sábado, outubro 31, 2009


Resultados

A equipa de hóquei em Patins de "Os Limianos" foi derrotada esta noite, no recinto do Riba de Ave, por 7-5, em mais um jogo a contar para o nacional da 2ª Divisão. Na sexta-feira, os juniores perderam em casa, com o Fão, por 7-4.
De tarde, os juniores de "Os Limianos" receberam e bateram o Vizela por 4-1, em jogo a contar para o nacional da 2ª divisão da categoria. O destaque vai para o atleta Vasco, que conseguiu um "hat-tric".

Outros resultados
Associação de Futebol de Viana do Castelo
Infantis: Limianos A, 12 - Fontourense, 0; Limianos B, 1 - CSP Moreira, 5; Neves, 5 - LImianos C, 1
Escolas: LImianos B, 5 - Âncora Praia, 6

BASQUETEBOL EM BOM PLANO

Fim de semana em cheio para as equipas de basquetebol da EDL, onde se realçam as vitórias dos Juniores femininos no dificil campo da EDV (Viana) por 70 - 56, e a vitória dos Séniores Femininos alcançada em Ponte de Lima, num jogo emocionante e muito disputado frente ao Diogo Cão de Vila Real, por 47 - 45.

Em iniciados femininos, a EDL venceu por 20-0 os Limianos, por esta equipa não conseguir apresentar o número de jogadoras necessário, como determina o regulamento da prova.

Incentivo à formação desportiva


Como forma de incentivo à formação desportiva, o Município de Ponte de Lima deliberou suportar o pagamento de 80% do custo total de inscrição e seguros dos jovens atletas dos clubes do concelho, nas diferentes modalidades.

sexta-feira, outubro 30, 2009

Gala dançante em Ponte de Lima

No sábado, dia 31 de Outubro, realiza-se na Expolima mais uma edição da Gala Dançante, que contará com a presença de todos os finalistas e demias participantes da iniciativa 2Dança na Praça da Alegria" da RTP. A gala tem início marcado para as 19h00.
O último dia de Daniel Campelo

Daniel Campelo cumpre hoje o último dia à frente do Município de Ponte de Lima, depois de 16 anos como Presidente, aos quais se juntam outros quatro na qualidade de Vereador na presidência de Fernando Calheiros.
Pode-se dizer que, na política limiana, a partir de hoje haverá um antes de Campelo e um depois de Campelo. Afirmámo-lo porque foi, até á data, o presidente com maior período de permanência no cargo; porque Ponte de Lima mudou muito desde 1994, quando assumiu o comando da autarquia; porque nunca Ponte de Lima dispôs de tantos recursos financeiros com a chegada de milhões e milhões de euros em fundos comunitários; porque nunca uma liderança foi tão forte e afirmativa, capaz de fazer eclipsar o partido que o elegeu e a própria oposição; porque foi pioneiro na apresentação de uma candidatura independente, reforçando inclusivamente a votação; porque conseguiu algo absolutamente inédito, até ao momento em que subiu ao poder: apesar de ser um candidato de direita, sempre congregou e reuniu à sua volta pessoas de todos os quadrantes políticos.
Daniel Campelo, que hoje se retira da autarquia de Ponte de Lima sempre foi um líder de convicções fortes, que lutava por elas com toda a energia. Foi tão forte que foi derrotando todos os adversários que lhe apareceram pelo caminho e conseguiu algo notável e pouco vulgar em política: soube sair pela porta grande, escolhendo o minuciosamente o momento e anunciando no timing certo a sua decisão.
Campelo é único e não se repetirá.
Mas o poder, é o poder. Algo efémero mas profundamente atraente. Quem o sente sempre manterá o seu odor. Anunciar antes de sair da autarquia que poderá um dia voltar só pode sair da boca de quem só sabe viver com o poder. Anunciá-lo neste momento é deixar a pairar sobre Ponte de Lima uma sombra, um fantasma que, a qualquer momento, pode sair do despensa. E esse fantasma não é nada bom para quem o sucedeu...

PS. Hoje, a partir das 15h00 são empossados os autarcas que vão dirigir os destinos de Ponte de Lima nos próximos quatro anos: Presidente da Câmara, Vereadores, Membros da Assembleia Municipal e Presidentes de Junta. A capacidade destas Mulheres e Homens para trabalharem em prol da sua terra vai determinar o nosso futuro. Por isso lhes desejamos um bom trabalho e que tenham a capacidade para tomarem sempre as decisões mais correctas e justas para todos.

Desporto para o fim-de-semana

Campeonato Nacional da 3ª Divisão, 01/11/2009, 15h00: Bragança - Limianos

Campeonato Nacional de Juniores, 31/10/2009, 15h00: Limianos - Vizela

Campeonato Nacional de Juvenis, 01/11/2009, 11h00: Fafe - Limianos

Campeonato AF Viana do Castelo, Iniciados, 01/11/2009, 10h00: Melgacense - Limianos A; Limianos B - Chafé

Campeonato AF Viana do Castelo, Infantis, 31/10/2009, 09h30: Limianos A - Fontourense; 11h00: Limianos B - CSP Moreira; Neves - Limianos C

Campeonato AF Viana do Castelo, Escolas 2000, 31/10/2009, 10h00: Limianos - Âncora Praia

Em hóquei em patins a equipa de "Os Limianos" desloca-se ao terreno do Riba de Ave, em mais um jogo a contar para o nacional da 2ª Divisão.

quarta-feira, outubro 28, 2009

Centro de Prova de Vinhos


Segundo Victor Mendes, é intenção do Munic´´ipio de Ponte de Lima instalar um "Centro de Prova de Vinhos e Produtos Regionais" no Passeio 25 de Abril, no edifício da antiga cadeia das mulheres, onde em tempos funcionou a sede das Feiras Novas.
Galeria dos Presidentes da Câmara de Ponte de Lima

domingo, outubro 25, 2009

A bola impulsionada por Dionísio a partir da marca de grande penalidade está já dentro da baliza. Estava consumada a reviravolta e a vitória de "Os Limianos"

Vitória sofrida de "Os Limianos"

Limianos, 3 - Morais, 2
Ao intervalo: 1-0; Golos: André Pinto (12'), Hugo Soares (89') e Dionísio (90') de g.p.
"Os Limianos" alinharam com: Litos, César, Hugo Costa, Paulo Pereira (João Costa aos 64'), Dionísio, Hugo Soares, Terroso, Ribeira (Miguel aos 70'), Ribeiro (Davide aos 78'), André Pinto e Tanela.

A equipa da casa dominou por completo o primeiro tempo, criando oportunidades flagrantes suficientes para sair para o intervalo com uma goleada. No entanto, na segunda parte, "Os Limianos" baixaram o seu rendimento permitindo aos forasteiros o domínio do jogo e, com naturalidade o empate. Quando o jogo se aproximava do seu final, o Morais ainda conseguiu adiantar-se no marcador. O jogo parecia sentenciado e só uma forte reacção local permitiu que nos cinco minutos que faltavam para o final do jogo, a reviravolta fosse possível.
Com este resultado, "Os Limianos" ascenderam ao terceiro lugar da geral.


Distrital da A. F. de Viana do Castelo

Divisão de Honra: Moreira do Lima, 1 -Correlhã, 3
1ª Divisão: Fachense, 5 - Donas, 0; V. Piães, 1 - Vila Franca, 1; Lanheses, 5 - Gandra, 0; Neiva, 2 - Bertiandos, 2; Ancorense, 2 - Águias de Souto, 1; Moledense, 0 - Arcozelo, 0
Taça AFVC Iniciados: Limianos, 11 - ADECAS, 0

HÓQUEI EM PATINS PARA JOVENS

A Associação Desportiva "Os Limianos" tem abertas inscrições para as suas equipas jovens:
Nascidos em 1999 e 2000, para a equipa de Escolares
Nascidos em 2001; 2002 e 2003 para a equipa de Benjamim
Nascidos em 2004 e 2005 para a equipa de Bambis

Os treinos são às Quartas-Feiras, a partir das 18H00 e aos Sábados das 09H00 ás 12H00.
Para obter informações complementares, os interessados devem dirigir-se à secretaria da secção, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima nos horários do treinos.

sábado, outubro 24, 2009

Limianos vencem Barcelos para o nacional de Juniores

A equipa de Basquetebol da A. D. "Os Limianos" recebeu e bateu o B. Barcelos por 66-44, em jogo a contar para o nacional de juniores, hoje disputado no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima.
Mais informação sobre o jogo pode ser obtida no blogue da secção.

A contar para o distrital de Juniores B, a EDL deslocou-se a Lanheses para defrontar o Lanheses/P. Coura, tendo vencido por 71-56.

Futebol Juvenil
Infantis: Courense, 0 - Limianos A, 5; Lanheses, 1 - Limianos B, 3; Limianos C, 2 - Bertiandos, 1
Escolas (2000): Courense, 4 - Limianos, 4
Limianos cilindrados pelo Académico da Feira

Limianos, 1 - Académico da Feira, 7

Nada fazia prever um resultado tão desnivelado, no jogo que opunha os dois primeiros do nacional da 2ª Divisão em Hóquei em Patins. No entanto, a organização forasteira, associada a alguns erros e uma enorme infelicidade dos locais ditou o destino do jogo. Depois de uma primeira parte equilibrada, mas em que o contra-ataque dos homens de Vila da Feira ditou o 3-0 com que se chegou ao descanso, a segunda parte começou com forte reacção de "Os Limianos", que marcaram por intermédio de Soares. Contudo, a sorte do jogo estava ditada e mercê do contra-golpe forasteitro e do desacerto local, o resultado foi-se avolumando até um indiscutível 7-1.
O valor da equipa de "Os Limianos" não está em causa, pois já provaram toda a sua qualidade, sendo fundamental ultrapassar este mau momento já no próximo sábado, na visita ao recinto do Riba de Ave.
"Os Limianos" alinharam com: Jorge Correia, João Pedro, Samuel, Soares, Nuno Alves, Diogo Sá, Helder, Paulo Morais, Miguel Costa e Carneiro.
Juniores de "Os Limianos" vencem em Bragança

A equipa junior de "Os Limianos" obteve uma importante vitória por 3-2, na sua deslocação a Bragança. em jogo a contar para o Nacional da 2ª Divisão. Com este resultado, a equipa limiana ocupa o 6º lugar da geral com 9 pontos, recebendo na próxima jornada o Vizela.

CLUBE NÁUTICO DE PONTE DE LIMA CAMPEÃO NACIONAL DE CLUBES PELO 3º ANO CONSECUTIVO


O Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se-se, pelo terceiro ano consecutivo, Campeão Nacional de Clubes, um Ranking de Clubes elaborado com base nos 14 melhores resultados, no conjunto de 20 provas de Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal. O clube limiano venceu 15 das 17 Provas em que participou nesta época.
Em termos pontuais, o CNPL ainda melhorou a sua pontuação em relação à época anterior, somando um total de 634 Pontos, mais 155 pontos que o 2º classificado, num Ranking constituído por 70 Clubes. A classificação foi a seguinte:
1º Clube Náutico de Ponte de Lima – 634 Pontos
2º Clube Náutico de Prado – 479 Pontos
3º Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses – 473 Pontos
4º Clube Náutico de Crestuma – 449 Pontos
5º Liga-Dura CEC – 428 Pontos

LIMIANOS SOMAM MAIS 5 TITULOS DE CAMPEÕES COLECTIVOS DE VÁRIAS ESPECIALIDADES
O Náutico Limiano venceu em quase todas as Especialidades. Num total de 6, venceu 5:
- Campeão Nacional de Fundo
- Campeão Nacional de Maratonas
- Campeão Nacional de Esperanças
- Campeão Nacional de Pista
- Campeão Nacional de Torneios Abertos em Slalom


VITÓRIA EM TODAS AS TAÇAS DE PORTUGAL DE PISTA, MARATONA E TRIPULAÇÕES NOS ULTIMOS 3 ANOS

Desde que as Taças de Portugal tiveram inicio há 3 anos, o Náutico Limiano não perdeu qualquer etapa ou Taça e já colecciona 9 Vitorias em Taças de Portugal. Esta época venceu:
- Taça de Portugal de Pista
- Taça de Portugal de Maratonas
- Taça de Portugal de Tripulações

PRIMEIRO NO RANKING DE MEDALHAS DE CAMPEONATO NACIONAL

Nos diversos Campeonatos Nacionais, a Federação Portuguesa de Canoagem elabora um Ranking de medalhas. O Clube Náutico de Ponte de Lima foi o vencedor destacado, com um total de 83 Medalhas. Eis os 5 primeiros Clubes:
1º Clube Náutico de Ponte de Lima – 36 Ouro/27 Prata/20 Bronze – 83 Medalhas
2º G C D R Gemeses – 25 Ouro/19 Prata/13 Bronze – 57 Medalhas
3º Clube Náutico de Prado – 24 Ouro/13 Prata/24 Bronze – 61 Medalhas
4º Clube Náutico de Crestuma – 23 Ouro/12 Prata/8 Bronze – 43 Medalhas
5º KCC Arade – 13 Ouro/13 Prata/10 Bronze – 36 Medalhas

VENCEDOR DO RANKING DE MEDALHAS DAS TAÇAS DE PORTUGAL

O Clube Náutico de Ponte de Lima, além de ser o vencedor das várias Taças de Portugal, foi mais uma vez o vencedor do ranking de medalhas nas Taças de Portugal. O Náutico Limiano obteve 48 Medalhas. Eis os 5 primeiros clubes:
1º Clube Náutico de Ponte de Lima – 24 de Ouro/16 Prata/8 Bronze – 48 Medalhas
2º GCDR Gemeses – 10 Ouro/3 Prata/1 Bronze – 14 Medalhas
3º Associação Naval Amorense – 8 Ouro/11 Prata/ 11 Bronze – 30 Medalhas
4º Clube Náutico de Prado – 8 Ouro/11 Prata/10 Bronze – 29 Medalhas
5º Aguas Bravas Clube – 8 Ouro/4 Prata/1 Bronze – 13 Medalhas

sexta-feira, outubro 23, 2009

Bodas de Ouro da Adega de Ponte de Lima

Está de parabéns a Adega Cooperativa de Ponte de Lima, os seus dirigentes, os seus associados e a terra que deu berço a esta instituição, uma das que mais nome deram ao concelho. Está de parabéns porque cumpre o seu 50º aniversário.

Longa vida à Adega.
Desporto para o fim-de-semana


A recepção de "Os Limianos" ao Académico da Feira marca o fim-de-semana desportivo em Ponte de Lima. De facto, a equipa limiana lidera o Nacional da 2ª Divisão de Hóquei em Patins e recebe no sábado, pelas 18h00, o segundo classificado. A vitória, que todos esperamos, manterá a equipa de Ponte de Lima na liderança.
Apelamos, por isso, a uma presença maciça dos adeptos limianos, no sentido de "empurrar" a nossa equipa para mais uma vitória.

No domingo, pelas 15h00, em jogo a contar para o nacional da 3ª Divisão, "Os Limianos" recebem o Morais, jogo em que uma vitória dos da casa os colocará perto dos primeiros da classificação.

A equipa de juniores de "Os Limianos" desloca-se até Bragança onde defrontará a equipa local em jogo a contar para o nacional da 2ª Divisão daquele escalão.

Motivo de grande interesse terá também o "dérby" local na divisão de honra distrital, que colocará frente-a-frente as equipas do Moreira do Lima e Correlhã, com dois técnicos correlhanenses a disputarem a vitória, Márcio Lima e Adriano Matos.

Para o nacional de juniores em Basquetebol, no sábado, pelas 15h00, defrontam-se "Os Limianos" e o Basquete de Barcelos.

quinta-feira, outubro 22, 2009

Os problemas do costume da República de Gondufe...


Despedida de Daniel Campelo

No Editorial da edição de Outubro do Boletim Municipal, Daniel Campelo faz a sua despedida do cargo de Presidente da Câmara, que ocupou durante 16 anos:

"Na hora da minha despedida de Presidente da Câmara Municipal e depois de estar escolhida, pelos Limianos, a equipa que vai conduzir os destinos do Concelho nos próximos 4 anos, quero agradecer e fazer um voto.
Agradecer a todos os que me ajudaram no desempenho das minhas funções de Presidente da Câmara e que tornaram possível atingir um nível invejável de realização de acções para o desenvolvimento do Concelho, colocando Ponte de Lima no mais alto patamar do Desenvolvimento e da Qualidade de Vida dos seus habitantes e dando-lhe a notoriedade conhecida a qual permitiu que, hoje, ao nome de "Ponte de Lima", além do Município, se associe uma marca de alto prestígio em muitos produtos e realizações.
Nessas pessoas, de entre muitas, não posso esquecer as que se seguem. Os Funcionários do Município. As Instituições de Educação, de Cultura, de Desporto, de Apoio Social e de Lazer. Os Presidentes de Junta de Freguesia e todos os Autarcas da Assembleia Municipal e das Assembleias de Freguesia. Os Governos da República e os Dirigentes dos mais diversos Organismos do Estado e da Sociedade Civil. Todos os Órgãos de Comunicação Social Local e Nacional. Muitos Limianos e Amigos que sempre me emprestaram ânimo e que cederam as suas ideias a favor de um futuro melhor no Concelho e no País.
Agradeço de uma forma muito especial aos Vereadores e Colaboradores do meu Gabinete que tudo fizeram para o sucesso da minha liderança ao longo de 16 anos como Presidente da Câmara.
Agradeço com emoção ao Povo de Ponte de Lima o apoio e a confiança que sempre me deram nas urnas e nos momentos difíceis. Foi esse apoio que me deu energia e forças para trabalhar e vencer barreiras.
Faço votos para que ao novo Presidente da Câmara, Eng.º Victor Mendes, e à sua Equipa não falte o mesmo apoio e a devida inspiração para continuar a fazer de Ponte de Lima uma Terra Rica de Humanidade com qualidade de vida para os residentes e cada vez mais atractiva para os investidores e visitantes.
O meu posicionamento na sociedade e a minha convicção de cidadania obrigam-me a ficar sempre ao lado do Concelho e de todas as suas Instituições que prossigam fins de Serviço Público e a causa do desenvolvimento de Ponte de Lima".

quarta-feira, outubro 21, 2009

Curiosidades dos resultados das autárquicas (III)

O CDS/PP conseguiu a maior votação de sempre, superando mesmo o melhor resultado de Daniel Campelo: 17 278 votos em 1997, contra os 18 467 deste ano. Por seu turno, o PSD obteve o pior resultado de sempre.

Como curiosidade, fica o facto do PSD, com menos votos do que em 2005, poderia ter eleito o seu segundo Vereador.
Instalação da Câmara Municipal e Assembleia Municipal

O Executivo Municipal liderado por Victor Mendes e a Assembleia Municipal de Ponte de Lima serão instalados no próximo dia 30 de Outubro. Nesse momento, Daniel Campelo deixará de ser o Presidente do Município, após dezasseis anos no desempenho do cargo.

terça-feira, outubro 20, 2009

Festival de Jardins até 31 de Outubro e para o ano vamos ter KAOS!
Curiosidades dos resultados das autárquicas (II)

Na Ribeira, em 2009 para a Assembleia de Freguesia, o PS teve 708 votos e para a Câmara obteve 254, menos cerca de 450 votos. Caso conseguisse os 497 de Montenegro Fiúza em 2005, elegeria em Vereador. Aliás, bastar-lhe-iam apenas mais 127 votos, num total de 381.

A freguesia mais socialista do concelho impediu a eleição de um Vereador...

Registou-se uma subida significativa da votação do CDS/PP nas freguesias urbanas (que integram o perímetro urbano de Ponte de Lima):

Ponte de Lima: 597 em 2005; 829 em 2009

Arcozelo: 927 em 2005; 1270 em 2009

Correlhã: 1246 em 2005; 1298 em 2009

Ribeira: 467 em 2005; 635 em 2009

Arca: 129 em 2005; 200 em 2009

segunda-feira, outubro 19, 2009

O Povo do Lima online

Está já disponível a página web do quinzenário limiano " O Povo do Lima".
Curiosidades dos resultados das autárquicas (I)

O PS ficou a 127 votos de eleger um Vereador.

Se houvesse uma transferência directa de 400 votos do CDS/PP para o PSD, este elegeria o segundo Vereador.

domingo, outubro 18, 2009

Hoje ainda há eleições...

Os plenários de três freguesias limianas reunem hoje para eleger os seus representantes: Cabração (143), Labrujó (149) e Vilar do Monte (123) não possuem os 151 eleitores exigidos por lei para que seja constituída uma Assembleia de Freguesia. Esta é substituída por em Plenário de Cidadãos, de onde sairá o respectivo executivo da Junta de Freguesia.

Descida ao Sarrabulho

O Batotas, Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima está já no terreno a preparar mais uma edição da sua iniciativa "Descida ao Sarrabulho", que terá lugar, como é já tradição, no terceiro sábado de Novembro - 21. Os interessados podem já fazer a sua inscrição no site do clube.

sábado, outubro 17, 2009

Futebol


Os juniores de "Os Limianos" não foram além de um empete na recepção ao Taipas, numa partida a contar para a 2ª Dibisão Nacional da categoria.
Com este resultado a equipa limiana ocupa o sétimo lugar da classificação.

Divisão de Honra da A. F. Viana do Castelo
Correlhã, 1 - Castelense, 0
Chafé, 3 - Moreira do Lima, 2

1ª Divisão
Vitorino das Donas, 1 - Vitorino de Piães, 1
Gandra, 2 - Neiva, 1
Bertiandos, 3 - Ancorense, 1
Águias de Souto, 1 - Moledense, 4
Arcozelo, 1 - Darquense, 0
Limianos lideram em Hóquei em Patins

Depois de ter vencido hoje fora, por 5-2, a formação da Juventude Pacense, a equipa de Hóquei em Patins de "Os Limianos" lidera a zona Norte do Nacional da 2ª Divisão, confirmando um excelente arranque de temporada.
No próximo sábado o Pavilhão Municipal de Ponte de Lima voltará a vibrar com o jogo Limianos - Académico da Feira.
Valenciano causa sensação na Taça de Portugal ao eliminar o Olhanense da Primeira Liga

sexta-feira, outubro 16, 2009

"Tradição", de Américo Carneiro, é um passeio ao mais profundo do ser português, uma viagem pela maior riqueza de que nos podemos orgulhar: uma terra que assenta o seu futuro num passado glorioso e que luta para o preservar e fazê-lo recordar.
Este é o contributo de Américo Carneiro para este grande desígnio, com a sua obra apoiada numa minuciosa recolha de poesia popular. O resultado é excelente!
Afinal houve empate na Lubruja e eleições vão ser repetidas
Desporto para o fim-de-semana

A equipa sénior de "Os Limianos" não jogo este fim-de-semana de Taça de Portugal. Por isso, hoje, pelas 19h30, recebe o Vianense para um jogo-treino.
Os juniores recebem este sábado, pelas 15h00, o Taipas, em mais um jogo a contar para o nacional da 2ª divisão.
Outros jogos:
Associação de Futebol de Viana do Castelo
Iniciados: Barroselas-Limianos B; Limianos A - Darquense
Divisão de Honra: Chafé - Moreira do Lima; Correlhã - Castelense
1ª Divisão: Vitorino das Donas - Vitorino de Piães; Gandra - Neiva; Bertiandos - Ancorense; Águias de Souto - Moledense; Arcozelo - Darquense
Passando para o hóquei em patins, o líder Limianos desloca-se este sábado ao difícil reduto da Juventude Pacense, procurando manter a posição cimeira que actualmente ocupa.

quinta-feira, outubro 15, 2009


Está já nas bancas o número 14 da revista "Limiana", relativo ao mês de Outubro. Entre os assuntos que aborda, realçamos: "António Feijó, o património da gastronomia limiana e o arroz de sarrabulho", "Ponte de Lima Vila Romana", "Serra d'Arga - Por uma estratégia coesa de valorização", "Sophia: a beleza das palavras e das coisas", "Grandes Romarias do Alto MInho - Santa Justa do Monte", "Freguesias do Concelho de Ponte de Lima - Estorãos".

quarta-feira, outubro 14, 2009


"A Geração Coimbrã de 62" é a mais recente obra do limiano Luís Dantas, na qual faz uma abordagem ao grupo constituído por estudantes de Coimbra, no período 1858-1866, do qual faziam parte, entre outros, Eça de Quirós, Antero de Quental e José de Sá Coutinho, o 2º Conde d'Aurora.

terça-feira, outubro 13, 2009

Da autoria de João Gonçalves da Costa, numa edição do jornal "Cardeal Saraiva", foi publicada a obra "João Marcos - Vida e obra de um grande pensador da Beira Lima", uma homenagem póstuma um ilustre limiano.
Novo portal do Município

Com um aspecto renovado, mais conteúdos e facilidade de navegação, está já disponível o novo portal do Município de Ponte de Lima, no endereço electrónico do costume.

domingo, outubro 11, 2009





Vitória em toda a linha do CDS/PP!

As eleições autárquicas deste domingo tiveram como aspecto de maior realce a Vitória esmagadora de Victor Mendes, com a consolidação do crescimento do CDS/PP que teve o mais expressivo resultado de sempre, ultrapassando largamente o melhor resultado de Daniel Campelo em 1997; a continuação da lenta agonia do PSD, que continua a perder votos e influência desde 1993, descendo para, praticamente, metade dos votos nestes quinze anos; o decepcionante resultado do Partido Socialista que não conseguiu manter o resultado de Montenegro Fiúza, perdendo cerca de 1300 votos em quatro anos e, pior do que isso, o lugar na vereação, mesmo depois do seu Vereador Jorge Silva ser o mais activo da oposição; finalmente, a CDU que mantém praticamente a mesma votação de 2005.
Com esta maioria reforçada, Victor Mendes e a sua equipa têm condições únicas para implementar o seu programa.
A apoiar Victor Mendes, teremos também uma Assembleia Municipal muito pouco colorida, com o CDS/PP a crescer no número de mandatos, o mesmo acontecendo com a CDU a subir de um para dois, e PSD e PS a descerem no número de deputados municipais.
Relativamente às Juntas de Freguesia, realce para o resultado do PSD que passa a deter sete juntas. Apesar de ter perdido Queijada, é a força política mais votada nas freguesias urbanas de Ponte de Lima e Arcozelo, assim como em Anais, Beiral do Lima, Serdedelo, Báriio e Arcos. O Partido Socialista ficou reduzido à junta da Ribeira.
Os resultados, na sua globalidade, representam um profundo cartão vermelho à oposição, incapaz de fazer o seu papel e passar a sua mensagem, não inspirando confiança a um eleitorado que, mesmo na dúvida, preferiu apostar na continuidade. Este panorama, muito próximo do unanimismo, deve merecer a reflexão das forças políticas da oposição, designadamente sobre a sua forma de trabalhar, de agir e de pensar.


PS. Uma palavra de apreço e congratulação para o nosso conterrâneo Humberto Cerqueira que venceu as eleições e se tornou no novo presidente da Câmara de Mondim de Basto.
Divisão de Honra da A. F. de Viana do Castelo

Arrancou ontem a Divisão de Honra da A. F. de Viana do Castelo, competição onde estão envolvidas duas equipas do concelho de Ponte de Lima. O Correlhã deslocou-se ao recinto do favorito Monção e foi derrotada por 2-1, com o golo dos locais a ser obtido perto do final da partida. Nelhor sorte teve o estreante Moreira do Lima, que recebeu e bateu o Ponte da Barca por duas bolas a uma.

sábado, outubro 10, 2009


Futebol: Limianos, 3 - Montalegre, 1

Tanela de novo em grande!

Graças a uma segunda parte inspirada e à capacidade goleadora de Tanela, "Os Limianos" bateram merecidamente o Montalegre por três bolas a uma.
A primeira parte foi jogada sem grande chama, mas onde a equipa da casa esteve em vantagem mercê de um golo de Ribeira, a culminar uma boa jogada de entendimento. No entanto, ao cair do pano do primeiro tempo, na sequência de uma desatenção defensiva, o Montalegre empatou, resultado com que se chegou ao intervalo.
A segunda parte foi diferente, para melhor, sobressaindo a melhor organização e capacidade física de "Os Limianos", que tiveram em Tanela o elemento de destaque, ao apontar dois excelentes golos.

Futebol Juvenil
Juniores: Freamunde, 1 - Limianos, 0
Juvenis: Limianos, 1 - Freamunde, 3
Iniciados (Taça): Vianense, 2 - Limianos B, 2 (5-3 após marcação de g.p.); Darquense, 0 - Limianos A, 3



Hóquei em Patins
Vitória indiscuitível sobre o Marítimo

Depois de um primeiro tempo irregular, onde o domínio do jogo foi alternado, "Os Limianos" bateram por 6-3 a equipa do Marítimo.
Depois de uma boa entrada da equipa da casa, o Marírimo revelou-se uma equipa perigosa e rápida no contra-ataque, conseguindo mesmo adiantar-se no marcador. O equilíbrio apenas surgiu no final do primeiro tempo, com "Os Limianos" a fazerem dois golos de rajada e a irem para o intervalo em vantagem.
Na segunda parte, mercê de alguma quebra física dos madeirenses, a equipa da cada dominou e construiu o resultado definitivo sem grandes sobressaltos.

sexta-feira, outubro 09, 2009

Votar Informado

Os programas das quatro candidaturas ao Município de Ponte de Lima:

Desporto para o fim-de-semana

Devido às eleições autárquicas que decorrem no próximo domingo, a actividade desportiva foi integralmente antecipada para sábado. Assim, no Campo do Cruzeiro, "Os Limianos" recebem o Montalegre, em mais uma partida a contar para o nacional da 3ª divisão, Série A. O jogo tem início marcado para as 15h00. Mais tarde, pelas 18h00, começa no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima o jogo Limianos - Marítimo, correspondente à 2ª jornada do nacional da 2ª Divisão em hóquei em patins.
Amanhã aranca a Divisão de Honra distrital, com a Correlhã a deslocar-se ao recinto do Monção e o Moreira do Lima a receber o Ponte da Barca.

Os juniores deslocam-se a Freamunde, em jogo a contar para o nacional da categoria. O mesmo adversário defronta os juvenis de "os Limianos", em jogo marcado para as 11h00 no Campo do Cruzeiro, também a contar para o nacional da categoria.

Para a Taça A. F. de Viana em iniciados, a equipa B de "Os Limianos" desloca-se a Viana do Castelo, para defrontar o Vianense, enquanto que a equipa A joga no recinto do darquense.












A campanha na berma da estrada (II)

PSD

quinta-feira, outubro 08, 2009







A campanha na berma da estrada (I)

CDS/PP


Alto Minho (2009/10/05) ouviu os candidatos

Victor Mendes (CDS/PP)

"Trabalhar fundamentalmente para as pessoas, procurando uma melhoria constante da sua qualidade de vida. A educação e a valorização profissional continuará a ser a nossa primeira prioridade"

"Só é possível investir se tivermos dinheiro e para ter dinheiro é preciso uma gestão correcta (...) Ponte de Lima é o quarto Município dos concelhos médios que mais investe no país"

"Vamos requalificar toda a zona ribeirinha desde a Avenida dos Plátanos até à Veiga de Crasto"


Filipe Viana (PSD)

"Não tenho obrigação de ganhar ou de perder, mas de apresentar as melhores propostas e alternativas credíveis"

"Elegemos como maiores problemas a falta de emprego, com falta de tecido empresarial, parques industriais desertos, comércio e agricultura a definharem; falta de autonomia e cooperação estratégica das freguesias; falta urbanismo de qualidade e falta apoio social e familiar"

"Connosco vai haver mudança, uma lufada de ar fresco"


António Carlos Matos (PS)

"Como prioridades a questão da dinamização económica do concelho, que passa sobretudo pela criação de emprego e pela captação de investimentos para o concelho e também a questão do apoio social"

"Temos uma Câmara Municipal rica num concelho pobre e é um paradoxo que importa quebrar"

"Victor Mendes, como número dois, tinha o pelouro do urbanismo. É importante saber se o pelouro do urbanismo será agora entregue ao número dois desta lista"


Acácio Pimenta (CDU)

"O primeiro objectivo da candidatura da CDU à Câmara Municipal é acabar com o déficit democrático nerste concelho"

"Hoje em Ponte de Lima praticamente nem precisávamos de mais construções de apartamentos, pois temos muitos andares desocupados e ainda o centro histórico. Está totalmente deserto e isso reflecte-se a nível social e económico"

"As obras que foram feitas na zona ribeirinha foram um fiasco"
Em 4 anos NÃO cumprimos...

Numa breve análise ao programa eleitoral de 2005, de Daniel Campelo e parafraseando os outdors da candidatura de Vitor mendes, encontramos os seguintes pontos que não foram concretizados durante o mandato 2005/2009:

- Afectação de um mini-autocarro de 20 lugares por cada Agrupamento de Escolas;
- Instituição do Passe Cultural para visita regular aos eventos e casas com actividades culturais e desportivas;
- Construção de um recinto polivalente para a prática desportiva na Quinta de Penteeiros;
- Continuar o programa do projecto Fórum Limicorum de apoio aos jovens e de prevenção das toxicodependências;
- Assegurar directa ou indirectamente o Centro de Reabilitação para cidadãos com deficiência e estabelecimento de eventuais parcerias para a sua exploração;
- Criação do Cartão de Família para obtenção de apoios especiais para famílias numerosas e carenciadas, incluindo bonificação das tarifas de água e saneamento;
- Concluir as acções do plano geral das margens do Rio Lima na zona do areal e de S. João e na margem direita;
- Concluir o Parque Verde da vila, na zona de Crasto;
- Construção do Pavilhão Multiusos para grandes eventos;
- Prolongamento da Rua Conde de Bertiandos até à Veiga de Crasto - Avenida da Veiga;

quarta-feira, outubro 07, 2009

Os Outdors de campanha (IV) CDU

Victor Mendes a "O Povo do Lima" de 18 de Setembro


"Felizmente que conto com uma grande equipa que me acompanha para este desafio, uma equipa de grande qualidade, constituída por homens e mulheres de elevada competência, honestidade, experiência e com provas dadas"


"É preciso dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos e que começa a ter os primeiros resultados positivos"


"Devemos continuar a apostar fortemente na criação de emprego, dando todas as condições para a instalação de empresas"


"Daremos uma atenção especial ao ensino profissional"


"Numa altura de dificuldades para muitas famílias limianas, deverão continuar-se a baixar os impostos (IRS, IRC e IMI) e manter a prestação de serviços e taxas de licenciamento a preços baixos"

segunda-feira, outubro 05, 2009

Filipe Viana promete luta ao TGV



Outdors da Campanha (III) - PSD


O "Correio da Manhã" esteve em Fojo Lobal a acompanhar a campanha de Victor Mendes e retiveram uma frase: "Ponte de Lima é um dos concelhos mais desenvolvidos do País".
Sem retirar méritos ao autor da frase e sem colocar em causa o seu raciocínio, recordo aqui o trabalho do JN (1/10/2009) sobre as autárquicas limianas, com os respectivos números, onde destacamos os seguintes:

Poder de compra (per capita): Ponte de Lima - 58,40; Nacional - 100

Ganho médio mensal: Ponte de Lima - 642,70 €; Nacional - 934 €

Taxa de escolarização Ens Sec: Ponte de Lima - 78,3; Nacional - 102,3

Obviamente que os números são relativos, que muito mudou nas últimas décadas, que estamos melhor, que temos evoluído, que temos dado passos positivos no bom sentido, mas que ainda temos um largo caminho a percorrer, lá isso temos...
Ser o melhor concelho do país também implica ter boas condições de trabalho, bons rendimentos, níveis de escolarização superiores...

domingo, outubro 04, 2009

Manuel Aurora traz até nós as reminiscências de infância, grande parte delas passadas nesta terra à Beira Lima plantada...

Hóquei de "Os Limianos" arranca com o pé direito


A equipa sénior de hóquei em patins da Associação Desportiva "Os Limianos" começou da melhor maneira a sua participação no nacional da 2ª Divisão, vencendo por 7-5 no difícil reduto da Sanjoanense. Depois deste bom arranque, no próximo sábado joga em Ponte de Lima a equipa madeirense do Marítimo.

Informações complementares podem ser encontradas aqui.

No futebol, os juniores de "Os Limianos" empataram a duas bolas com o Trofense, em jogo realizado no Campo do Cruzeiro, a contar para o nacional da 2ª divisão. Foi uma partida pautada pelo equilíbrio e jogada a um ritmo elevadíssimo, proporcionando ambas as formações um bom espectáculo.
Na sexta-feira, em jogo treino realizado em Ponte de Lima, os séniores de "Os Limianos" bateram o Moreira do Lima por 5-0.
Na segunda-feira, 5 de Outubro pelas 19h30 jogam na Correlhã a equipa local e "Os Limianos".

quinta-feira, outubro 01, 2009

Desporto para o fim-de-semana


Com o Campeonato Nacional da 3ª Divisão parado, em virtude da realização do torneio inter-associações Sub 20, que decorrerá durante o fim-de-semana em Castro d'Aire, as atenções centram-se no arranque do nacional da 2ª Divisão de Hóquei em Patins, com "Os Limianos" a deslocarem-se, no sábado, ao difícil reduto da Sanjoanense.
No futebol jovem, os juniores de "Os Limianos" recebem no sábado o Trofense, enquanto que os juvenis se deslocam a Guimarães para defrontar o Vitória local.
Para o distrital de iniciados, a equipa B de "Os Limianos" recebe, no domingo de manhã, o Lanheses.
Filipe Viana

"O que sobra em Ponte de Lima é festival e show off"

"O compromisso é valorizar as pessoas e o nosso território"


Paulo Morais

"No concelho limiana tem reinado um poder autocrático"
António Carlos Matos

"Somos um concelho pobre com tiques de concelho rico"

"Houve pessoas que não aceitaram integrar as listas porque não queriam ficar marcadas"

"Queremos uma administração aberta e mais transparente"