quarta-feira, setembro 30, 2009

Fundação Manuel Pimenta

Desenvolver uma sociedade mais justa é o grande objectivo da Fundação Manuel Pimenta, que recentemente assinou um acordo com a Universidade Lusófona da Guiné Bissau, liderada pelo também limiano Montenegro Fiúza, no âmbito da solidariedade social, bolsas de estudo, pós-graduações, seminários, etc. De salientar que a Fundação Manuel Pimenta está também a participar no financiamento para a construção de uma Maternidade do Cacheu, Guiné.
Um extraordinário exemplo de generosidade e capacidade para apoiar os mais necessitados.
Incêndio de Moreira do Lima provocou dois feridos

terça-feira, setembro 29, 2009

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima celebrou no passado sábado o seu 122º aniversário. No programa de comemorações estava integrado o tradicional desfile de viaturas.
A campanha vai morna

Apenas as Feiras Novas aqueceram a campanha. Isto porque todos os candidatos quiseram mostrar as respectivas faces ao eleitorado que veio à festa. De resto, pouco, muito pouco.
As legislativas ofuscam as autárquicas na "aldeia global", o desinteresse, os reduzidos meios, a inexistência de debate e de temas fracturantes fazem o resto para que as próximas eleições locais passem quase despercebidas.
Agora restam duas semanas.
De facto, apenas duas semanas até ao plebiscito local, é tempo insuficiente para que a discussão possa ser efectuada. Os mais prudentes, sobretudo aqueles a quem interessa que nada seja discutido ou colocado em causa, deixarão as suas propostas para o limite. Assim, terão garantida uma tranquila caminhada até ao triunfo, perante a indiferença de quem tinha obrigação de fazer mais, muito mais, e melhor...

segunda-feira, setembro 28, 2009

Comentário aos resultados das legislativas

Nacional - O PS perdeu a maioria absoluta e meio milhõ de votos, o PSD não se afirmou como alternativa, dando espaço para o crescimento do CDS/PP à direita e Bloco à esquerda. Adivinham-se tempos difícieis na governação e no PSD...

Distrital - Grande resultado do CDS/PP, com a consolidação do limiano Abel Baptista como deputado. O seu resultado esteve próximo do conseguido por Daniel Campelo em 1999, dando uma "bofetada de luva branca" aos colegas de partido que decidiram apoiar outras candidaturas...
O PS venceu, mantendo a representação parlamentar, o PSD viu adiada a recuperação. Erros grosseiros na elaboração da lista (como é possível que o segundo concelho do distrito não estivesse representado), hiper-valorização de Viana do Castelo, uma distrital a ter que meter a "mão na consciência".

Concelho - Ponte de Lima, como é hábito, votou PSD embora com perda significativa de votos relativamente a 2005, numa transferência quase directa para o CDS/PP de Abel Baptista. Por outro lado, o PS conseguiu fixar grande parte do seu eleitorado das últimas legislativas.
Na vila de Ponte de Lima, onde o PSD venceu, foi sobretudo a mesa 1, do eleitorado mais velho que garantiu a vitória do PSD, enquanto que a mesa 3, do eleitorado jovem, deu a sua confiança ao Partido Socialista.
Autárquicas

Hoje aranca a campanha eleitoral para as Autárquicas de 10 de Outubro, precisamente no dia da feira de Ponte de Lima. Não será difícil prever que por lá estarão todas as candidaturas...
Filipe Viana "assina" contrato com os limianos

Na apresentação dos candidatos às próximas autárquicas, Filipe Viana deu a conhecer o contrato que promete cumprir caso seja eleito:


Valorizar as pessoas, garantindo-lhes qualidade de vida e formação sustentada. Para isso, comprometemo-nos a:
1. Reduzir para os valores mínimos as taxas e impostos autárquicos.
2. Conceder a todas as crianças que frequentam a escolaridade obrigatória uma refeição grátis.
3. Garantir o apoio domiciliário a idosos sem retaguarda familiar.
4. Criar um “Centro Desportivo” qualificado com o intuito de permitir o desporto de competição, manutenção e lazer.
5. Dotar a Câmara Municipal de um serviço efectivo de apoio a omerciantes, empresários e agricultores.

Pretendemos também
Valorizar o território, fazendo valer a nossa terra e garantindo rodutos genuínos no mercado. Para isso, queremos:
1. Construir um parque infantil em todas as freguesias do concelho.
2. Afiançar que não haja um palmo de terra por cultivar, garantindo rodutos genuínos no mercado.
3. Impedir o TGV em Ponte de Lima.
4. Reconquistar queijo Limiano.
5. Devolver o Rio Lima aos Limianos, potenciando a sua navegabilidade.

No rasto de António Feijó em Estocolmo e Paris é o título da última obra de Adelino Tito de Morais, que surge no ano em que se comemoram 150 anos do nascimento do poeta. Um roteiro à vida do poeta e diplomata nas capitais sueca e francesa é o mote deste livro com 64 páginas.

domingo, setembro 27, 2009

Legislativas 2009

Vitória clara do Partido Socialista a nível nacional. No distrito de Viana do Castelo a representatividade mantem-se, com o PS a eleger três deputados, o PSD dois e o CDS/PP, um. Abel Baptista foi, assim, reeleito deputado pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.
No concelho de Ponte de Lima, a vitória pertenceu ao PSD.
Fase do Limianos-Cachão em juvenis

Fim-se-semana positivo para "Os Limianos"


A Associação Desportiva "Os Limanos" teve um fim-de-semana positivo, pontificando o empate conseguido em Valença pela equipa sénior. O 0-0 final acabou por reflectir o que se passou dentro de canmpo, debaixo de muito calor e com as duas equipas a respeitarem-se e a equivalerem-se.
Para o nacional de juvenis, os canarinhos receberam e bateram o Cachão por 3-1, averbando os primeiros três pontos da época, num jogo em que dominaram por completo o adversário e em que a diferença poderia ter sido maior.
O resultado negativo pertenceu aos juniores, que na sua deslocação a Vila Real, para defrontar o Diogo Cão, perderam por 4-2, depois de ainda na primeira parte terem estado a vencer por 2-o, perdendo também a oportunidade de se colarem aos primeiros da classificação.
Em iniciados, em jogos a contar para o distrital, a equipa A de "Os Limianos" recebeu e bateu o Ponte da Barca por 4-0, enquanto que a equipa B se deslocou a Monção, batendo os locais por 1-0.

Na Visão de 10 de Setembro...

sábado, setembro 26, 2009

Limianos apresentaram plantel

A apresentação do plantel para a época 2009/2010 das equipas de hóquei em patins de "Os Limianos" teve lugar na passada quarta-feira. Além do desfile de todas as categorias do clube, realizou-se um jogo entre as equipas séniores de "Os Limianos" e da Juventude de Viana. O resultado foi de 7-3 favorável à equipa primodivisionária, mas os locais deixaram boas indicações com vista à sua participação no nacional da 2ª Divisão.
Mais pormenores sobre este jogo podem ser obtidos aqui.

sexta-feira, setembro 25, 2009

E o PSD ainda agradece?

Gaspar Martins, mais uma vez, esqueceu a sua condição de candidato e, talvez, militante do CDS/PP (já foi presidente da concelhia...) para protagonizar mais um número de "independência" e "defesa do interesse do país", embora todos tenhamos entendido que as verdadeiras causas residem nos odiozinhos de estimação que cultivou com Abel Baptista.
Percebemos, imediatamente, que da parte do CDS/PP não haverá qualquer reacção...
Se nada disto nos surpreende, porque nas passadas eleições europeias já haviamos visto algo semelhante, já o mesmo não podemos dizer da reacção dos candidatos da deputados do PSD, que se prestaram a uma triste figura em pleno Largo de Camões.
José Eduardo Martins, Luís Campos Ferreira e outros elementos da lista deslocaram-se a Ponte de Lima, certamente à revelia da respectiva concelhia, para posarem de braço dado com aquele que poderia ser um dos principais alvos do partido, na corrida eleitoral autárquica que se aproxima.
Não me parece que, depois deste episódio, tenham qualquer autoridade moral para o fazer...
Desporto para o fim-de-semana

Em jornada antecipada, devido às eleições legislativas, "Os Limianos" deslocam-se a Valença onde defrontam a equipa local, em jogo a contar para a 3ª jornada do nacional da 3ª divisão, Série A. Além de um derbi, este encontro tem o aliciante de colocar frente a frente dois irmãos no comando técnico das respectivas equipas, José Carlos Fernandes pelos Limianos e Alberto Fernandes pelo Valenciano. Sem sair da família, realce para o cunhado destes dois técnicos, Jaime Matos, cuja equipa se desloca a Vila Real onde defronta o Diogo Cão em jogo a contar para a 2ª Divisão Nacional de juniores. Esta poderá ser uma boa oportunidade para a equipa de "Os Limianos" se chegar ao topo da classificação, depois de um empate e uma vitória nos dois primeiros encontros.
Em juvenis, "Os Limianos" recebem o Cachão, num jogo onde podem obter os primeiros pontos nesta sua participação no Nacional de Juvenis.
Em iniciados, "Os Limianos" A recebem o Ponte da Barca, enquanto que a equipa B se desloca a Monção.
Esclarecimento do Vereador Jorge Silva sobre a propaganda eleitoral no Centro Histórico

Publicamos na íntegra esclarecimento do Vereador do Partido Socialista, Prof. Jorge Silva, sobre a polémica da colocação de propaganda eleitoral no Centro Histórico de Ponte de Lima.

Na qualidade de Presidente da Comissão Política Concelhia de Ponte de Lima do Partido Socialista e, em simultâneo, Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, considero criticável qualquer tipo de informação veiculada por Órgãos de Comunicação Social, que envolva o P.S., sem a oportunidade de contraditório. É igualmente irresponsável e eticamente reprovável, a divulgação de dislates produzidos por agentes político-partidários que, por ignorância ou má fé, contribuem para poluir o ambiente político local em período pré-eleitoral!
No âmbito da respectiva campanha eleitoral, os Responsáveis em Ponte de Lima pela candidatura do Partido Social Democrata, enviaram ao Partido Socialista e ao CDS/PP, no passado dia 14 de Setembro, segunda-feira, via e-mail, uma carta sobre a colocação de propaganda política no Centro Histórico de Ponte de Lima, acusando-os de atentarem contra a estética do mesmo e contra o ambiente da área.
No mesmo dia, sem cuidarem de saber detalhes específicos desta situação, abusivamente, e violando os mais elementares princípios de ética política, tornaram pública a referida missiva, com considerandos eivados de moralismos estéreis e inconsistentes, com o objectivo de pôr em causa o Partido Socialista e retirarem dividendos políticos do facto.
Porém, apesar de terem recebido resposta do Partido Socialista, via e-mail, no passado dia 20 de Setembro, surpreendentemente (?), até à presente data, não deram pública nota da posição remetida pelo PS local.
Assim, para um verdadeiro esclarecimento da situação em apreço devo referir o seguinte:
1) Em períodos eleitorais anteriores, os Responsáveis dos Partidos Políticos concorrentes, “protocolaram” preservar a Zona Histórica da Vila de Ponte de Lima de propaganda política;
2) Este “acordo de cavalheiros” vigorou num determinado período eleitoral. No entanto, nas Eleições Autárquicas de 2005, os Partidos Políticos concorrentes violaram o compromisso. Entre eles, o Partido Social Democrata que colocou propaganda política na varanda do prédio situado no Largo Camões, sobre o “Café Central”;
3) O “Regulamento de Publicidade e Propaganda da Câmara Municipal de Ponte de Lima” de 3 de Janeiro de 2001, tem sido frequentemente violado, por diversos agentes políticos e económicos;
4) Os Agentes Políticos produtores da posição pública em questão, revelam desconhecer qual o perímetro actual definido como Zona Histórica da Vila ?
5) Os princípios “protocolados” foram postos em causa, entre outros, pelo Partido Social Democrata que, há alguns meses atrás, colocou propaganda política estática, próximo do Edifício da Câmara Municipal de Ponte de Lima, local onde ainda actualmente se encontra !
6) Prevendo que a mesma situação poderia ocorrer nos actos eleitorais decorrentes no presente ano de 2009 (Legislativas e Autárquicas), na qualidade de Vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal de Ponte de Lima , nas Reuniões do Executivo Municipal dos dias 15 de Junho de 2009 e 13 de Julho de 2009, nos respectivos períodos de “Antes da Ordem do Dia”, como poderá ser verificado nas Actas Municipais, chamei à atenção para a necessidade de se desenvolver esforços no sentido de se precaver futuras situações “indesejáveis”;
7) Nenhum Partido Político reagiu positivamente ao apelo que atempadamente e no local próprio apresentei. Nenhuma medida foi tomada para salvaguardar a Zona Histórica da Vila de colocação de propaganda política.
8) Como representante do Partido Socialista no Executivo Municipal, face às constantes violações verificadas, dada a ausência de definição de regras, e tendo em consideração o desinteresse revelado pelos visados, anunciei que o PS se arrogava o direito de colocar propaganda política em qualquer local da Vila de Ponte de Lima, durante o período de campanha eleitoral.
Em suma, fui como Vereador do Partido Socialista o único representante das forças políticas locais que, oportunamente, se preocupou com o problema da colocação de propaganda política no perímetro do Centro Histórico da Vila de Ponte de Lima.
Creio que, com o presente nota informativa, se esclarece cabalmente esta situação, envolta em estranhas, mas compreensíveis, jogadas políticas, com fins pouco credíveis, argumentações sem sentido e um lamentável desconhecimento da realidade envolvente.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Ponte de Lima: esta beleza não se pinta...



Painel de Azulejo instalado no muro do Mercado Municipal, oferecido ao Município pela Associação Arte na Leira

quarta-feira, setembro 23, 2009

Portas elogia "O deputado que mais trabalhou" pelo distrito de Viana do Castelo
Afinal a campanha eleitoral chegou ao Centro Histórico, mesmo ao coração da vila de Ponte de Lima...

terça-feira, setembro 22, 2009

Homenagem a Menã

As Feiras Novas vivem-se, entranham-se e, quando delas se gosta, dificilmente se pode viver sem elas. Aqueles dias de Setembro, com o Verão a esvair-se e o Outono a piscar o olho são únicos, imperdíveis. Por isso estas festas são tão faladas, a sua organização tão discutida. São peculiares.
Os limianos adoram-nas, os forasteiros tudo fazem para as não perder.
Mas as Festas 2009 não foram como as de outros anos. Não pelo seu brilho, capacidade de mobilização ou momento único de diversão. É que faltou alguém...
Faltou um Homem simples, que sempre amou a sua terra e que, como poeta, tão bem cantou as festas maiores do seu coração. Menã não esteve presente.
Infelizmente deixou-nos no primeiro dia das Feiras Novas 2009, que ofuscaram o seu desaparecimento. Talvez fosse essa a sua vontade, mas agora que as festas acabaram não posso calar a minha tristeza e saudade por tão grande perda.
Era um Homem simples mas que merece ser recordado. A sua poesia fica para o lembrar, como aquela quadra que ainda este ano encerrou o programa das festas:

Ai Feiras Novas queridas
Quantas saudades de vós,
Que me lembrais raparigas
A cantar pra todos nós

domingo, setembro 20, 2009

Juvenis perdem em Vila do Conde

Os juvenis de "Os Limianos" perderam 2-0 na sua deslocação ao reduto do Rio Ave, em jogo a contar para o nacional da categoria.
Limianos em sexto na Taça Jorge Coutinho

A equipa de hóquei em patins da A. D. "Os Limianos" terminou em sexto lugar a sua participação na Taça Jorge Coutinho, após terem sido derrotados pelo Famalicense por 6-4, em jogo que decidia a atribuição dos 5º e 6º lugares da classificação.
No entanto, a participação da equipa limiana pode-se considerar positiva, tendo em conta os opositores com que contou no seu grupo, designadamente o Óquei de Barcelos e o Hóquei Clube de Braga, e o facto desta competição se integrar no seu ciclo de preparação, com vista à participação no Nacional da 2ª Divisão.

Apresentação com o Juventude de Viana

Na próxima quarta-feira, dia 23 de Setembro, pelas 20h30, disputa-se no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima um encontro entra "Os Limianos" e a Juventude de Viana, jogo que servirá de apresentação do plantel para a época em curso.
Tendo em conta a valia do adversário e as expectativas para a época que agora se inicia, espera-se a presença de muitos adeptos limianos no Pavilhão Municipal.

Canoagem: Mundiais de Maratonas na imprensa nacional


Limianos batem Valdevez

Em jogo a contar para a segunda jornada da 2ª Divisão Nacional de Juniores, "Os Limianos" receberam e bateram o Valdevez por 4-0, uma vitória indiscutível com o domínio da equipa da casa a ser exercido durante todo o encontro.
Nota negativa vai para a lesão grave de João Sousa, jogador limiano que fracturou o perónio.
Mundial de Maratonas

Nuno Barros foi quarto

O canoísta limiano Nuno Barros conseguiu um honroso quarto lugar na categoria de C1, no Mundial de Maratonas que está a decorrer este fim-de-semana em Crestuma. O atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima protagonizou uma espectacular remontada mas, no final, o seu esforço não foi recompensado com uma medalha.
No entanto fica mais um fantástico resultado para a canoagem limiana, depois da medalha de prata conquistada por Fernando Pimenta em K1.

sexta-feira, setembro 18, 2009

Fernando Pimenta Vice-campeão Mundial


O atleta limiano Fernando Pimenta conseguiu mais um grande resultado para a canoagem nacional, ao classificar-se em segundo lugar na categoria elite do Mundial de Maratonas que está a decorrer em Portugal, perante numeroso público que se deslocou de Ponte de Lima para apoiar os atletas limianos.
Trata-se de um resultado extraordinário, tendo em conta que o atleta limiano é um atleta de velocidade, com grandes resultados a nível nacional e internacional.
Diogo Lacerda foi 5º em K1 Junior
Em K1 juniores, o limiano e atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima, Diogo Lacerda, foi quinto ao cumprir os 17,2 quilómetros em 1:35.48, ficando a 1.52 minutos do novo campeão do Mundo, o sul africano Brandon Van Der Walt.
Joana Sousa décima primeira
Em K1 feminino, a atleta do CNPL Joana Sousa foi 11ª a 3.37 minutos da campeã Alexandra Georgopoulou.

Limianos no Mundial de Maratonas

FORÇA MALTA!

O Clube Náutico de Ponte de Lima, é o Clube com mais representantes no Mundial de Maratonas prova que se vai disputar em Gaia nos próximos a partir de hoje. Neste Campeonato do Mundo vão estar em Competição 40 Países e um total de 500 atletas, entre os quais a maior comitiva de sempre de atletas Limianos numa prova de Campeonato do Mundo. Para Cristiana Pona, Joana Sousa e Duarte Lacerda é o primeiro Campeonato do Mundo em que participam.
Os atletas Limianos em Competição são:
- Fernando Pimenta, actual Campeão da Europa de pista em K1 1000 Mts. Este atleta vai competir em K1 Sub-23 na Sexta-feira pelas 14.45 horas.

- Nuno Barros, atleta que venceu 6 Títulos Nacionais esta época e já foi Vice-campeão do Mundo em C2 sénior, nesta Competição vai disputar a C1 Sénior no próximo sábado pelas 11,50 horas e em C2 Sénior no próximo domingo pelas 10.05 horas.

- Diogo Lacerda, atleta que ficou em 8º e 9º lugar em K2 no Mundial de Pista na Rússia, vai competir no próximo sábado pelas 9.30 horas em K1 Júnior.

- Joana Sousa, atleta que venceu a Selectiva de apuramento para este Mundial e que foi Internacional no Europeu de Pista na Polónia vai competir na sexta-feira em K1 Damas juniores pelas 9.33 horas e no sábado em K2 Juniores femininos pelas 9.33 horas.

- Duarte Lacerda, vencedor em C1 Júnior da Selectiva Nacional para apuramento para este Mundial, vai competir em C1 Júnior na sexta-feira pelas 9.40 horas e no sábado em C2 Júnior pelas 9.40 horas.

- Cristiana Pona, atleta que foi Internacional no Europeu de Juniores em Pista na Polónia vai competir em K2 Damas Juniores no próximo sábado pelas 9.33 horas.
Desporto para o fim-de-semana

A equipa de juniores da A. D. "Os Limianos" estreia-se a jogar em casa amanhã, sábado, pelas 17h0, num clássico regional que a oporá ao Atlético Valdevez. Este será o segundo jogo do campeonato, depois de na primeira jornada terem empatado a duas bolas no tereno do Chaves.
Já os juvenis deslocam-se a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave, perseguindo ainda a primeira vitória no respectivo Nacional.
Os iniciados começam este domingo a disputar o distrital da categoria, recebendo a equipa B o Valenciano. A equipa A ficará isente, devido à desistência do Moreira do Lima.

1ª Divisão A. F. de Viana do Castelo

ACD Castanheira - ACR Arcozelo; ARC Paçô - GD Águias de Souto; Artur Rego - Bertiandos; Darquense - GRCD Gandra; UD Lanheses - Vitorino de Piães; Ancorense - Vitorino das Donas - ADC de Neiva - AD Fachense.
CDS/PP de Viana do Castelo já tem blogue


O CDS/PP de Viana do Castelo, cujo cabeça de lista às próximas legislativas é o limiano Abel Baptista já tem um blogue onde, além do currículo do candidato, podem também ser obtidas informações sobre as acções de campanha previstas.
Recordamos que Abel Baptista é o único candidato limiano a deputado com hipóteses de vir a ser eleito nas próximas legislativas, que se realizarão em 27 de Setembro.
Começam hoje as Feiras Novas



FEIRAS NOVAS 2009

quinta-feira, setembro 17, 2009

Acácio Pimenta a "O Povo do Lima" de 1 de Setembro

"Acabar com o déficit democrático existente no concelho"


"Dinamizar os polos industriais, atraindo empresas de qualidade"


"Apoio ao comércio de todo o concelho, começando pela dinamização do Centro Histórico nas componentes comercial e habitacional"


"Defender firmemente o direito à saúde de todos os limianos como o temos feito até aqui, exigindo a quem de direito a não retirada de serviços do Hospital Conde de Bertiandos"


"As expectativas é ser eleito para a Vereação"
PSD é o primeiro partido candidato às próximas autárquicas a apresentar o seu programa eleitoral sob o lema "Valorizar as Pessoas e o nosso território
Já cheira a Feiras Novas...

quarta-feira, setembro 16, 2009

Já cheira a Feiras Novas...

Inauguração do Albergue de PEREGRINOS

O Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima e a Oficina das Artes serão hoje inaugurados na Casa do Arnado, às 21h30. Nesse momento serão abertas ao público duas exposições, uma de pintura intitulada "Peregrinos de Santiago" do artista Álvaro Rocha e outra de peças de azulejaria, da autoria dos formandos do curso de educação formação e de adultos EFA.

terça-feira, setembro 15, 2009


Últimas Feiras Novas no terceiro fim-de-semana de Setembro

Com a aprovação da proposta camarária pela Assembleia Municipal, celebram-se no corrente ano as últimas Feiras Novas no terceiro fim-de-semana de Setembro. Em 2010 já terão lugar no segundo fim-de-semana, mais precisamente nos dias 10, 11, 12 e 13 de Setembro. Neste ano o feriado municipal será no dia 14 de Setembro, também na sequência da decisão da Assembleia Municipal que, na sequência de proposta camarária, o situou na terça-feira seguinte às festas maiores do concelho.
Assim, a festa das festas, que encerra o grande ciclo de romarias do Alto Minho terá lugar este ano entre 18 e 21 de Setembro, com um programa sempre aliciante e a perspectiva de muita gente a "queimar os últimos cartuxos" antes da chegada do Outono, que aparecerá junto de nós no último dia festivo.
Entretanto, em Ponte de Lima já começa a cheirar a festas...

segunda-feira, setembro 14, 2009

Bem prega Frei Tomás...
Paulo Portas hoje em Ponte de Lima

O líder do CDS/PP, Paulo Portas estará hoje, logo pela manhã, em Ponte de Lima numa acção de campanha durante a feira quinzenal.

Anibal Caçador homenageado

Abre ao público no próximo dia 15 de Setembro, pelas 18h00, uma exposição intitulada "Amor e Saudade", com obras de pintura e azulejo de Abibal Caçador, artista limiano já falecido. As obras expostas foram cedidas pela família e podem ser admiradas na Torre da Cadeia Velha.

domingo, setembro 13, 2009


Limianos conquistam três pontos
Limianos, 3 - Marinhas, 2

"Os Limianos" alinharam com: Litos, César, Tchikoulaev, Hugo Costa, Miguel (Ribeiro aos 84'), Paulo Pereira (Hugo Soares aos 75'), Niso (Tiago aos 86'), Ribeira, André Pinto, Tanela e Davide.

Ao intervalo: 1-2. Golos de Niso (gp) e Tanela (2)

Em jornada antecipada da 2ª jornada, "Os Limianos" conquistaram os primeiros três pontos no campeonato, derrotando o Marinha por apertados 3-2, precisamente o mesmo resultado obtido na época anterior.
Foi um jogo pobre, que valeu pela entrega dos atletas de "Os Limianos" na segunda parte, durante a qual conseguiram dar a volta ao marcador negativo verificado ao intervalo, tendo depois capacidade para aguentar a investida do adversário e sofrer para conquistar uma vitória importante, por ser a primeira em jogos oficiais nesta época.
O destaque individual vai para o jogador Tanela, que além de efectuar um bom jogo, foi o autor de dois dos golos dos locais.

Jovens com sortes diferentes

Os juniores de "Os Limianos" obtiveram um precioso empate a duas bolas em Chaves, na primeira jornada do Nacional da 2ª Divisão. O empate foi obtido na segunda parte, depois de estarem a perder por 2-0.
Os juvenis foram novamente goleados em casa, desta feita pelo Sporting de Braga, por 5-0.

sábado, setembro 12, 2009

Limianos perde com Hóquei de Barcelos
"Os Limianos" perderam na passada terça-feira por 4-1, em jogo a contar para a Taça Jorge Coutinho, disputado no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima.
Foi o primeiro jogo realizado pela equipa limiana, que iniciou a preparação uma semana antes.
Ao intervalo o resultado era de 4-0 a favor dos barcelenses.

No segundo jogo a contar para a mesma competição, "Os Limianos" bateram a formação do Desportivo da Póvoa por 3-2, desta feita disputado no Pavilhão do Hóquei de Braga.

sexta-feira, setembro 11, 2009

Um bom tema para para ser discutido na campanha eleitoral que se aproxima: devolver o rio aos limianos.
Limianos-Marinhas é no próximo domingo

O jogo Limianos-Marinhas, correspondente à segunda jornada da Série A do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, foi antecipado para o próximo domingo, dia 13 de Setembro, com início marcado para as 17h00, no Campo do Cruzeiro. Este será também o palco do jogo de Juvenis entre a equipa local e o Sporting de Braga, que terá lugar no domingo às 11h00.
Os juniores iniciam a sua participação no Nacional da 2ª Divisão, com uma deslocação ao terreno do Chaves.

Outros jogos:
1ª Divisão A. F. de Viana do Castelo
ACR Arcozelo - Torre SC; GD Águias de Souto - ACD Castanheira; Bertiandos - ARC Paçô; GRCD Gandra - Artur Rego; Vitorino das Donas - Moledense; AD Fachense - Ancorense; Vitorino de Piães - ADC de Neiva
PS hoje e PSD amanhã, apresentam candidatos
O Partido Socialista apresenta hoje os seus candidatos às próximas autárquicas, sob o lema "Mais por Ponte de Lima". Amanhã é a vez do PSD, que concorrerá sob o lema "Juntos por Ponte de Lima".

Juntamento com os seus primeiros outdors, o Partido Socialista lançou também a página web da candidatura de António Carlos Matos.

quinta-feira, setembro 10, 2009

Sócrates em Ponte de Lima?

São inaugurados no próximo domingo dois novos centros educativos em Ponte de Lima, designadamente os de Gandra e Facha, onde está prevista a presença do Primeiro Ministro, José Sócrates.
Filipe Viana e Paulo Morais subscrevem compromisso social democrata para as autarquias locais
O balanço da actividade do PSD na Assembleia Municipal de Ponte de Lima (2005/2009)

terça-feira, setembro 08, 2009


Já está disponível o "Anunciador das Feiras Novas 2009

segunda-feira, setembro 07, 2009

Há mais limianos nas listas autárquicas

Depois de Carvalho Martins (Viana do Castelo), Humberto Cerqueira (Mondim de Basto) e David Martins (Albufeira), o "Público" de 28 de Agosto deu a conhecer que mais limianos estão envolvidos em listas candidatas noutros concelhos. Só que desta vez não são limianos que se fixaram noutras terras, mas sim militantes locias do CDS/PP que, conjuntamente com militantes de Famalicão constituiram a lista candidata à Câmara de Salvaterra de Magos.´

É tempo de uma nova diáspora. Depois dos portugueses que partiram e se fixaram um pouco por todo o Mundo, temos agora a dos limianos à conquista de Portugal!

domingo, setembro 06, 2009

Resultados do fim-de-semana

Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Série A

Mirandela, 3 - Limianos, 0

Campeonato Nacional de Juniores B (Juvenis)

Régua, 2 - Limianos, 1


Campeonato Distrital A. F. de Viana do Castelo

Torre SC, 0 - GD Águias de Souto, 2
ACD Castanheira, 2 - Bertiandos, 0
ARC Paçô, 1 - GRCD Gandra, 1
Darquense, 0 - Vitorino das Donas, 0
Moledense, 0 - AD Fachense, 3
Ancorense, 1 - Vitorino de Piães, 1
Perre, 3 - ACR Arcozelo, 1

sábado, setembro 05, 2009

Limianos empatam com Ponte da Barca

A equipa sénior de "Os Limianos" empatou na quarta-feira, dia 2 de Setembro com a Associação Desportiva de Ponte da Barca, num encontro particular de preparação com vista à partida do próximo domingo em Mirandela, jogo a contar para a primeira jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão.
Neste encontro, onde foram muitas as ausências na equipa local, o técnico José Carlos Fernandes deu oportunidade a cinco jogadores da equipa de juvenis, para que integrassem o trabalho da equipa principal, tendo dado muito boa conta de si.


VITÓRIA NO TORNEIO DO GRECUDEGA

A equipa de juniores da A. D. "Os Limianos" venceu o torneio do Grecudega que se realizou em Gandra.
Os juniores limianos bateram a equipa sénior do Castanheira por 2-1 no primeiro jogo, depois de chegarem ao intervalo a perder por 1-0. Na final, bateram a equipa sénior da casa, no desempate através da marcação de grandes penalidades. Já a meio desta semana, os jovens de Ponte de Lima bateram os séniores do Courense, no recinto deste, por 2-1.

sexta-feira, setembro 04, 2009

Victor Mendes ao Cardeal Saraiva de 28 de Agosto



"admito que a experiência que tenho enquanto autarca, de conhecer os dossiers, conhecer em pormenor o concelho, as instituições e os problemas que ainda existem possa constituir uma ligeira vantagem"

Sobre a lista: "É uma lista de continuidade, com algumas renovações"

"As bandeiras do nosso programa eleitoral assentam muito nos pilares de desenvolvimento que traçamos para o nosso concelho: a educação, valorização e formação dos nossos concidadãos, incluindo o desporto e a cultura. (...) A questão do emprego também é importante, não visto de uma forma isolada, mas de uma forma mais ampla; apesar do forte investimento que tem sido feita na área social, será outra área que queremos reforçar; (...) a valorização do património material e imaterial (...) as questões do ambiente, ligadas ao mundo rural (...) benefícios fiscais às empresas e aos cidadãos em geral.

"Tentar reduzir a questão do emprego em Ponte de Lima aos polos empresariais é não querer ver a questão numa perspectiva mais ampla e transversal a outras áreas (...) o emprego também é o comércio, o turismo, os serviços"

Sobre O TGV: "Os dois traçados que nos foram dados a conhecer são dois maus traçados, porque quer um quer outro causam impactos negativos quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista ambiental"

(...) "É nessa altura (discussão pública) que, quem estiver na Câmara, terá de fazer tudo o que estiver ao seu alcance (...) no sentido de minimizar esses impactos".

"Estar a dizer que o TGV não passa em Ponte de Lima, quando essa não é uma competência da autarquia, mas do Governo, neste momento é prematuro e demagógico".
Desporto para o fim-de-semana

"Os Limianos" deslocam-se até Mirandela onde, no domingo, disputarão a primeira jornada da Série A do Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Tendo em conta as indicações da pré-temporada, espera-se uma boa prestação dos comandados de José Carlos Fernandes.
Em partida a contar para o respectivo Campeonato Nacional, os juvenis deslocam-se à Régua onde, no domingo de manhã, defrontarão os locais em jogo a contar para a segunda jornada.

No domingo disputa-se a primeira jornada da 1ª Divisão da A. F. de Viana do Castelo. São as equipas limianas em prova. Eis os jogos em que estarão presentes:
Torre SC - GD Águias de Souto
ACD Castanheira - Bertiandos
ARC Paçô - GRCD Gandra
Darquense - Vitorino das Donas
Moledense - AD Fachense
Ancorense - Vitorino de Piães
Perre - ACR Arcozelo
Um morto e dois feridos na A3, em Rebordões-Souto

quinta-feira, setembro 03, 2009


Na Galiza lamenta-se a saída de empresas para Portugal. Por cá pouco se nota esse efeito, com a excepção de Valença, onde o Presidente do Município refere que, com a chegada de novos "inquilinos" o desemprego é irrisório.
Em tempos de crise...
Afinal não eram assim tão maus ...


Os cabeças de lista do PSD à Câmara de Ponte de Lima são, habitualmente, muito criticados e atacados, tanto política como pessoalmente, sobretudo pelas hostes da maioria CDS/PP. Curiosamente é este mesmo partido e os autores dpos ataques que depois os convidam para apoiarem os seus candidatos e integrarem comissões de honra...
Este ano, na lista encontramos Francisco Abreu Lima, Gaspar Castro, Alberto Moreira e Luís Silva, os dois últimos números dois em 1993 e 2001, respectivamente.
Uma conclusão pode ser tirada deste facto: afinal, não eram tão maus como diziam...
"O Menino, o Homem e o Rio"

A apresentação da obra "O Menino, o Homem e o Rio", romance autobiográfico de Manuel Aurora, será efectuada pelo Prof. Doutor Salvato Trigo e o Engº João Gomes de Abreu de Lima e terá lugar hoje, 3 de Setembro de 2009, pelas 17.30 h, no Auditório Municipal.

quarta-feira, setembro 02, 2009

As câmaras que vão dar luta


Sob este título publicava o semanário "Sol" de 21 de Agosto, um artigo em que analisava as câmaras em que a luta puderia estar mais acesa nas próximas autárquicas, onde se referia assim a Ponte de Lima:
"O CDS defende em Ponte de Lima a sua única câmara. Sem Daniel Campelo, será o número dois a ter a responsabilidade de a segurar".

E nada mais adiantou...
Os estudos são importantes para definir as políticas e devem ser levados em linha de conta...