu desacordo à instalação de portagens

na A28, esperando que tal intenção não passe disso mesmo.

segunda-feira, novembro 16, 2009


Promoção do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima sobre rodas...

domingo, novembro 15, 2009

Limianos perde em Fão

1-0 foi o resultado final do encontro a contar para o nacional da 3ª divisão, que opôs o Fão aos Limianos. O marcador foi fixado perto do final da 1ª parte.

Divisão de Honra A. F. Viana do Castelo: Correlhã, 2 - Campos, 1; Castelense, 0 - Moreira do Lima, 0
1ª Divisão A.F.V.C.: Gandra, 2 - Vitorino das Donas, 1; Bertiandos, 3 - Fachense, 2; Águias de Souto, 2 - Vitorino Piães, 2; Arcozelo, 0 - Lanheses, 1
Resultados de uma manhã de intempérie

Iniciados AFVC: Limianos B, 3 - Vit. Piães, 1; Luciano Sousa, 0 - Limianos A, 5
Juvenis (Nacional): Limianos, 2 - Vizela, 3

sábado, novembro 14, 2009

Resultados do sábado desportivo

Juniores (Nacional): Fafe, 3 -Limianos, 0
Infantis: Limianos A, 2 - Luciano Sousa A, 1; Limianos B, 3 - Guilhadeses, 2; Luciano Sousa B, 6 - Limianos C, 0
Escolas: Cerveira, 1 - Limianos A, 0; Limianos B, 1 - Luciano Sousa, 2
Hóquei em Patins (Nacional da 2ª Divisão): Lavra, 6 - Limianos, 6

sexta-feira, novembro 13, 2009

Desporto para o fim-de-semana
O fim-de-semana desportivo tem marcados dois grandes momentos: por um lado, no sábado, a deslocação da equipa de "Os Limianos" ao recinto do Lavra, em mais um jogo a contar para o nacional da 2ª Divisão, onde se espera o regresso às vitórias da nossa equipa. No domingo, "Os Limianos" deslocam-se ao terreno do Fão, em mais uma partida a contar para a Série A do Nacional da 3ª Divisão, jogo aguardado com expectativa, tendo em conta o terceiro lugar da geral ocupado pela equipa canarinha.
Outros encontros:
Divisão de Honra A. F. Viana do Castelo: Correlhã - Campos; Castelense - Moreira do Lima
1ª Divisão A.F.V.C.: Gandra - Vitorino das Donas; Bertiandos - Fachense; Águias de Souto - Vitorino Piães;
Juniores (Nacional): Fão-Limianos
Juvenis (Nacional): Limianos-Vizela
Iniciados: Limianos B - Vitorino de Piães; Luciano Sousa - Limianos A
Infantis: Limianos A - Luciano Sousa A; Limianos B - Guilhadeses; Luciano Sousa B - Limianos C
Escolas: Cerveira - Limianos A; Limianos B - Luciano Sousa
Basquetebol (Juniores): Limianos - Salesianos


Filipe Viana provoca eleições e anuncia recandidatura

Filipe Viana, candidato pelo PSD ao Município de Ponte de Lima, que obteve o mais baixo resultado de sempre do seu partido em eleições autárquicas, único Vereador eleito da oposição, apresentou a sua demissão durante o Plenário realizado na passada sexta-feira. Nessa mesma reunião de militantes, anunciou que voltará a recandidatar-se ao cargo que ocupou nos últimos meses.

quinta-feira, novembro 12, 2009


Festival Internacional de Jardins

O Kaleidoscope Garden foi o grande vencedor da edição 2009 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Para a edição 2010, foram apresentadas 77 candidaturas de 15 países, subordinadas ao tema "Kaos no Jardim".
A edição 2009 foi visitada por 90 000 pessoas.
Sobre a distribuição de pelouros no Município de Ponte de Lima...

A distribuição dos pelouros no Município de Ponte de Lima, merece-nos os seguintes comentários:
1. Não existe qualquer novidade relativamente à distribuição do mandato anterior, designadamente novos pelouros que indiciem novas prioridades ou apostas para os próximos quatro anos;
2. Uma grande concentração de tarefas e poderes no Vereador Gaspar Martins que, além da Vice-Presidência tem que arcar com alguns pesos-pesados da governação, designadamente as obras particulares e as Juntas de Freguesia;
3. A manutenção dos pelouros do Vereador Franclim Sousa, embora perca a Juventude para Miguel Pires da Silva. Apesar da sua posição não sair reforçada nesta distribuição, terá a oportunidade de concluir o trabalho de infra-estruturas na Educação e Desporto, que com ele foram iniciadas;
4. A Vereadora Estela Almeida terá que gerir o sempre sensível pelouro do Ambiente e os espaços verdes, grande aposta do Município nos últimos anos;
5. O turismo, uma importante via para a promoção do desenvolvimento económico local, fica entregue a Miguel Pires da Silva, um jovem com reduzida experiência a quem deverá caber a potenciação dos produtos turísticos locais e um maior protagonismo junto da nova Região de Turismo do Norte. Por outro lado também lhe caberá dinamizar a área de juventude, apesar das dificuldades inerentes, pois esse trabalho carece de uma permanente articulação e "diplomacia" junto dos outros Vereadores;
6. Para o final deixamos aquele que entendemos deveria ser o grande objectivo e prioridade deste mandato, a crer no programa eleitoral sufragado a 11 de Outubro: o desenvolvimento económico e a dinamização do tecido empresarial limiano. Este grande desígnio, essencial para que Ponte de Lima possa crescer e facultar melhores condições de vida à população, merecia uma atenção especial na distribuição de pelouros. Esta área ficou entregue ao Vereador Gaspar Martins, imerso num mar de competências, não nos parecendo que possa dedicar-se de "corpo e alma" a esta questão. Seria positivo que fosse o próprio Presidente a assumir esta importantíssima área da governação e dedicar-se com grande empenho à atracção de investimentos, instalação de unidades industriais nos pólos em funcionamento, à dinamização do comércio e serviços no concelho. No entanto, este facto não é claro na distribuição de pelouros, nem nunca foi referenciado nas intervenções públicas subsequentes.

quarta-feira, novembro 11, 2009


760104004

Este é o número de telefone que poderá ajudar o jovem limiano Vasco Araújo a passar à fase seguinte do programa da TVI "Uma Canção para ti", que vai para o ar nas noites de domingo, depois de, no domingo passado, ter passado com sucesso à segunda fase que terá lugar já no dia 15 do corrente.
Os votos do público são essenciais e, bairristas como são os limianos, não deixarão passar esta excelente oportunidade de apoiar e ajudar este jovem cheio de talento!
Vá lá, domingo "prenda-se" à TVI e vote através do 760 10 40 04.

domingo, novembro 08, 2009

Resultados do fim-de-semana

Limianos ascende ao terceiro lugar

Limianos, 1 - Santa Maria, 0
Ao intervalo: 0-0
Golo: Tanela (60')

"Os Limianos" alinharam com: Litos, Terroso, André Pinto, César, Hugo Costa; Tiago, Hugo Soares (Dionísio 70'), Paulo Pereira; Davide (Miguel 63'), Tanela e Ribeira (Ribeiro 87')

O Santa Maria apresentou-se no Campo do Cruzeiro com o firme propósito de levar pontos de Ponte de Lima, adoptando um sistema muito defensivo, que visava retirar espaços aos locais. Fruto dessa postura, a primeira parte foi pouco interessante, apenas sobressaltada por uma flagrante oportunidade de Ribeira que, mesmo ao cair do pano do primeiro tempo, não conseguiu desfeitear o guardião Salgueiro.
No segundo tempo, os locais procuraram dar a volta aos acontecimentos, surgindo mais perigosos. Fruto da insistência dos avançados locais, Tanela marcou o único golo da partida, através de um remate cruzado. Até ao final o Santa Maria procurou reagir, mas pertenceram aos Limianos as melhores oportunidades para dilatar a vantagem.
Com este resultado, "Os Limianos" passam a ocupar o terceiro lugar da geral.

Divisão de Honra A. F. de Viana do Castelo: Melgacense, 1 - Correlhã, 0; Moreira do Lima, 2 - Monção, 2
1ª Divisão A.F.V.C.: Vit. Donas, 1 - Vila Franca, 2; Fachense, 1 - Gandra, 0; V. Piães, 0 - Bertiandos, 0; Lanheses, 4 - Águias de Souto, 0; Neiva, 1 - Arcozelo, 4;

Futebol Juvenil
Escolas: Limianos A, 5 - Ancorense, 0; Darquense, 7 - Limianos B, 1
Infantis: Vit. Piães, 0 - Limianos A, 6; Darquense A, 2 -Limianos B, 3; Limianos C, 6 - Darquense B, 0
Iniciados: Limianos A, 5 - CSP Moreira, 1; Correlhã, 7 - Limianos B, 1
Juvenis (Nacional): Limianos, 2 - Diogo Cão, 2
Juniores (Nacional): Moreirense, 1 - Limianos, 0

Hóquei em Patins

Empate a oito segundos do final

Limianos, 3 - Penafiel, 3
Ao intervalo: 0-1
"Os Limianos" alinharam com: Jorge Correia, Carlos Costa, Nuno Alves, Paulo Morais, João Araújo, Helder, José Soares, Rui (1), Diogo (2) e Filipe Carneiro.

A primeira parte fpoi jogada a baixo rítmo, com a formação de Penafiel a fechar-se num quadrado bem delineado e eficaz, procurando o contra-ataque. Acabou mesmo por ser mais feliz, adiantando-se no marcador, resultado com que se atingiu o intervalo.
Na segunda parte o jogo foi completamente diferente, com uma entrada fortíssima de "Os Limianos". No entanto, foi a equipa visitante que marcou, parecendo nesse momento que o jogo poderia estar comprometido para os da casa. Só que, mais uma vez, a alma limiana foi determinante, tendo os locais aumentado a velocidade e dado a volta ao marcador, empolgando o público presente.
Quando o jogo parecia estar controlado, quando faltavam apenas oito segundos para o final, o Penafiel empatou, resultado que de forma alguma mereceu, tendo em conta o desenrolar da partida e a forma como "Os Limianos" jogaram e procuraram a vitória.
Com este resultado "Os Limianos" passaram a ocupar o sérimo lugar da geral.

sexta-feira, novembro 06, 2009

Projecto Hortas Urbanas apresentado este sábado
Feira de Antiguidades e Velharias é no próximo domingo
Desporto para o fim-de-semana


Na sua primeira reunião, o executivo municipal, liderado por Victor Mendes, fez a distribuição dos pelouros pelos seus Vereadores.

Gaspar Martins será Vice-Presidente, com o super pelouro de Obras Particulares e Urbanismo; Trânsito e Sinalização, Parques de Viaturas e Parques de Estacionamento; Água e Saneamento; Feiras Quinzenais, Mercado Municipal e Mercado de Gado; Apoio às Juntas de Freguesia; Desenvolvimento Empresarial; Processos eleitorais e Recenseamento Eleitoral. Franclim Sousa continua a tutelar a Educação; Cultura; Desporto, Acção Social e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, enquanto que a Vereadora Estela Almeida foram atribuídos os pelouros Ambiente e Espaços Verdes (incluindo higiene, limpeza e recolha resíduos sólidos urbanos); Cemitério Municipal; Desenvolvimento Rural e Protecção Civil. Finalmente, Miguel Pires da Silva tutelará a juventude, saúde e turismo.

Mais ficou deliberado que Victor Mendes contará com três Vereadores a tempo inteiro e um a meio tempo.
PSD reúne hoje em Plenário para fazer um balanço das eleições autárquicas

quinta-feira, novembro 05, 2009

Daniel Campelo e os Blogues


Daniel Campelo, no seu discurso de despedida da autarquia, proferido no dia da tomada de posse de Victor Mendes, fez um forte apelo à cidadania e à participação dos cidadãos na vida política local. No mesmo discurso desferiu um ataque aos blogues.
Ficamos a entender que Daniel Campelo continua adepto do pensamento único, apelando à participação mas criticando e atacando os que participam.

Estranho, não?

quarta-feira, novembro 04, 2009

O abraço de José Maria Costa a Rui Solheiro

Depois de uma campanha eleitoral para as autárquicas em que José Maria Costa reafirmou as posições de Defensor Moura relativamente à adesão de Viana do Castelo à Comunidade Intermunicipal do Minho, a semana passada ouviram-se palavras de abertura do novo presidente do Município Vianense e um abraço com forte significado a Rui Soalheiro.

Ventos de mudança?

terça-feira, novembro 03, 2009


"Viajar com António Feijó" no Expresso

A obra de José Cândido Martins "Viajar com António Feijó" foi objecto de apreciação crítica no semanário Expresso.


Nuno Velho, artista limiano

Nuno Velho nasceu em Ponte de Lima, Norte de Portugal em 1975. Actualmente reside em Heraklion, Crete. Tem trabalhos realizados de pintura e escultura, participou em diversas exposições individuais e colectivas em Portugal (Continental e Açores), assim como em Valência (Espanha) e Thessalonica (Grécia).

Para conhecer melhor a sua obra, visitar o site do artista aqui.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Câmara oferece ambulância aos Bombeiros de P. Lima

O Executivo Municipal deliberou oferecer uma viatura de transporte de doentes aos Bombeiros de Ponte de Lima, cujo custo ascende a 40 444 euros. Trata-se de mais um "reforço" para os bombeiros limianos, depois de já este ano ter sido entregue uma ambulância pelo INEM, atribuída no âmbito do protocolo assinado com a anterior direcção.
Muito em breve será também entregue à instituição limiana um veículo pesado de combate a incêndios florestais, uma reivindicação antiga, que foi satisfeita pelo Secretário de Estado Ascenso Simões, quando da sua visita aos BVPL por altura do seu 120º aniversário em Setembro de 2007.
Na primeira reunião de Outubro do executivo foi ainda aprovado o protocolo a celebrar entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o Município e os Bombeiros Voluntários, para a criação de uma equipa de Intervenção Permanente, a primeira a criar no distrito de Viana do Castelo.





"Diário do Minho" assinala encerramento do Festival de Jardins com grande reportagem

domingo, novembro 01, 2009

Bragança, 1 - Limianos, 0

"Os Limianos" alinharam com: Litos, Terroso, André Pinto, César e Hugo Costa, Tiago, Paulo Pereira Dionísio 75') e Hugo Soares (Ribeira aos 85'); Miguel, Davide e João Costa (Tanela aos 63').
Ao intervalo: 1-0

Primeira parte equilibrada, com poucas oportunidades de golo, embora as mais flagrantes pertencessem a "Os Limianos". Quando já passavam dois minutos do tempo regulamentar do primeiro tempo, o Bragança abriu o activo através da marcação de uma grande penalidade, um resultado injusto para a equipa de Ponte de Lima.
Na segunda parte os homens de Ponte de Lima tudo tentaram evitar a derrota, no entanto o Bragança conseguiu suster o maior caudal ofensivo da equipa limiana.

Associação de Futebol de Viana do Castelo
Divisão de Honra: Correlhã, 5 - Vila Fria, 0. Um autêntico banho de futebol ofensivo, quatro golos e oportunidades perdidas, onde se contam duas grandes penalidades, tudo isto antes do intervalo. Na segunda parte, embora gerindo ao seu bel-prazer o jogo, o Correlhã ainda teve tempo para aumentar a vantagem, numa vitória incontestável da equipa da casa.
Cerveira, 1 - Moreira do Lima, 0

1ª Divisão: Vila Franca, 2 - Fachense,1 ; Gandra, 0 - Vitorino Piães, 1; Bertiandos, 1 - Lanheses, 5; Águias de Souto, 3 - Neiva,0 ; Arcozelo, 1 - Ancorense,2 .

Iniciados: Melgacense, 0 - Limianos, 6

Campeonato Nacional de Juvenis: Fafe, 0 - Limianos, 0


Comentário ao Jogo Riba de Ave - Limianos (2ª Divisão Nacional de Hóquei em Patins)