terça-feira, junho 30, 2009



O relançamento da política em Ponte de Lima ?

O afastamento de Daniel Campelo da corrida eleitoral do próximo dia 11 de Outubro, cujo discurso aqui reproduzimos com a vénia do jornal Cardeal Saraiva, veio trazer uma inusitada animação à política limiana, com grandes movimentações de todos os partidos, visando o melhor posicionamento possível, para disputarem taco a taco o resultado a Vitor Mendes, o candidato do PP, actual vice-presidente da autarquia.

Obviamente, Vitor Mendes parte em clara vantagem. O facto de conhecer a autarquia, de ser sobejamente conhecido dos eleitores e de estar a exercer o poder, são vantagens muito grandes, aliadas ao facto da retirada permatura de Campelo ter apanhado a oposição desprevenida, mais concentrada no acto eleitoral de 2013. O PSD apresenta um jovem que, apesar de ainda desconhecido, personifica a renovação que está a ser operada no partido. O Partido Socialista apresenta um candidato já conhecido do eleitorado, por ser ter já apresentado a anteriores actos eleitorais, integrado como independente nas listas da CDU. Com um discurso de ruptura e bem preparado, António Carlos Matos pode fazer mossa no partido do poder, embora o arranque tenha sido marcado por algumas vozes discordantes dentro do Partido Socialista, de donde poderá sair também o candidato do Bloco de Esquerda, correndo vozes de poder tratar-se de um antigo Vereador do...PP, com fortes ligações à área socialista...

Com o PP na frente e o PSD a apostar na juventude e num candidato totalmente novo, o PS a procurar unir as ostes para o grande combate, o BE parece ter conseguido um candidato forte e capaz de congregar algumas vontades. Finalmente, a CDU parece que vai apostar em Acácio Pimenta, capaz de capitalizar nas urnas o bom trabalho realizado na Assembleia Municipal.

Com este panorama, os próximos meses prometem...

segunda-feira, junho 29, 2009

A Federação de Canoagem quer mesmo ganhar medalhas?

Fernando Pimenta é o atleta limiano que mais alto tem chegado a nível nacional e internacional, sucedendo a Nuno Barros, outro enorme expoente da canoagem de Ponte de Lima. Ainda júnior sagrou-se campeão da Europa e, neste primeiro ano de sénior, já destronou Emanuel Silva um dos maiores expoentes de sempre da canoagem nacional e atleta olímpico. Os resultados do Fernando têm sido notáveis, e a sua terra natal está orgulhosa de tudo o que tem feito por Ponte de Lima e pela canoagem nacional. O quarto lugar alcançado em K1 500 na Taça do Mundo e o oitavo lugar em K1 1000 nos Europeus realizados este fim-de-semana na Alemanha foram mais dois grandes momentos, que só o talento, a capacidade física e mental do Fernando Pimenta e a enorme capacidade do seu técnico Hélio Lucas tornaram possível. Estes dados são suficientes para, como limianos e amantes do desporto, dizermos muito obrigado ao atleta e seu técnico, porque nos fazem vibrar com o que fazem e sonhar ainda com muito mais.
Só que temos uma espinha atravessada na garganta: a Federação Portuguesa de Canoagem. De facto esta estrutura, que deve proporcionar aos seus atletas e técnicos as melhores condições para trabalharem e evoluirem, ainda não entendeu que, sem os técnicos dos atletas, os seus conhecimentos e capacidade para tirarem o máximo partido das suas capacidades, todos ficamos a perder. Fica a perder o país, que não consegue melhores resultados, fica a perder a federação que poderia ter chegado muito mais além, ficam a perder os atletas e técnicos, cujos resultados poderiam ser maximizados.
A Federação teima em chamar para estágio os atletas seleccionados. Tal facto é legítimo, mas não deve impedir os técnicos de os acompanharem e mesmo de poderem planificar em conjunto com o seleccionador o treino. Como não deve impedir, antes o deveria fomentar, os técnicos de acompanharem os atletas para as provas no estrangeiro.
A canoagem, em muitas das suas disciplinas é um desporto individual, como o ténis, a natação, e mesmo o atletismo. A preparação destes atletas está entregue aos seus treinadores nos clubes 10 meses por ano e apenas um ao seleccionador.
Fernando Pimenta conseguiu bons resultados na Alemanha. Mas ficamos com a sensação que poderiam ter sido ainda melhores se o autismo que reina na Federação de canoagem não for devidamente ultrapassado. O Fernando pode chegar muito mais longe com Hélio Lucas a seu lado. Todos o sentimos, como sentimos que o atleta regride na sua forma sempre que passa uns dias em estágio. Por isso ficamos com a dúvida se a Federação mPortuguyesa de Canoagem quer mesmo ganhar medalhas nas provas internacionais em que participa...

domingo, junho 28, 2009


Clube Náutico de Ponte de Lima organiza Férias Desportivas 2009

O Clube Náutico de Ponte de Lima organiza, uma vez mais, um programa de Férias Desportivas, para o Verão 2009, tendo como objectivo criar um espaço de ocupação dos tempos livres para os jovens limianos, promovendo o gosto pelo desporto e convívio social, ao mesmo tempo que se iniciam na modalidade de canoagem e criam consciência para a preservação do meio natural nomeadamente o nosso rio e suas margens.
As actividades vão desde a iniciação á canoagem nas suas diversas variantes, percursos de orientação, jogos desportivos, passeios em bicicleta, jogos aquáticos, visitas a locais de interesse pedagógico, intercâmbio com outros programas de férias desportivas do distrito e idas à praia.
Este programa é destinado a jovens de ambos os sexos, dos 8 aos 14 anos, e vai decorrer do dia 02 de Julho a 01 de Setembro, organizado em dois turnos (manhã: 9h30 – 12h00; tarde: 14h30-17h00). Os interessados devem dirigir-se à sede do Clube Náutico de Ponte de Lima ou obter informações através do Telf. 258 944 899, Telem. 96 200 34 14, ou e-mail: geral@cnplima.com.

sábado, junho 27, 2009


DOMÍNIO ABSOLUTO DA CANOAGEM NACIONAL

O Clube Náutico de ponte de Lima participou no passado dia 21 de Junho na III Prova do Campeonato Nacional de Esperanças, que decorreu em Arnelas-Olival, destinada a atletas com idades entre os 11 aos 16 anos. O Náutico Limiano venceu esta competição com um total de 357 pontos, mais 102 que o segundo classificado o Liga Dura, que terminou no segundo posto com 255 pontos. Na terceira posição terminou o CN Marecos com um total de 219 pontos.

NÁUTICO LIMIANO CAMPEÃO COLECTIVO COM DIFERENÇA EXPRESSIVA

Nesta competição, o Náutico Limiano já soma o 3º Titulo de Campeão Nacional e nos três últimos anos não perdeu qualquer etapa, somando vitórias em todas etapas que disputou.
Em termos gerais ficaram assim ordenados os 5 primeiros Clubes neste Campeonato:
1º - Clube Náutico de Ponte de Lima – 1018 Pontos
2º - Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses – 645 Pontos
3º - Liga Dura – CEC – 614
4º - Clube Náutico de Marecos – 599 Pontos
5º - Clube Náutico de Prado – 433 Pontos

4 NOVOS CAMPEÕES NACIONAIS E MEDALHADOS EM TODAS AS CATEGORIAS
Individualmente, na categoria de K1 Cadete João Silva, depois de ter ficado em segundo lugar na 1ª Etapa, venceu a segunda e a terceira etapas sagrando-se Campeão Nacional de Esperanças em K1 Cadetes.
Em Cadetes Femininos, a atleta Ana Pimenta, venceu a sua categoria e todas as etapas sempre destacada, obtendo também o desejado Titulo de Campeã Nacional de Esperanças em K1 Damas Cadetes. Ainda em Cadetes, mas em C2, Mário Vieira e Nuno Quintela obtiveram também vitórias em todas as etapas, subindo também ao mais alto lugar do podium para receber as medalhas de Campeões Nacionais. Ainda em C2 Luís Ferraz e Frederico Lima obtiveram o 3º lugar.
Em Infantis em K2, Cláudia Pereira e Mariana Barros ficaram no 2º lugar e Ana Vieira e Patrícia Sousa foram medalha de bronze. No conjunto das 3 provas, estas atletas foram Vice-Campeãs Nacionais. Em C1, ainda em Infantis, o atleta Renato Trigueiro foi terceiro nesta etapa e sagrou-se vice-campeão nacional equanto João Lima foi 3º classificado no respectivo Campeonato.
No escalão de Iniciados Ana Correia e Bárbara Antunes foram terceiras classificadas na prova e no Campeonato.
O Náutico Limiano, nesta etapa, obteve pódios em todos os escalões um total de 8 medalhas, três de Ouro, uma de Prata e 4 de bronze. Em termos do Campeonato Nacional no conjunto das 3 provas obteve 7 medalhas, 3 de ouro, 2 de prata e duas de bronze.

sexta-feira, junho 26, 2009


Feira do Cavalo
Decorre entre hoje e o próximo domingo mais uma edição, a terceira, da Feira do Cavalo de Ponte de Lima. Do programa constam, entre outros eventos, o Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho e uma Gala do Fado, com a presença de Ana Moura.

quinta-feira, junho 25, 2009


Fernando Pimenta no Europeu de velocidade

Tem início hoje, na cidade alemã de Branderburgo, o Campeonato da Europa de Velocidade em canoagem. Portugal estará presente nesta competição com um total de 10 atletas, entre os quais o limiano Fernando Pimenta, que competirá nas provas rainhas (K1 500 e K1 1000), tendo destronado o olímpico Emanuel Silva, nesta competição relegado para a equipa de K2.
Os resultados podem ser acompanhados no site oficial do campeonato e na Eurosport, que transmitirá em directo as finais de domingo.

quarta-feira, junho 24, 2009

Dia de S. João

Hoje é dia de S. João e tempo para festejar à luz do S. João de Ponte, uma das mais tradicionais e antigas festas de Ponte de Lima.
Como forma de assinalar este evento aqui deixamos um texto sobre a história desta festividade.

terça-feira, junho 23, 2009


Vendidos a uma cervejeira?

Um dos acontecimentos que marcou o dia da Vaca das Cordas foi a tomada de posição contra o Município e a Cervejeira que patrocina as festas, por parte de quatro bares do centro histórico: O Girabola, o Klaustrofobia, O Chusso e o SA. Estes bares mantiveram as suas portas fechadas em noite de festa, em sinal de protesto contra a proliferação de "pseudobares" nestes dias de grande movimento, o que consideram concorrência ilegal.
Esta não é uma questão nova mas, a cada ano que passa, ganha nova acuidade e proporções. De facto, em cada porta ou esquina nasce um bar no dia da festa, que encerra logo que a festa acabe, aparentemente sem grande controlo, com a única condição de vender a cerveja do patrocinador oficial.
É necessário, obviamente, meter ordem na casa, para moralizar esta questão e para devolver a festa a quem também para ela tem contribuido, como é o caso dos bares que fizeram do centro histórico e da zona onde estão implantados, um espaço incontornável em qualquer festa que se realize em Ponte de Lima. Este ano não foram apenas aqueles bares os grandes prejudicados, por estarem encerrados e por não aumentarem o seu volume de negócios. Foram-no também todos aqueles que vieram a Ponte de Lima com a ilusão de ali passarem algumas boas horas de diversão e convívio.
A ideia peregrina de pensar que torneiras há muitas e que, quando uma fechar, sempre existe outra na porta ao lado, pode ser assassina para uma mística que se criou em Ponte de Lima e que a todo o custo não se pode perder.
O primeiro passo poderá ser o de voltar a comprar a festa à cervejeira e devolvê-la a que realmente a faz: o povo!

segunda-feira, junho 22, 2009

Ponte de Lima perde Campelo

Sem surpresas, Daniel Campelo anunciou o seu afastamento da luta pela presidência da Câmara de Ponte de Lima, durante a tradicional "mesa dos Quatro Abades", que ficaram assim sem promessas para o próximo ano. Naquele local estará, em 2010, o próximo presidente da autarquia limiana, quie sairá do leque Vitor Mendes (PP), Filipe Viana (PSD) e António Carlos Matos (PS). A campanha promete uma nova animação, mas o actual vice-presidente da autarquia parte em clara vantagem.
Os Morros de Nóqui

Cláudio Lima apresentou durante a Feira do Livros de Ponte de Lima uma segunda edição, revista e aumentada, da sua obra "Os Morros de Nóqui", que tem por base a experiência do autor em terras do ultramar, em tempos de guerra...
Mais informação sobre esta obra aqui.

domingo, junho 21, 2009

EDL termina época a vencer

As equipas de basquetebol de iniciados femininos e de cadetes masculinos da Escola Desportiva Limiana trouxeram para Ponte de Lima mais duas taças, ao vencerem a Taça Nacional do Minho nível II, nos respectivos escalões.Com efeito, em cadetes masculinos, a EDL defrontou a equipa do SC Braga vencendo por 51-30, ficando apurada para a final a disputar no dia seguinte. No Domingo, no Pavilhão da Universidade do Minho - Braga, a EDL defrontou na final a equipa do Limianos, para decidirem o vencedor da Taça. Foi um jogo sem história, tal a superioridade evidenciada pela EDL, terminando o jogo com uma vantagem pouco usual de 129 - 8.
Em Iniciados Femininos, a EDL B / EB Correlhã, defrontou, nas meias finais, a equipa do Limianos, tendo vencido por 42-37, ficando também apurada para a final , também disputada em Braga, contra o Basquet Barcelos. O jogo da final foi um jogo muito emotivo e disputado cesto a cesto, em que o vencedor apenas foi encontrado no último minuto de jogo, sorrindo a vitória à equipa da EDL B /EB Correlhã, por 50-48.
"Os Limianos" 2009/2010 em marcha

Eleita na passada quinta-feira, a direcção da A. D. "Os Limianos" liderada por José Costa Lima, não perdeu tempo e colocou em marcha o seu projecto para a próxima época. Depois de chegar a acordo com a equipa técnica que orientou os destinos da equipa na época passada, liderada por José Carlos Fernandes, tem praticamente definido o plantel para disputar a série A do nacional da 3ª Divisão, Série A, este ano reduzida a 12 clubes (Limianos, Valenciano, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Marinhas, Fão, Maria da Fonte, Mirandela, Montalegre, Santa Maria, Morais e Amares), sendo de registar a entrada dos recém-promovidos Valenciano, Santa Maria e Morais, do despromovido Mirandela e as saídas para a Série B do Fafe e Joane.

Plantel quase definido

No plantel, relativamente às permanências, continuam a defender as cores limianas Baía, César, Zé Manel, André Pinto, Tanela, João Correia, João Costa, Hugo Costa, Boris, David, Ribeira, Hugo Soares, Miguel e o júnior promovido Fonseca. São aquisições Paulo Pereira (Macedo de Cavaleiros), Ribeiro (Prado), Terroso (júnior Rio Ave), Grosso (junior Varzim) e Patrício (Correlhã).

Por definir estão ainda três jogadores, um guarda-redes, um defesa e um médio.

Tabú desfeito à Mesa dos Quatro Abades

Cumpre-se hoje, mais uma vez, a tradição da "Mesa dos Quatro Abades", com os presidentes de junta das freguesias de Bárrio, Cepões, Vilar do Monte e Calheiros a substituir os ancestrais abades à volta de uma mesa de pedra, onde se discutem os problemas comuns das freguesias.
Mas o assunto forte da Mesa de hoje, primeiro dia de Verão, é a quebra do tabú que vem alimentando Daniel Campelo relativamente à recandidatura à Câmara de Ponte de Lima.
Em tempos o jornal "Alto Minho" anunciou que o autarca não se recandidataria, deixando caminho aberto a Vitor Mendes. Nos dias que se seguiram apenas as vozes do presidente da concelhia, Pires da Silva e de Gaspar Martins se fizeram ouvir, esperando a continuidade do presidente que liderou o Município durante 16 anos.
Por cá, com base nas nossas fontes e em algumas notícias entretanto publicadas, estamos convictos que, de facto, Daniel Campelo não será candidato, provocando algum alvoroço com vista às próximas autárquicas. É que este anúncio apanhará muita boa gente desprevenida, embora pouco venha a mudar no panorama político local, com vista às eleições autárquicas do próximo Outono, já que PSD e PS têm as suas candidaturas definidas e Abel Baptista foi confirmado como cabeça de lista do PP por Viana do Castelo.

Com este cenário, esta retirada de cena de Daniel Campelo é um verdadeiro "golpe" na oposição, apanhada desprevenida, pois só esperava a retirada de Daniel Campelo dentro de quatro anos. Vitor Mendes tem o caminho aberto e a tarefa facilitada...

sábado, junho 20, 2009

Festas em honra de S. João

Sábado, dia 20 de Junho (22h00) Marchas Populares
Domingo, 21 e Segunda-feira, 22 - Salva de Morteiros e Música Gravada durante todo o dia
Terça-feira, 23 (18h30) Sardinhada na Alameda de S. João; (22h00) Actuação do Grupo Musical Alegria Lima
Quarta-feira, 24 de Junho (11h00) Missa; (17h00) Entrada da Banda de Música de Ponte de LIma no Largo de Camões; (17h30) Entrada da Fanfarra dos B. V. de Ponte de Lima no recinto das festas; (18h00) Procissão; (19h45) Charanga Popular no Largo de S. João.

Festa da Vinho Verde
Realiza-se este fim-de-semana a 19ª edição da Festa do Vinho Verde, uma organização da Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima. O programa pode ser consultado aqui.
Candidatos do PSD visitam comércio local
Os candidatos do PSD à Câmara e Assembleia Municipal, Dr. Filipe Viana e Dr. Paulo Morais, respectivamente, vão realizar, hoje, dia 20 de Junho de 2009, a partir das 10.30 horas, uma visita ao comércio local do Centro Histórico de Ponte de Lima, no sentido conhecer melhor as dificuldades que afectam os comerciantes e partilhar algumas linhas orientadoras para o sector, que vão integrar o programa do PSD nas próximas eleições autárquicas.

Torneio de Futsal de Fontão

Vai realizar-se o IV Torneio de Futsal de Fontão, organizado pela Associação Desportiva de Fontão. As equipas participantes disputarão um prémio de 500 euros. As inscrições poderão ser realizadas até dia 28 de Junho (data do sorteio), tendo o torneio inicio no dia 1 de Julho.

sexta-feira, junho 19, 2009

Assembleia Municipal

Realiza-se hoje, pelas 21h00 a sessão ordinária de Junho da Assembleia Municipal de Ponte de Lima cujo edital e respectiva ordem de trabalhos pode aqui ser consultado. Nesta reunião será discutida uma proposta do PSD sobre a saúde no concelho de Ponte de Lima. Curiosamente, o grande assunto da actualidade da saúde no concelho - a saída dos médicos de medicina interna do Hospital - passa ao lado desta proposta.
Por proposta da CDU será também discutido um ponto intitulado "Os pólos industriais e a sua viabilidade no desenvolvimento económico e social do concelho", procurando alguma reflexão sobre o trabalho da autarquia neste capítulo.

Limiana nas bancas

Está já nas bancas mais uma edição, a número 13, da Revista "Limiana", editada pela Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa.
Deste número constam os seguintes assuntos: Editorial: O Associativismo Regional aos olhos de hoje – O exemplo da Casa do Concelho de Ponte de Lima(Irene Vieira Rua); Estrofe n.º 135 do Canto III de “Os Lusíadas”, alusiva à Fonte das Lágrimas, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, onde se viveram os amores proibidos do príncipe D. Pedro por D. Inês de Castro; Fim dos Sócios Auxiliares – Um gesto nobre da Casa do Concelho de Ponte de Lima(João Gonçalves – Presidente da Direcção da CCPL); Celebração da Páscoa na Casa do Concelho de Ponte de Lima(Irene Vieira Rua); Poema “Páscoa”, de António Manuel Couto Viana; Banda de Música de Estorãos, Ponte de Lima – 1.º Aniversário(José Manuel Araújo); Página Literária: “Figuras Limianas” – património intelectual do limianismo(José Cândido de Oliveira Martins); “O Circo em Ponte de Lima”(José Sousa Vieira); Mariana Júlia da Silva Freitas Coelho de Menezes e Vasconcelos – Uma poetisa pontelimesa desconhecida(António Manuel Couto Viana); Os Voluntários de Ponte de Lima – Uma história com 125 anos
(João Carlos Gonçalves); 5.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima(Fotografias de Amândio de Sousa Vieira); “Súplica de D. Inês de Castro” – Uma pintura redescoberta; Dos amores de Inês de Castro e de D. Pedro à crise política de 1383-1385(Rui Delgado); 1.ª Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima; Ex-votos Pintados – O Apelo e a Graça(José Velho Dantas); Freguesias do Concelho de Ponte de Lima – Calvelo(Manuel da Silva Alves [Cláudio Lima]); Solares de Portugal – Casa de Anquião; Bicicletas urbanas em Ponte de Lima; Município de Ponte de Lima institui figura de “Embaixador de Ponte de Lima; ”Hortas Urbanas – Novo projecto do Município de Ponte de Lima; Vinho “Loureiro”, da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, premiado com duas Medalhas de Bronze, em 2009; Exposição “Encompassing the Globe – Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII”, no Museu Nacional de Arte Antiga, de 9 de Julho a 11 de Outubro de 2009.

quinta-feira, junho 18, 2009

Obra do Arnado embargada!

Foi a notícia que correu ontem de manhãzinha pela vila de Ponte de Lima. A tão falada e polémica obra de reconstrução do bar do Arnado foi embargada.
"Os Limianos" em Assembleia Geral

A Associação Desportiva "Os Limianos" reúne hoje em assembleia-geral, com início marcado para as 21h30 na Biblioteca Municipal. Da ordem de trabalhos fazem parte a aprovação de contas relativas à época anterior e a eleição dos corpos gerentes para a nova época.

quarta-feira, junho 17, 2009


António Feijó

Enquanto está patente na Biblioteca Municipal uma exposição alusiva aos 150 anos do nascimento do grande poeta limiano António Feijó, decorreu no âmbito da Feira do Livro de Ponte de Lima , a apresentação da obra"Viajar com... António Feijó", da autoria do também limiano José Cândido Martins, autor que tem estudado exaustivamente a obra e a vida do poeta, com várias edições dadas à estampa nos últimos anos, onde destacamos a reedição das "Poesias Completas" e as "Poesias Dispersas e Inéditas".
Nesta nova obra, inserida num projecto mais alargado da Direcção Regional de Cultura do Norte, o leitor pode dar um belíssimo passeio pela obra de António Feijó e pelos locais por si calcorreados na vila e concelho de Ponte de Lima, sentindo os afectos, a amizade, os odores e os sabores desta terra que tanto amamos.

Futebol em debate

Um Colóquio/Debate sobre futebol, promovido pelo Grupo Desportivo de Bertiandos, terá lugar no próximo dia 19 de Junho, pelas 21.00 horas na sede da Junta de Freguesia de Bertiandos. Trata-se de uma iniciativa que visa promover a modalidade e que contará com a presença de treinadores do distrito de Viana do Castelo, nomeadamente o Rogério Gonçalves (ex técnico do Sporting de Braga, Beira-Mar, Naval 1º de Maio, Vianense e Limianos), Carlos Cunha (Técnico do Atlético Valdevez), Alberto Fernandes (Técnico do Valenciano) e Carlos Fernandes (Técnico de "Os Limianos").

terça-feira, junho 16, 2009


Teresa à Descoberta da Idade Média

"Teresa à Descoberta da Idade Média" é o segundo livro dedicado a dar a conhecer aos mais novos a história limiana. Desta feita é abordada a idade média, com um passeio pela história e pelos principais monumentos limianos, sempre na companhia da simpática Teresa.
A edição é do Município de Ponte de Lima e o texto é da autoria de Cristiana Freitas e Ana Carneiro, dois elementos da equipa técnica municipal.
O primeiro volume desta série intitulava-se "Teresa e a Coroa do Tempo" e foi distribuído no Dia de Ponte de Lima, 4 de Março.
Um Embaixador de Ponte de Lima?


Fernando Braz não é limiano. É um aguedense que partilha o seu coração entre a terra natal e Ponte de Lima.
O Município de Ponte de Lima criou recentemente a figura do Embaixador de Ponte de Lima, que será atribuída a todos aqueles que, noutras paragens promovem esta nossa querida terra. Fernando Braz, Homem humilde, nunca escondeu a sua paixão por terras limianas. Se dúvidas houvesse, o seu livro "Poemas da Minha Lavra", editado no corrente ano, dissipa-as:


Como invejo, vila linda, os teus encantos,
As pedras negras, essência do teu ser,
Poder chamar-te minha, como tantos
Que tiveram privilégio de aqui nascer!


Quando o sol te projecta no Rio Lima,
És um lindo quadro de aguarelas,
És encanto, és sonho, és poesia,
És, a vila mais linda, das mais belas!


Além desta poesia intitulada "A Ponte de Lima", muitas outras retratam esta terra e as suas figuras ilustres.
Aqui está um excelente Embaixador!

segunda-feira, junho 15, 2009


Querem acabar com o Hospital?

A partir de hoje, os médicos de Medicina Interna deixam de prestar serviço no Hospital de Ponte de Lima, ao mesmo tempo que se verificará uma redução do número de enfermeiros no serviço de urgência. Depois da deslocalização de serviços como o de fisioterapia, o esvaziamento de especialidades como a geriatria, a tentativa de fechar o serviço de urgência, mais uma machadada no hospital de Ponte de Lima é hoje dada.
Será que nem uma palavra será ouvida do lado dos Paços do Concelho? A única posição pública surgiu apenas pela mão do Deputado e Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima Abel Baptista.

Petição pelo Hospital Conde de Bertiandos

Por cá, lemos e assinamos a petição online: «Pelo Hospital Conde deBertiandos» em


por concordarmos com o seu teor e entendermos que está a ser perpetrado um ataque a uma das mais importantes instituições de Ponte de Lima. Por isso exortamos todos os leitores deste espaço a fazê-lo no endereço acima transcrito e a divulgar esta forma de luta por aquilo que nos pertence.

Actualização (2009.06.15)
A saída dos médicos de medicina interna foi adiada por uma semana, para o dia 22 de Junho.

domingo, junho 14, 2009

António Carlos Matos candidato do PS à Câmara de Ponte de Lima

Começa a ficar definido o panorama político local, com vista às próximas autárquicas. Enquanto se aguarda a definição da recandidatura de Daniel Campelo (falta menos de uma semana para o final da Primavera, momento definido pelo próprio como limite para o anúncio da sua decisão), depois de anunciada a candidatura de Filipe Viana pelo PSD, chegou agora a vez do Partido Socialista definir o seu candidato, devendo a escolha recair no advogado limiano António Carlos Matos, de acordo com fontes socialistas, naquele que será um regresso à política activa.
Para a Assembleia Municipal o PS apresentará Agostinho Freitas, enquanto que o PSD terá Paulo Morais, antigo Vereador da Câmara do Porto como cabeça de lista.

sábado, junho 13, 2009


Plantel praticamente definido no hóquei de "Os Limianos"

Terminada a época 2008/2009, está já praticamente definido o figurino que a Associação Desportiva "Os Limianos" irá apresentar na próxima época, no nacional da 2ª Divisão, Zona Norte.
Garantida que foi a continuidade do técnico Pedro Mendes, os dirigentes conseguiram a manutenção de todo o plantel, com excepção de Tiago que irá trabalhar para fora do país, o que o impossibilitará de praticar hóquei na próxima época.
Além dos elementos que transitam da época transacta, foi já garantida a contratação dos atletas Miguel Soares, avançado e melhor marcador da sua ex-equipa na época anterior, e Nuno Alves um defesa/médio, ambos provenientes do Famalicense.
Para completar o seu valioso plantel, resta a "Os Limianos" apenas a contratação de mais um jogador.

sexta-feira, junho 12, 2009


Concurso Internacional de Saltos

Decorre entre hoje e domingo, na Expolima, o Concurso Internacional de Saltos de Ponte de Lima, uma oportunidade de ver em acção alguns dos melhores saltadores nacionais e internacionais.
Esta prova que terá um prize-money recorde de 165000 euros e quatro provas pontuáveis para o Ranking Mundial.
A Federação Equestre Internacional decidiu incluir o CSI Ponte de Lima nas provas qualificativas para o Campeonato da Europa de 2009. Estão assim comprovadas as qualidades das infra-estructuras do recinto da EXPOLIMA em Ponte de Lima para albergar grandes eventos equestres internacionais.



Obras na Expolima
Com vista à "Feira do Cavalo" que decorrerá no último fim-de-semana do corrente mês e ao Concurso de Saltos Internacional, que se realizará a 13 e 14 de Junho, decorrem em grande rítmo obras de beneficiação e alargamento de espaços na Expolima, onde se destaca uma estrutura permanente para restauração, no local até agora ocupado por uma tenda.

quinta-feira, junho 11, 2009





O outro lado dos tapetes

Os belos tapetes que puderam ser admirados durante o Dia do Corpo de Deus nas ruas de Ponte de Lima têm uma outra face. A face de quem os constrói, horas a fio, pela noite fora, enquanto a diversão é a tónica no centro histórico de Ponte de Lima.
O espírito de sacrifício e a generosidade destas dezenas de pessoas anónimas da vila de Ponte de Lima merece ficar bem registada.


Vaca das cordas 2009. Debaixo de chuva...

Monumento ao Rio Lethes

Nada temos contra a alusão à Lenda e ao facto dessa alusão ser feita em Ponte de Lima. A lenda é do Rio Lima, ou Lethes como era denominado no passado, não é pertença de qualquer Município (vide alusão de Defensor Moura), pelo que pode ser objecto de representação desde Xinzo de Lima até à foz, em Viana do Castelo. Mas a qualidade dos materiais, a qualidade artística e o respectivo enquadramento deixam muito a desejar...

quarta-feira, junho 10, 2009


"Vaca das Cordas" no JN de 7 de Junho
Tapetes floridos do Corpo de Deus

Durante a noite de 10 para 11 de Junho, as ruas da vila serão engalanadas com tapetes floridos, por onde passará na quinta-feira, dia do Corpo de Deus, a procissão.
Estes tapetes são obra dos moradores das diferentes ruas do centro histórico de Ponte de Lima, cuja generosidade tem permitido manter esta tradição ano após ano.
De realçar o papel das Junta de Freguesia de Ponte de Lima, na dinamização deste interessante e apreciado trabalho, onde o Município de Ponte de Lima contribui financeiramente para suportar os gastos com materiais e com a necessária logística de iluminação.

terça-feira, junho 09, 2009


Vaca das Cordas

A inconfundível e tradicional "Vaca das Cordas" sairá mais uma vez do curro da Casa d'Aurora na quarta-feira, dia 10 de Junho, pelas 18h30, um feriado nacional que deverá trazer a Ponte de Lima muitos amantes desta secular tradição.

Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes

A cerimónia de inauguração do Monumento Evocativo do Rio Lethes - O rio do esquecimento, terá lugar no dia 10 de Junho, pelas 16h00, nas margens esquerda e direita do Rio Lima. Meia hora depois será apresentada a publicação " A Via XIX em Território Limiano", da autoria do Prof. Doutor Carlos Brochado de Almeida, cerimónia que terá lugar na margem direita, junto do monumento do General Decius Junius Brutus.
No dia 14 de Junho, será representada uma peça da Lenda do Rio Lethes (Travessia do Rio), pela Asociación Cultural Civitas Limicorum, de Xinzo de Limia e pela Associação "Unhas do Diabo", de Ponte de Lima, que terá lugar nas margens esquerda e direita, em frente à vila.

segunda-feira, junho 08, 2009



Figuras Populares de Ponte de Lima

O penúltimo dia da Feira do Livro foi marcado pela apresentação pública da obra "Figuras Populares de Ponte de Lima" de Luís Dantas, numa edição do Município de Ponte de Lima.
No prefácio, João Alpuim Botelho refere que este livro vem completar o "Figuras Limianas", editado no âmbito do projecto Terra Rica da Humanidade, com "as figuras populares, para muitos anónimas, mas cheias de Alma e dessa humanidade que agora se celebra".Para nós foi um reviver de Homens e Mulheres que marcaram a nossa infância e adolescência, um fixar de momentos que corriam o risco e diluir-se na névoa do tempo.
Luís Dantas, num trabalho de longos anos, parte dele publicado no Cardeal Saraiva, e com uma escrita simples mas cuidada, do povo e para o povo, levou-nos até à meninice e deu-nos a possibilidade de fazer chegar essas vivências e estas figuras aos vindouros: Lourenço "O Preto", Pinta Ratos, Zé Pilauta, João da Luciana, Caetano Ferrajola, João da Bomba, O Fazenda, O João da Barca, A República, Joaquinzinho, O Sucateiro, O Mário, O Guerrinha, O Zé POvo, Zé Caraitas, São Roque, Pai Quim, Manel Cauteleiro, João da Mena, João Nabiça, Zé Ferreiro, O Cachadinha, O Se Luís, Zé Brandão, O Néu Franquinha, As Lavadeiras do Lima

Apresentado cartaz e programa das Feiras Novas

Decorreu na sexta-feira, dia 5 de Junho, no Largo de Camões, a apresentação do cartaz e programa das festas do concelho de Ponte de Lima 2009.
O cartaz é da autoria do jovem arquitecto limiano André Rocha e retrata de uma forma fiel, com os seus aspectos mais significativos, a festa limiana, uma das maiores e mais castiças romarias do Minho.
Presente esteve também o cantor e compositor Vitorino, uma presença repetida, depois da vivência das festas do ano anterior.
Usaram da palavra Franclim Sousa, Presidente da Associação das Feiras Novas e da Comissão de Festas, André Rocha e Daniel Campelo.

domingo, junho 07, 2009

Resultados locais das Europeias

Depois da vitória do PSD a nível nacional, constata-se também a superioridade do partido laranja na freguesia sede do concelho, no concelho de Ponte de Lima e no distrito de Viana do Castelo




.
Campeonato Nacional de Maratona

Decorreu este fim-de-semana em Coimbra o Campeonato Nacional de Maratona, onde o Clube Náutico de Ponte de Lima marcou presença e obteve resultados de relevo. Colectivamente o Clube Náutico sagrou-se, mais uma vez, campeão nacional e consegue a fantástica marca de dois anos sem perder colectivamente qualquer competição.
Em termos individuais de registar o título de campeão nacional obtido por Nuno Barros, C1 e C2 Sénior, este último em parceria com Luís Capitolina, Ana Pimenta, K1 e K2, este em parceria com Sandra Nunes e Roberto Martins em K1 Júnior.
As presenças no pódio foram as seguintes:
K1 Cadete - 2º João Silva
K1 Cadete Fem. - 1º Ana Pimenta
K1 Junior - 1º Roberto Martins
C1 Sénior - 1º Nuno Barros; 3º Francisco Oliveira
C1 Junior - 2º Rui Lacerda
K2 Cadete Fem - 1º Ana Pimenta e Sandra Nunes
K2 Junior - 2º Roberto Martins e Fábio Caetano
C2 Sénior - 1º Nuno Barros e Luís Capitolina


Foi feita justiça em Fafe

Fafe, 0 - Limianos, 2
"Os Limianos" alinharam com: João Pedro, Zé Manel, Boris, Bruno Graça, André Pinto (César oas 70'), Miguel (Marcos aos 65'), Rui Alves, Dionísio (João Correia aos 75'), Ribeira, Bruno, Tanela.
Golos: Rui Alves e João Correia

Depois de um jogo interrompido no início da segunda parte quando "Os Limianos" venciam por 2-0 e de uma derrota nos derradeiros minutos do encontro, finalmente a equipa de POnte de Lima venceu em Fafe, encerrando da melhor maneira a sua participação no nacional da 3ª Divisão.
O resultado acabou por dar expressão ao maior domínio da equipa limiana, sobretudo na primeira parte, embora os golos surgissem apenas nos derradeiros munitos do encontro, aos 80 e 90 minutos, respectivamente.
Hóquei em Patins - Formação

1ª Jornada do Torneio de Encerramento Iniciados
A.D. “OS LIMIANOS 4–11 HC Braga
Equipa da A.D “OS LIMIANOS”: João Ferreira, Hugo Ferreira, Davide Gonçalves, André Fernandes, Flávio Dantas (2), Mário Alves, João Teixeira, Mário Sousa (2), Óscar Oliveira.
Treinador: Pedro Matos


1ª Jornada do Torneio de Encerramento Escolares
A.D. “OS LIMIANOS 8-0 HC Braga
"Os Limianos" alinharam com: Fábio Pinto, Pedro Costa (1), Francisco Pereira, Miguel Vieira (2), Mariano Pires, Pedro Sampaio, Nuno Antunes, Eduardo Azevedo (4), Pedro Marinheiro (1)
Treinador: Sérgio Bastos

sábado, junho 06, 2009

Figuras Populares de Ponte de Lima

A obra "Figuras Populares de Ponte de Lima" é hoje apresentada, pelas 17h00, na Expolima, integrada no programa da Feira do Livro, e estará a cargo do Dr. João Alpuim Botelho.
Campo do Vitorino de Piães requalificado

O campo de jogos do Grupo Desportivo de Vitorino de Piães vai ser requalificado com a instalação de um tapete sintético, obra que dotará aquele espaço de melhores condições para o desenvolvimento da sua actividade, com especial relevo para a formação.
Para o efeito foi aberto concurso público para a realização da obra, na reunião do executivo municipal de 1 de Junho.
Com este recinto de jogos serão 5 os recintos de relva sintética existentes no concelho de Ponte de Lima: Campo do Triunfo, Campo das Lagoas (Bertiandos), Campo do Cruzeiro, Correlhã e, agora, Vitorino de Piães.

sexta-feira, junho 05, 2009

Campeonato Nacional de Maratonas

Realiza-se nos dias 6 e 7 de Junho o Campeonato Nacional de Maratonas em canoagem. O Clube Naútico de Ponte de Lima estará presente e é, obviamente, um forte candidato à vitória final, reeditando o êxito de 2008.
A competição terá lugar no Rio Mondego, em Coimbra.
Exposição "Vaca das Cordas"


Estará patente entre os dias 6 e 15 de Junho, na Capela das Pereiras, uma exposição de fotografia de Duarte Antunes, subordinada ao tema "Vaca das Cordas".
Na Casa do Arnado pode também ser visitada uma exposição de fotografia sobre o Festival de Jardins de Ponte de Lima.
Desporto para o fim-de-semana

Na última jornada da série A do nacional da 3ª Divisão - Grupo da subida, "Os Limianos" deslocam-se a Fafe, encerrando uma época muito positiva.

A contar para a última jornada da 1ª Divisão da A. F. de Viana do Castelo, as equipas limianas disputam as seguintes partidas:
Águias de Souto - CSP Moreira
Vitorino de Piães - Gandra
Chafé - Moreira do Lima
Bertiandos - Moledense
Fachense - Vila Fria
Cartaz das Feiras Novas

André Flávio Rocha é o autor do cartaz das Feiras Novas, que será hoje apresentado às 18h00, no Largo de Camões. Quanto ao programa, estará na senda dos anteriores.

quinta-feira, junho 04, 2009




Feira Medieval - um comentário

A Feira Medieval de Ponte de Lima, com periodicidade bi-anual, teve como principal novidade a concentração de actividades e feira no espaço do areal.
Se, por um lado, devolve a feira ao seu espaço de sempre, por outro lado esta opção retirou alguma espectacularidade, envolvência e até mística à Feira Medieval, pois o centro histórico de Ponte de Lima tem condições fantásticas para acolher eventos deste tipo. A feira, neste particular ficou claramente a perder, como a perder ficou a animação do centro histórico que estava deserto enquanto a feira decorria no areal.
Comenta-se que a mudança terá ficado a dever-se a reacções adversas de um pequeno grupo de comerciantes, que se consideravam prejudicados pela presença de tendas junto aos seus estabelecimentos. Não concordamos com esta perspectiva e a prova foi dada este ano. A atitude correcta dos comerciantes era associar-se ao espírito da feira, montar os seus próprios espaços e adaptar aos seus produtos às circunstâncias. Assim, ganhariam todos.
A feira atraiu muita gente, animou Ponte de Lima durante três dias, tem pernas para andar e grande potencial de crescimento e desenvolvimento.

quarta-feira, junho 03, 2009







Festival de Jardins 2009



terça-feira, junho 02, 2009


Inaugurado o Festival de Jardins 2009

Num dia extremamente quente, foi inaugurado na sexta-feira, dia 29 de Maio, o Festival de Jardins de Ponte de Lima, este ano subordinado ao tema Artes no Jardim.
Junto a Daniel Campelo, esteve o Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, que elogiou a iniciativa que, segundo Daniel Campelo, custa zero cêntimos ao Município, através do contributo dos patrocinadores do evento, que estará patente até 31 de Outubro próximo.
O objectivo para o corrente ano é ultrapassar os mais de noventa mil visitantes da edição 2008.
Entretanto está já definido o tema para 2010: O Caos no Jardim.

segunda-feira, junho 01, 2009


António Feijó nasceu há 150 anos

Passam hoje 15o anos do nascimento do poeta e diplomata António Feijó, o maior vulto da poesia nascido em Ponte de Lima.

António Joaquim de Castro Feijó (1859-1917) nasceu em Ponte de Lima e faleceu em Estocolmo. Estudou Direito em Coimbra, ingressando na carreira diplomática. Exerceu cargos diplomáticos no Brasil e na Suécia. Casou com uma senhora sueca, que morreu prematuramente. Fundou em 1880 na cidade de Coimbra, com Luís de Magalhães, a Revista Científica e Literária. Colaborou nas revistas Arte, A Ilustração Portuguesa, O Instituto, Novidades, Museu Ilustrado, etc. Como poeta, António Feijó é habitualmente ligado ao Parnasianismo. Obras: Transfigurações (1882), Líricas e Opulentas (1884), À Janela do Ocidente (1885), Cancioneiro Chinês (1890), Ilha dos Amores (1897), Bailatas (1907), Sol de Inverno (1922), Poesias Completas de António Feijó (1940).
in http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/afeijo.htm

A nossa prenda: Versão Integral em PDF de "Sol de Inverno"

Viajar com António Feijó
É hoje apresentado, pelas 18h00 no Auditório Municipal, o livro "Viajar com António Feijó", da autoria de José Cândido Martins, uma co-edição da editora Caixotim e da Direcção Regional da Cultura Norte / Ministério da Cultura.