quinta-feira, abril 30, 2009

Indicador de Desenvolvimento Municipal

Conclusões

Depois de termos apresentado os resultados parcelares, correspondentes a cada um dos indicadores, fazemos agora uma pequena súmula das performances de Ponte de Lima neste indicador, publicado por http://www.guiadeportugal.pt/.

Investimento Municipal - 208º lugar nacional e 8º distrital

Cidadania - 127º navional e 3º distrital

Capacidade de influenciar o exterior - 47º nacional e 2º distrital

Dinamismo económico - 147º nacional e 4º distrital

Ambiente e qualidade de vida - 5º nacional e 1º distrital

Serviços de apoio às populações - 264º nacional e 10º distrital

Potencial demográfico - 121º nacional e 3º distrital

Geral - 28º nacional e 1º distrital

Globalmente, Ponte de Lima atinge um resultado interessante, com um 28º lugar entre todos os municípios portugueses, o melhor resultado do distrito. este resultado é claramente catapultado pelos items "Ambiente e qualidade de vida" e "Capacidade de influencar o exterior".
Largo caminho a percorrer tem os items "Investimento Municipal" e Serviços de Apoio às populações", onde os resultados se encontram muito abaixo da média nacional e, certamente, das expectativas da populações.



Granihouse em destaque no Público

quarta-feira, abril 29, 2009

Viajar com escritores

A editora Caixotim já editou cerca de catorze títulos desta série, uma obra que fala de ambientes, paisagens, monumentos, tradições e costumes associados aum grande nome da literatura, associado ao Norte do país. Depois de nomes como Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro, António Nobre e Guerra Junqueiro, está na forja um dedicado a António Feijó.
Cá o esperamos, ansiosamente, no 150º aniversário natalício.
TGV sem luta?


A Assembleia Municipal de Ponte de Lima aprovou a constituição de uma Comissão de Acompanhamento o processo de passagem do TGV pelo concelho de Ponte de Lima. Pode ser uma forma de mantermos o concelho dentro do processo e de procurar minimizar os nefastos efeitos que esta obra trará para Ponte de Lima. Infelizmente, a comissão será apenas constituída por elementos da maioria e Presidentes de Junta. Uma questão como esta merecia um amplo consenso, mas parece que a proximidade de eleições impede aproximações entre as forças partidárias locais.

Menos activo e interventivo está o Presidente do Município, Daniel Campelo, de quem os limianos esperavam uma defesa feroz dos interesses do concelho e da minimização dos custos do TGV. Pois as mais recentes declarações não indiciam essa postura:

"Ao menos, não nos limitávamos a ficar a ver o comboio passar. Se houvesse aqui um ponto de embarque de passageiros e/ou de mercadorias, isso aumentaria a atractividade e a competitividade do concelho".

A possibilidade (não é uma certeza, portanto sem prazos) da construção de um apeadeiro em Ponte de Lima (para o TGV ou outro tipo de comboios, se for tomada a decisão de abandonar a exclusividade da linha para a alta velocidade), foi o suficiente para Daniel Campeolo suavizar o seu discurso e, aparentemente, aceitar de bom grado as imposições da RAVE.
Trata-se de uma grande perda para os limianos, que não vêem com bons olhos o traçado proposto para o TGV nos limites do concelho. Daniel Campelo pode ter abandonado a luta, não se sabe bem a troco de quê...
Por outro lado, parece evidente a preferência de Daniel Campelo pelo traçado nascente, bem dentro da zona urbana de Ponte de Lima. O "Expresso" de 18 de Abril reproduzia declarações suas: "A nossa aposta na paisagem e no ambiente é tmbém uma aposta económica de desenvolvimento".
Apesar de terem pouco tempo, parece longínquo o sentimento de Campelo, quando afirmava que "o bem do país não pode ser construído à custa do mal do concelho".

Como referia Nuno Matos, resignou-se...

terça-feira, abril 28, 2009


Pedro Barroso no 1º de Maio

O 1º de Maio vai ser festejado em Ponte de Lima na companhia de Pedro Barroso, cantor e autor português, que actuará no Teatro Diogo Bernardes pelas 21h30, um concerto integrado nas comemorações dos 40 anos de carreira do artista. A biografia do autor pode ser consultada aqui e o site oficial aqui.




Não será necessário tomar medidas?

segunda-feira, abril 27, 2009

Festival de Tunas


No dia 30 de Abril, no Teatro Diogo Bernardes, tem lugar o Festival de Tunas "Esgota Pipas", organizado pela TUNESA da Escola Superipor Agrária de Ponte de Lima, que promete muita animação e boa disposição.
Concerto pela Banda de Moreira do Lima

Exposição 25 de Abril



As Lagoa já rolam...


25 de Abril em Ponte de Lima




domingo, abril 26, 2009

Resultados do fim-de-semana

Hóquei em Patins
Limianos garantem manutenção !

Mealhada, 4 - Limianos, 5
O Limianos foi vencer, pela margem mínima, ao recinto do último classificado, mas não teve a tarefa fácil. A equipa do Limianos entrou melhor no encontro e marco cedo. No entanto, sofreria o golo do empate de grande penalidade, que mercê de um erro defensivo de "Os Limianos" se adiantou no marcador. A reacção limiana não de fez esperar e conseguiu chegar ao intervalo na frente do marcador.
Os locais arrancaram forte na segunda metade e alcançaram o empate. No entanto, "Os Limianos" fizeram dois golos, conseguindo uma vantagem mais confortável, apenas reduzida perto do final, fixando o resultado final.
Com este resultado, "Os Limianos" garantiram, matematicamente, a manutenção.

Futebol

Vieira, 3 - Limianos, 1
"Os Limianos" alinharam com: João, Bruno, Boris, César, Hugo Costa, André Pinto, Dionísio (Rui Alves aos 74'), Hugo, Miguel, Tanela (João Correia aos 78') e Ribeira (Marcos aos 60').

Primeira parte joada a meio campo, sem grande motivos de interesse, mas com a equipa da casa mais pressionante e a procurar colocar-se na frente do marcador. A cinco minutos do intervalo, o Vieira adianta-se no marcador, numa jogada de puro contra-ataque, que surpreendeu toda a equipa de "Os Limianos". Com este resultado, chegou o intervalo, que premiava a equipa que atacou mais, embora sem grande eficácia.
A equipa de Ponte de Lima tentou corrigir o resultado negativo na segunda parte, mas aos vinte minutos o Vieira faz o 2-0 e sentencia a partida, ficando as coisas ainda mais difíceis quando pouco depois Hugo é expulso por acumulação de amarelos. No entanto, Miguel consegue em jogada individual fazer o 2-1 aos 73 minutos de jogo, relançando a partida. A reacção não chegou a ser colocada no terreno, pois o Vieira na joga subsequente fez mais um golo, colocando o resultado em 3-1.
O resultado premeia a equipa que mais fez pela vitória.

Associação de Futebol de Viana do Castelo

Divisão de Honra (última jornada): Távora, 1 - Correlhã, 1.O Valenciano sagrou-se campeão e garantiu o regresso aos nacionais, depois de vencer em Melgaço por 2-1. Com os resultados da última jornada, o Correlhã termina o campeonato em sexto lugar.
1ª Divisão: Moreira do Lima, 4 - Gandra, 3; Neiva, 1 -Águias de Souto, 0; Darquense, 0 - Vitorino de Piães, 0; Fachense, 1 - Bertiandos, 2

Iniciados: Âncora Praia, 0 - Limianos A, 1; Limianos B, 1 - Valdevez, 1
Infantis: Friestense, 0 - Limianos A, 5; Limianos B, 1 - Ponte da Barca, 2; Limianos C, 0 - Barroselas, 1
Escolas: Chafé, 5 - Limianos A, 2; Limianos B, 0 - Paçô, 3

Futsal: Santa Luzia, 5 - Neiva, 3; Peladeiros, 5 - Fontão, 4

Morreu o "Leão de Génova"

Faleceu na passada sexta-feira Virgílio, ex atleta do F. C. do Porto, conhecido como o "Leão de Génova" pelo seu desempenho num Itália - Portugal e que nos últimos tempos da sua vida esteve ligado ao lar de jovens futebolistas do clube da cidade Invicta.
Aspecto menos conhecido e não referenciado pelos jornais de tiragem nacional, foi a sua carreira de treinador, onde se cruzou com Ponte de Lima e "Os Limianos", em que orientou a equipa sénior na década de oitenta.

MAIS UMA VEZ VENCEDOR DA TAÇA DE PORTUGAL DE MARATONAS

No sábado dia 18 de Abril, na Vila da Torreira, realizou-se a segunda e última prova da Taça de Portugal de Maratonas. Depois da primeira prova, realizada em Lagoa – Algarve, o Clube Náutico de Ponte de Lima voltou a vencer a segunda, com uma diferença de 70 pontos para o segundo classificado.
A classificação foi a seguinte: 1º - Clube Náutico de Ponte de Lima, 256 Pontos; 2º - Clube Náutico de Prado, 186; 3º - Clube Náutico de Crestuma, 163; 4º - Liga Dura – Cec, 143; 5º - GCDR Gemeses, 133.

Três anos consecutivos a vencer a TAÇA DE PORTUGAL

Depois de ter vencido as duas provas, sempre com uma vantagem considerável, o Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se vencedor Taça de Portugal, com uma vantagem o segundo classificado de 233 Pontos. De realçar também que o Clube venceu esta competição nos últimos três anos, vencendo todas as provas que a constituíram.
Classificação Final da Taça de Portugal: 1º Clube Náutico de Ponte de Lima, 562 Pontos; 2º Liga Dura Cec, 329; 3º Clube Náutico de Crestuma, 315.
Para este sucesso Colectivo muito contribuíram os excelentes resultados individuais dos atletas limianos, apesar de o Náutico Limiano não poder contar com cinco atletas em estágio nas equipas nacionais: Fernando Pimenta, Nuno Barros, Cristiana Pona, Joana Sousa e Diogo Lacerda, que na primeira prova da Taça de Portugal no Algarve, obtiveram 3 primeiros e um segundo lugar.
Ana Pimenta em K1 Damas Cadetes, venceu a sua prova confirmando o bom momento que atravessa com uma vitória destacada. Em C2 Séniores, os atletas Ivo Baptista e Nuno Freitas não fizeram por menos e venceram a sua prova com um tempo de 1 hora 43 minutos, deixando os segundos classificados a dois minutos. Em C1 Júnior Rui Lacerda voltou a demonstrar o seu valo,r ao realizar uma excelente prova sempre destacado na frente da regata terminando isolado. Os atletas Roberto Martins e Fábio Caetano também venceram em K2 Júniores, controlando a prova desde o início terminando isolados, com 1 minuto e 53 segundos de diferença para o segundo classificado.
No segundo lugar do pódio classificaram-se João Silva em K1 Cadetes, Francisco Oliveira em C1 Sénior, Sara Lacerda e Sandra Nunes em K2 Damas Cadetes.
Com medalha de bronze nesta ficaram ainda os atletas Nuno Quintela e Luis Ferraz em C2 Cadetes e as atletas Seniores Rosa Dantas e Joana Borges.
O Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se vencedor da Taça de Portugal de Maratonas e em, termos Individuais, obteve 4 Medalhas de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze.
Hóquei em Patins - Formação

4ª Jornada da Taça Regional do Minho em Juniores (Jogo em atraso )

A.D. "OS LIMIANOS 6-3 FAMALICENSE
Equipa da A.D "OS LIMIANOS": Bruno Fernandes, Tiago Sacuenga, João Menezes, Filipe Lima, Luís Lopes (3) , António Ferreira (1), Luis Morais (2), Pedro Morais
Treinador : Paulo Morais


11ª Jornada da Taça Regional do Minho em Escolares

A.D. "OS LIMIANOS 6-1 H C BRAGA
"Os Limianos" alinharam com: Fábio Pinto, Mariano Pires, Francisco Pereira, Pedro Marinheiro (2), Pedro Belchior, Pedro Sampaio, Nuno Antunes, Eduardo Azevedo (4), Pedro Sampaio
Treinador: Sérgio Bastos

sábado, abril 25, 2009

Juniores Masculinos em 3º na Taça Nacional

A equipa de juniores A da EDL terminou a sua participação na XIII Taça Nacional depois de receber, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, a sua congénere do VSC Guimarães. Foi um jogo em que cedo a EDL evidenciou a sua superioridade e que terminou com a vitória da equipa da casa por 85-61.
Com esta vitória a EDL assegurou o 3º lugar na presente edição da Taça Nacional, juntando assim esta excelente classificação ao título de Campeão Distrital.
Rastreio do Cancro Gástrico


O Rotary Club de Ponte de Lima dá continuidade à sua iniciativa do Rastreio do Cancro Gástrico, desta feita na freguesia da Seara, no próximo dia 26, a partir das 9h00.

sexta-feira, abril 24, 2009

Bicicletas Lagoa apresentadas a 25 de Abril

O Município de Ponte de Lima apresenta no dia 25 de Abril, no Largo de Camões, as bicicletas Lagoa, um projecto que visa incentivar o uso de transportes alternativos em Ponte de Lima. Do programa, com início às 17h00, consta um passeio pela ecovia, até às "Lagoas".

A questão da moblidade em Ponte de Lima é fundamental para a viabilização do seu centro histórico. A ideia da bicicleta é muito interessante, surgindo na esteira de outros projectos de cidades e vilas europeias. Citamos aui o caso de Barcelona, que dispõe, em pontos estratégicos da cidade, de "centrais" automáticas de disponibilização de bicicletas às pessoas que façam uma inscrição prévia, através da qual obtém um cartão magnético que lhes dá acesso aos veículos. As bicicletas podem ser recolhidas num posto e deixadas noutro. Outro bom exemplo na europa é Florença, onde a bicicleta é, de longe, o meio de transporte mais utilizado, existindo largas dezenas de parques para a sua guarda.
Muitos outros modelos poderiam aqui ser descritos, caso de Amsterdão, mas os grandes responsáveis pelo sucesso da implementação de modelos alternativos de transporte, são os cidadãos, que com o seu contributo podem fazer de qualquer localidade, um espaço de utilização de veículos não poluentes.
Outro aspecto que é fundamental para o sucesso desta iniciativa, é a existência de corredores específicos para bicicletas, que promovam a segurança de quem nelas circula. Por último, mas não menos determinante, é o relevo da vila de Ponte de Lima. A bicicleta é óptima para circular na parte baixa da vila, mas traz algumas dificuldades para quem petende circular para outros espaços, sendo evidente que vai ser potenciada a sua utilização nesta zona e nas ecovias junto ao Rio Lima.
Longe das bicicletas mas contribuindo paa uma mobilidade saudável, lembramos uma proposta que já aqui trouxemos: a utilização de min-bus eléctricos (semelhantes aos dois que circulam já em Viana do Castelo), para fazerem a ligação entre a Central de Camionagem, Tribunal, Centro de Saúde e o Centro Histórico, fomentando o acesso a uma zona, que necessita de animação, mas sobretudo de visiantes...

Nota: Este texto foi escrito há alguns dias. No dia 22 foram pintados no piso de alguns arruamentos de Ponte de Lima, corredores para bicicletas. Obviamente a iniciativa é de grande interesse e alcance, além de pouco vulgar em núcleos urbanos da dimensão do de Ponte de Lima.

Desporto para o fim-de-semana

Hóquei em patins - Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte: Mealhada - Limianos

Futebol - Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Série A, Subida: Vieira - Limianos

Associação de Futebol de Viana do Castelo
Divisão de Honra (última jornada): Távora - Correlhã
1ª Divisão: Moreira do Lima - Gandra; Neiva -Águias de Souto; Darquense - Vitorino de Piães; Fachense - Bertiandos
Iniciados: Âncora Praia - Limianos A; Limiaos B - Valdevez
Infantis: Friestense - Limianos A; Limianos B - Ponte da Barca; Limianos C - Barroselas
Escolas: Chafé - Limianos A; LimianosB - Paçô

Futsal: Santa Luzia - Neiva; Peladeiros - Fontão
As contas do Município

No dia 25 de Abril, a Assembleia Municipal de Ponte de Lima aprecia e vota as contas do Municipio, relativas a 2008. Aqui deixamos um pequeno comentário sobre o que tem sido publicado sobre as mesmas nas últimas semanas.
Ponte de Lima tem sido apontada como um caso exemplar ao nível da gestão financeira, devido à capacidade de realizar obra, mantendo uma saúde inquestionável nas finanças e saldos muito elevados, como é o caso daquele que transitou de 2008 para 2009, que ascende a 15 612 884, 73 euros. Estes números fizeram furor na imprensa, pela sua dimensão e pelo facto do país estar mergulhado numa imensa crise, realçando-se a capacidade de gerar tão generoso saldo.
Para nós, limianos, não é surpresa alguma. Inclusivamente, o único aspecto a realçar na dimensão do número, é que ele é inerior ao do ano anterior, quando o saldo foi de 17 986 597, 11 euros, menos dois milhões de euros.
Nada temos contra o saldo, pois sabemos que estas reservas podem ser importantes para investimentos, urgentes ou para a comparticipação municipal em projectos financiados pela União Europeia. Mas surpreende-nos o facto de um Município com tanta saúde na caixa forte ver os seu munícipes em grandes dificuldades, mergulhados numa crise sem precedentes, muitos num desemprego inesperado, e dos Paços do Concelho não ter surgido uma única medida para apoiar os que mais necessitam: nem aumento dos escalões da acção social escolar, nem redução dos preços das refeições nas cantinas escolares, nem redução das tarifas da água, taxas de saneamento, redução dos encargos para comerciantes e empresários, taxas para construção procurando dar um incentivo ao sector, nada!
A solidariedade de quem muito tem para com aqueles que mais necessitam, leva-nos a ficar chocados com o montante do saldo, pois não é utilizado para mitigar a crise, mas sim para procurar evidenciar a gestão financeira do município perante o país. Lamentável!
Outro dos chavões frequentemente enunciados pelos responsáveis políticos locais é a percentagem que, ano após ano, é dedicada à educação, "a grande aposta e prioridade" do Município de Ponte de Lima. Nos últimos quatro anos, a educação no concelho de Ponte de Lima, sobretudo no que diz respeito ao pré-escolar e Primeiro Ciclo, deu um salto qualitativo enorme. Mas dizer publicamente que cinquenta por cento das despesas são com aquela área é, no mínimo, procurar enganar quem os ouve. De facto, as despesas da Divisão de Educação E Cultural representam 46,7% das despesas de 2008. Mas não podemos esquecer que, juntamente com as despesas de educação, estão as despesas da Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal, Teatro Diogo Bernardes, tudo o que é cultura, tudo o que é desporto - actividades, apoios às associações, construção de infraestruturas, etc. - turismo, com as feiras, certames, etc., etc. No final não serão perto de 50%, mas acreditamos que será uma boa fatia. Mas falar verdade, também é necessário.

quinta-feira, abril 23, 2009

25 de Abril

Em festa e com muita solenidade, assim serão as celebrações do 25 de Abril em Ponte de LIma, passados que estão 35 anos da revolução dos cravos.
Na véspera, às 22h00, no Largo de Camões, actuarão dos "Frei Fado Del-Rei".
No dia 25 de Abril, pelas 15h00, a Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima dará um concerto no Largo de Camões. Às 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, a Companhia de Dança do Porto interpreta "Aladino".
No dia 25 à noite, terá lugar a Assembleia Municipal de Ponte de Lima, onde esta data será evocada pelos políticos locais.

Frei Fado Del-Rei no My Space

No dia 26 de Abril, domingo, a Companhia de Dança de Ourense, trás à cena o Ballet "Carmina Burana". O espectáculo inicia-se às 15h00.
Até ao dia 30 de Abril estará patente na Torre da Cadeia Velha a Exposição "25 de Abril: Uma Revolução Desenhada", do Centro de Documentação 25 de Abril.

Indicador de Desenvolvimento Municipal

Cidadania - Participação Eleitoral, Taxa de Criminalidade e Organizações Não Governamentais na área do ambiente.

Ponte de Lima situa-se no segundo terço deste item, ocupando o 127º lugar, com 112,1 pontos, cerca de metade dos do líder, o concelho de Lagoa, com 229,9 pontos. Podemos concluir que, nesta área, existe ainda trabalho a realizar, no sentido de envolver mais os cidadãos na vida da sua comunidade. Neste item, os grandes centros são relegados para lugares secundários, pois é aí que normalmente se verifica maior criminalidade e abstenção eleitoral. Relativamente aos outros concelhos do distrito, Pone de Lima é terceiro, depois de Melgaço (168,7) e Monção (142,6), mas à frente de Paredes de Coura (111,4), Arcos de Valdevez (100,6) e Ponte da Barca (85,7).

quarta-feira, abril 22, 2009

Ponte de Lima no Guia da Revista "Sábado"
Indicador de Desenvolvimento Municipal


Capacidade de Influenciar o Exterior - Para este item contribuem a constituição de novas sociedades, licenças de construção, número de hóspedes em estabelecimentos hoteleiros, número de hospitais e estabelecimentos de ensino superior, proporção de emregos em sociedades maioritariamente estrangeiras.

Os resultados de Ponte de Lima neste item são muito interessantes, ocupando o 47º lugar em termos nacionais, com 147, 9 pontos, embora muito longe da capital, com 4417,2, o que se compreende tendo em conta os elementos que contribuem para o mesmo. Relativamente ao distrito, sem surpresa, o concelho ocupa o segundo posto, atrés de Viana do Castelo (223,1), mas´à frente de todos os otros concelhos, Vila Nova de Cerveira (107), Valença (75,2) e Melgaço (36,3).

terça-feira, abril 21, 2009

Indicador de Desenvolvimento Municipal

Dinamismo económico - Onde são aferidos indicadores como o rendimento bruto per Capita, crédito à habitação per Capita, Taxa da Desemprego, Levantamento de Caixas Multibanco, Bancos, Caixas Económicas e Crédito Agrícola por 1000 habitantes, proporção de emprego em sociedades, número e diversidade de empresas e volume de negócios das sociedades.

Ponte de Lima ocupa um lugar a meio da tabela nacional (147º), com 82,5 pontos, longe dos 850 de Lisboa. Esta é uma área desde há alguns anos objecto de críticas contundentes ao executivo, devido ao conservadorismo com que tem sido bordada. Os resultados, hoje, não são muito animadores, com os parques empresariais com uma taxa de ocupação reduzida e o comércio a definhar. Num conteto de crise internacional, os efeitos em Ponte de Lima podem ainda ser mais sérios.
No contexto do distrito de Viana do Castelo, apesar de ser o segundo maior concelho, Ponte de Lima surge apenas em quarto neste indicador, atrás de Viana do Castelo (147,9), Vila Nova de Cerveira (105,1), Valença (89,1), mas à frente de Caminha (75,3), Monção (67,9) e Arcos de Valdevez (66,7).

Candeeiros inovadores já são falados no país

Os candeeiros que estão a ser testados pala Câmara de Ponte de Lima, no Largo de Camões e Avenida dos Plátanos, são já falados no país, devido às suas inovadoras funções: música ambiente, videovigilância e botão SOS (nestes momentos apenas a primeira está em planeas funções, a segunda aguarda ainda a aprovação da Comissão Nacional de Protecção de Dados). Este é, segundo a autarquia, um sistema que visa incrementar a segurança no Centro Histórico, onde se prevê a colocação de 50 candeeiros, num investimento que rondas os 100 000 euros.
A televisão tem sido pródiga na abordagem a estes inovador conceito. Silly Season?


segunda-feira, abril 20, 2009

Indicador de Desenvolvimento Municipal


Ambiente e qualidade de vida - Desnsidade populacional, Densidade habitacional, despesas de ambiente nos orçamentos municipais, despesas de protecção da biodiversidade e paisagens, abastecimento de água e electricidade, saneamento, taxa de mortalidade infantil.


Eis o campo onde Ponte de Lima obtém o resultado mais significativo. A aposta do executivo no campo ambiental tem reflexos evidentes neste índice, pois entre todos os concelhos portugueses, Ponte de Lima encontra-se em quinto lugar, com 526,5 pontos, enquanto que o primeiro é Arriolos com 667,6.
Comparando os resultados do distrito, Ponte de Lima é lider destacado, seguindo apenas à distância por Paredes de Coura com 334,9, Ponbt5e da Bara com 224,4, Monção com 151,8 e Arcos de Valdevez com 148,8. Em último surge Viana do Castelo com 43,4.

Anuário

A Direcção cessante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima editou o número dois do "Anuário", uma publicação que reflecte o trabalho, protagonistas e história da centenária instituição limiana.
O presente número, além de um balanço dos nove anos na presidência do Dr. António Manuel Amorim da Silva, inclui artigos sobre o processo do novo quartel, espaço museológico, fanfarra e as peripécias dos bombeiros volvidos 100 anos, abordando o mandato 1905-1907.

Páscoa Encantada de Vitorino das Donas

O Jornal de Notícias, na sua edição de domingo, dá grande destaque à Páscoa de Vitorino das Donas, com texto do Director Adjunto Alfredo Leite, num texto intitulado "Páscoa Encantada de Vitorino das Donas", talvez a mais tradicional manifestação pascal do concelho de Ponte de Lima.

Texto da EdiçãoElectrónica
Reportagem Multimédia

domingo, abril 19, 2009


Limianos goleados em casa

Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Série A - Subida: Limianos, 0 - Merelinense, 4

Foi um resultado que teve tanto de imprevisto como de imerecido. "Os Limianos" entraram bem no jogo, a pressionar o adversário e a conseguir chegar à área visitante com perigo. No entanto, aos 6 minutos deu-se um lance que viria a marcar o jogo, pois o árbitro assinalou grande penalidade, por pretensa falta de César, lance muito duvidoso. Estava feito o primeiro golo do Merelinense, facto que trouxe alguma intranquilidade aos homens de Ponte de Lima, que continuaram a procurar o golo, embora sem sucesso.
No segundo tempo, a toada manteve-se, com "Os Limianos" a criarem diversas oportunidades, mas a terem que contrariar os perigosos contra-ataques forasteiros. Mas seria num erro defensivo que o Merelinense fez o 2-0, sentenciando logo a partida. A equipa da casa procurava incessantemente reduzir a diferença mas a eficácia da equipa bracarense era elevda, conseguindo marcar ainda dois golos, o último dos quais já sobre o apito final.

"Os Limianos" alinharam com: João, Bruno, Graça (André Pinto aos 62'), Hugo Costa, Boris, Hugo (Correia aos 62'), Dionísio, Marcos (Miguel aos 74'), Ribeira e Tanela.
Resultados do domingo

Associação de Futebol de Viana do Castelo

Divisão de Honra: Correlhã, 2 - Castelense, 1. Com este resultado, a Correlhã ascendeu ao 6º lugar da classificação, com 40 pontos

1ª Divisão: Peladeiros, 0 - Moreira do Lima, 1; Gandra, 0 - Moledense, 0; Águias de Souto, 0 - Darquense, 1; Vitorino de Piães, 2 - Vila Fria, 2; Chafé, 4 - Fachense, 1, Bertiandos, 3 - Perre, 2
O Moreira do Lima continua a ocupar o 2º posto, que dá acesso à subida de divisão.

Iniciados: Vitorino de Piães, 1 - Limianos B, 1


Ponte de Lima na objectiva de Eduardo Cerqueira

sábado, abril 18, 2009

Limianos batem líder

Limianos, 4 - Turquel, 1 - Perante numerosa assistência, a equipa de hóquei em patins da A. D. "Os Limianos" bateu o líder da sua zona por expressivos 4-1, num jogo pautado pela alternância no domínio do jogo, o que deu um toque de emoção ao encontro. Começou melhor o Turquel, que possui uma excelente equipa, bem organizada na defesa e rápida no ataque. Fruto do domínio inicial, adiantaram-se no marcador à passagem dos dez minutos. Os homens da casa reagiram e, aos 12 minutos igualaram por intermédio de Samuel Costa. A partir desse momento, foi notório o equilíbrio, com ataques e oportunidades repartidas pelas duas equipas. Por isso, aceita-se o empate ao intervalo.
A segunda parte começou numa toada morna, até que aos 12 minutos "Os Limianos" se adiantaram no marcador por Tiago num remate de meia distância. Esse golo obrigou o Turquel a regir e a procurar o empate, o que deu grande vivacidade e emoção ao jogo, com Jorge Correia a revelar-se providencial na defesa das redes locais. Quando faltavam 3 minutos para o final, Tiago volta a marcar e, praticamente, a garantir a vitória, confirmada a 50 segundos do fim, novamente por Samuel.
Em conclusão, um bom jogo, emotivo, bem jogado e a confirmar a apetência da equipa de "Os Limianos" para baterem as equipas do topo da tabela.
"Os Limianos" alinharam com: Jorge Correia, Diogo Sá, Bruno Martins, João Pedro, Pedro Conde, Helder Martins, Miguel Costa, Samuel Costa, Tiago Braga e Carneiro.
Resultados do sábado

Associação de Futebol de Viana do Castelo
Juniores: Monção, 1 - Limianos, 2 (última jornada)
Juvenis: Fase Final - Castanheira, 0 - Limianos, 4
Infantis: Limianos A, 2 - Cerveira, 5; Neves, 4 - Limianos B, 2; Paçô, 4 - Limianos C, 1
Escolas: Limianos A, 0 - Barroselas, 1; Luciano Sousa, 15 - Limianos B, 1
Futsal: Neiva, 6 - Lavradas, 3
Limianos batem Infante Sagres

A equipa sénior de hóquei em patins da Associação Desportiva "Os Limianos" averbou, na passada quinta-feira, uma importante vitória sobre o Infante Sagres por 4-2, em jogo realizado no recinto destes.
O comportamento da equipa foi brilhante, permitndo somar mais três pontos numa fase do campeonato absolutamente decisiva para as pretensões da equipa de Ponte de Lima.
Os golos foram obtidos por Diogo, João Pedro (2) e Helder, podendo um breve comentário ser lido aqui.

"Os Limianos" alinharam com: Jorge Correia, Diogo Sá, Bruno Martins, João Pedro, Pedro Conde, Helder Martins, Miguel Costa, Samuel Costa, Tiago Braga e Carneiro.
A classificação actual coloca "Os Limianos" bem a meio da tabela, no oitavo lugar, com 34 pontos.
Hoje, pelas 18h00, "Os Limianos" recebem o Turquel, forte equipa que se encontra na liderança da classificação, em igualdade de pontos com o Espinho e Sporting de Tomar. Espera-se, por isso, mais um bom jogo e uma boa exibição dos homens de Ponte de Lima, assim como uma ba assistência no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima.

Ponte de Lima na objectiva de Eduardo Cerqueira (II)



Hóquei em Patins: Formação da A. D. "Os Limianos"

10ª Jornada da Taça Regional do Minho em Iniciados

A.D. “OS LIMIANOS 1–1 CARTAIPENSE

Equipa da A.D “OS LIMIANOS”: João Ferreira, Hugo Ferreira, Davide Gonçalves, André Fernandes, José Pereira, Flávio Dantas(1) Mário Alves, João Teixeira, Mário Sousa, Óscar Oliveira
Treinador: Pedro Matos


10ª Jornada da Taça Regional do Minho em Escolares

CARTAIPENSE 3-1 A.D. “OS LIMIANOS”

"Os Limianos" alinharam com: Fábio Pinto, Bruno Velho(1), Francisco Pereira Miguel Vieira(1), Sérgio Araújo (1), Pedro Sampaio, Nuno Antunes, Eduardo Azevedo (1), Pedro Marinheiro
Treinador: Sérgio Bastos

sexta-feira, abril 17, 2009


O Circo em Ponte de Lima

Pela mão de um dos mais profícuos autores limianos, Luís Dantas, desta feita secundado pela sua filha Catarina Dantas que o ilustrou, tivemos a honra de ler a obra "O Circo em Ponte de Lima", uma viagem às origens do "maior espectáculo do Mundo" e às suas raízes e tradições em Ponte de Lima.
Um comentário mais alargado à obra pode ser lido aqui, da autoria de José Sousa Vieira, que apresentou a obra na Biblioteca Municipal no dia 3 de Abril.
Desporto para o fim-de-semana


Nacional da 3ª Divisão - Série dos Primeiros
Limianos - Merelinense

Associação de Futebol de Viana do Castelo
Divisão de Honra: Correlhã - Castelense
1ª Divisão: Peladeiros - Moreira do Lima, Gandra - Moledense, Águias de Souto - Darquense, Vitorino de Piães - Vila Fria, Chafé - Fachense, Bertiandos Perre

Juniores: Monção - Limianos (última jornada)
Juvenis: Fase Final - Castanheira - Limianos
Iniciados: Âncora Praia - Limianos A; Vitorino de Piães - Limianos B
Infantis: Limianos A - Cerveira; Neves - Limianos B; Paçô - Limianos C
Escolas: Limianos A - Barroselas; Luciano Sousa - Limianos B

Futsal: Neiva - Lavradores

quinta-feira, abril 16, 2009

Obras na Alameda de S. João


Parece que, finalmente, vai avançar a intervenção na Alamedade S. João, um espaço com características únicas na nossa vila, que foi em tempos um dos mais concorridos para o lazer dos limianos, mas que se apresenta hoje degradado, sem chama, sem organização, sem a beleza que merece.
Com a aprovação do projecto em sessão do executivo, parece dado mais um passo para a requalificação da margem esquerca da frente ribeirinha de Ponte de Lima, a precisar como de "pão para a boca" de um novo estímulo. Esperemos que com as obras a realizar, a Alameda passe a constituir, de novo, o contraponto da Avenida dos Plátanos e um acesso condígno à capela de S. João e Expolima.
A faltar ficará a intervenção mais esperada: a do areal fronteiro a Ponte de Lima, a ta que deveria ser a prioridade mas que, infelizmente, ficará para o final, com custos para todos os limianos...
Hóquei em Patins

"Os Limianos" vão disputar, no espaço de 48 horas, dois encontros a contar para o Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte de hóquei em patins.
Assim, hoje à noite defrontam o Infante Sagres, no Porto e, no sábado, recebem no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima o Turquel, com a partida a ter o seu início às 18h00.
Tratam-se de dois encontros importantes para a carreira de "Os Limianos", em fase de afirmação e subida na classificação no respectivo campeonato.
Cultura para o fim-de-semana

Hoje, pelas 21h00, actua no Teatro Diogo Bernardes o Grupo Coral francês "Le Choeur Voyageur", que repetirá a actuação na sexta-feira, dia 17, pelas 21h30 no Museu dos Terceiros. No sábado, dia 18, sobem à cena no Teatro Diogo Bernardes as peças "Auto do Curandeiro" e "Modernices", pelo Grupo de Teatro de Freixo.

Amanhã, sexta-feira, "Serão de História Local", com a conferência do Professor Doutor José Viriato Eiras Capela "Norte de Portugal na Restauração e guerra contra os Franceses", pelas 21.00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

quarta-feira, abril 15, 2009

A Magia da Inocência

Grupo de Teatro de Arcozelo revela a sua qualidade no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=uTn2kD5g7js
A mensagem é inacreditável. Mas muito pior é o motivo que lhe deu origem. Em Ponte de Lima, no séc. XXI...

terça-feira, abril 14, 2009


A discussão em torno do TGV

A Assembleia Municipal de Ponte de Lima deverá aprovar, na sessão ordnária do próximo dia 25 de Abril, a constituição de uma Comissão de Acompanhamento do processo e das obras do TGV no concelho de Ponte de Lima.
Tornou-se claro que este será um assunto quente, não só apenas na política nacional, mas também na política local. Aproxima-se o momento do inquérito público - deverá ocorrer próximo do Verão - o Presidente da Câmara já referiu ser este um dos maiores problemas com que o concelho já se confrontou e pede a mobilizaçã da população.
Pela importância que esta questão tem para Ponte de Lima, não podemos deixar de partilhar alguns elementos para discussão:
- A auto-estrada teve enorme impacto no concelho, mas trouxe também mais-valias, pois com os nós existentes (3) no território limiano, permitiu o desenvolvimento local. Pelo contrário, o TGV apenas atravessa o concelho. Leva tudo: o impacto ambiental, económico, social, e nada deixa...
- Foram propostos dois trajectos para o concelho de Ponte de Lima. Parece evidente que o preferido é aquele que atravessa a zona urbana, na freguesia da Ribeira, pois acompanha o trajecto da auto-estrada, mas é precisamente aquele que tem mais impaco social: 52 moradias demolidas. O Presidente da Câmara parece preferir esta opção, devido ao impacto da opção poente nas imediações das "Lagoas", e não no espaço das Lagoas como erradamente continua a afirmar.
- A Assembleia da Associação de Municípios não aprovou uma moção de rejeição do traçado do TGV, apresentada pelo PSD. Jogos político-partidários, tácticas incompreensíveis, a protecção do partido dada ao Governo, a falta de solidariedade local, fizeram com que um assunto que deveria merecer unanimidade, fosse partidarizado. Sempre em prejuízo do concelho e do distrito. Lamentável!
- A RAVE finalmente reuniu com a Câmara de Ponte de Lima. Pouco adiantou. O facto está consumado, os corredores foram publicados em Diário da República, agora nada há a fazer. Será que vamos aceitar tão simpaticamente uma obra tão prejudicial ao concelho?
- Na reunião do executivo municipal de 6 de Abril, o assunto foi discutido e algumas informações fornecidas: o traçado do TGV terá 7,5 km em túnel e 6 km a céu aberto. Que a freguesia da Queijada será atravessada em túnel, assim como parte de Anais, Fornelos e Labruja. Em viaduto passará na Ribeira sobre a auto-estrada. Disse que em caso algum serão afectados equipamentos públicos, referindo o número de habitações a demolir. Sublinhou a estação técnica (700 m em plano) a situar em Brandara, que o TGV só circulará de dia e 8 vezes em cada sentido. Referiu que brevemente será apresentado o estudo de impacto ambiental e que dentro de dois meses será apresentada a avaliação pública do projecto.
- Por muito que ponderemos sobre esta questão e sobre as vantagens do TGV Porto - Vigo, apenas encontramos uma com alguma consistência: com o TGV o Aeroporto Sá Carneiro poderá tornar-se na grande plataforma aeroportuária do Noroeste Peninsular, potenciando a tendência que tem sido crescente no passado recente, ou seja, de se tornar o aeroporto de referência para os galegos. De resto, nada: em termos económicos, um desastre; benefícios para as populações portuguesas, nada; contributo para o desenvolvimento do Minho, muito reduzido ou nenhum!
- O PSD de Ponte de Lima avança com a discussão desta temática, com um Colóquio/Debate sobre o TGV, no próximo dia 17 de Abril (sexta-feira) de 2009, às 21.00 horas, na Auditório da Assembleia Municipal, em Ponte de Lima. Os oradores serão: Paulo Morais, Professor Universitário, Luís Rocha, Economista e Horácio Faria, Engenheiro do Ambiente.

segunda-feira, abril 13, 2009

"Via Sacra", 6ª-feira Santa em Ponte de Lima


"Queima do Judas", sábado

Compasso Pascal no Largo de Camões, domingo

domingo, abril 12, 2009


Limianos derrotam Joane

"Os Limianos" conseguiram a sua primeira vitória na série que disputa a subida de divisão, na Série A da 3ª Divisão. Perante uma boa moldura humana, a equipa limiana defrontou uma das equipas mais fortes da série, a quem não tinham ganho qualquer ponto na presente época.
Os primeiros 35 minutos foram dominados pelos forasteiros, tendo-se adiantado no marcador aos 20', disfrutando depois de oprotunidades para dilatar a vantagem. Os dez minutos finais do primeiro tempo foram dominados pelos locais, que procuravam o empate, conseguido aos 43' por intermédio de Marcos.
O jogo reiniciou-se com dominío de "os Limianos" que, insistentemente procuravam o golo da vitória. No entanto, este apenas surgiu perto do final, aos 83', com Tanela a culminar uma bela jogada da ala esquerda local. Até ao final o Joane procurou reagir, mas o resultado estava já feito.
"Os Limianos" alinharam com: Baía, Bruno, Graça, César, Hugo Costa, Boris, Hugo (Rui Alves aos 84'), Dionísio, Marcos, Ribeira (Miguel aos 65') e Tanela (João Correia aos 90').

Clube Náutico arrasa

O Clube Náutico de Ponte de Lima participou no passado dia 4 e 5 de Abril em Montemor-o-Velho na 1ª Taça de Portugal de Pista, uma prova para embarcações monolugares nas distâncias de 500 e 1000 metros. Esta prova disputou-se em 244 regatas durante os 2 dias de competição, mais de 500 atletas representando 50 Clubes de norte a sul do País e ilhas. Quer em termos individuais, quer em termos colectivos o Náutico Limiano teve um domínio avassalador que se reflectiu na vitória por quase o dobro da pontuação do segundo classificado, ficaram assim os 5 primeiros Clubes:

1º Clube Náutico de Ponte de Lima – 963 Pontos
2º Clube Náutico de Prado – 582 Pontos
3º Clube Náutico de Crestuma – 433 Pontos
4º GCDR Gemeses – 398 Pontos
5º CCK Arade – 286 Pontos

Fernando Pimenta ao mais alto nível

A nível individual o Clube Náutico de Ponte de Lima, foi também o grande vencedor ao colocar em todas as categorias desde os Infantis até aos seniores atletas no 1º lugar do pódio e teve na prova rainha o atleta Fernando Pimenta, que em 2007 foi Campeão Europeu de Juniores em K1 1000 Mts e Vice nos K1 500, o grande vencedor ao ser primeiro em K1 1000 Mts com uma vantagem de 4,20 segundos sobre o Olímpico Emanuel Silva e no K1 500 Mts venceu com uma diferença de 0,99 segundos para Hugo Guedes do CN Crestuma e 1,40 segundos para Emanuel Silva do CN Prado. Ainda em Seniores o atleta Limiano Nuno Barros venceu a prova C1 1000 Mts e foi segundo em C1 500 Mts. Nos Juniores o atleta Diogo Lacerda seguiu os passos de Fernando Pimenta e venceu as duas distancias K1 1000 Mts e K1 Junior 500 Mts. Ainda em Juniores, mas em Damas, a atleta Cristiana Pona foi medalha de bronze em K1 1000 Mts e medalha de Prata em K1 500 Mts, a sua colega de equipa Joana Sousa foi medalha de bronze em K1 500. Nas Canoas ainda no escalão de Juniores o atleta Rui Lacerda foi 2º em C1 1000 Mts e 3º EM C1 500 Mts. No escalão de cadetes a atleta Ana Pimenta em K1 1000 Mts foi 1ª e em K1 500 Mts foi 2ª, no mesmo escalão mas nos masculinos o atleta João Silva foi 2º em K1 500 Mts. Nos Infantis o atleta João Lima foi 1º C1 500 Mts e 2º em C1 1000 Mts e o seu colega de equipa Renato Trigueiro foi 3º em C1 1000 e 3º em C1 500 Mts.
No geral o Náutico Limiano obteve 7 Medalhas de Ouro, 6 de Prata e 5 de Bronze.
Formação - Hóquei em Patins



6ª Jornada da Taça Regional do Minho em Juniores (Jogo em atraso)

A.D. “OS LIMIANOS 5-3 H.C.FÃO

Equipa da A.D “OS LIMIANOS”: Bruno Fernandes, Tiago Sacuenga (1), João Menezes (1), Filipe Lima (1), António Ferreira,Luis Morais (2), Pedro Morais.
Treinador : Paulo Morais



9ª Jornada da Taça Regional do Minho em Escolares

H.C. BRAGA 3-1 A.D. “OS LIMIANOS”

"Os Limianos" alinharam com: Fábio Pinto, Bruno Velho, Francisco Pereira, Pedro Costa, Sérgio Araújo, Pedro Sampaio (1), Nuno Antunes, Eduardo Azevedo, Mariano Pires.
Treinador: Sérgio Bastos

sábado, abril 11, 2009

Correlhã segue em frente na Taça

A equipa da Correlhã classificou-se para a 3ª eliminatória da Taç A. F. de Viana do Castelo, ao bater em casa o Cerveira por concludetes 3-0. Juntamente com a equipa limiana classificaram-se Courense, Castelense, Chafé, Monção, Ponte da Barca e Artur Rego.
Páscoa

As tradições pascais são ainda muito relevantes em Ponte de Lima. Na sede do concelho, apesar de nem tudo ser como dantes, continua a sair o compasso pascal, com importantes momentos: logo às 9h00 com a visita à Câmara Municipal, às 12h00 ao Turismo e, no final da tarde, cerca das 18h00, com a junção de todas as "cruzes" no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.
Na freguesia de Fontão, é organizado o tradiciona almoço, que junta centenas de pessoas convidadas do Mordomo, sendo escolhido o Mordomo do ano seguinte no final do repasto.
Em Vitorino das Donas, o compasso tem um sabor especial, acompanhado por música e...muita tradição.

Ver artigo do JN sobre a Páscoa em Fontão

sexta-feira, abril 10, 2009


Revista Limiana

Sai hoje para as bancas o número 12 da revista "Limiana", que tem como tema de fundo a comemoração do "Dia de Ponte de Lima" e o Cardeal Saraiva, homenageado no dia 4 de Março, com a inauguração da estátua na rua com o seu nome, junto à Igreja Matriz.
O respectivo índice pode ser consultado aqui.
Queima do Judas


O Judas será queimado no sábado, dia 11 de Abril, pelas 23h30 no Largo de Camões. Durante o dia estará exposto e o seu Testamento poderá sr encontrado nos locais habituais...
Desporto para o fim-de-semana


Hoje, sexta-feira Santa, "Os Limianos" deslocam-se ao recinto do Infante Sagres, em mais um encontro a contar para a Zona Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Hóquei em Patins. Trata-se do regresso aos jogos do campeonato, depois da participação na Taça de Portugal, onde a equipa de Ponte de Lima conseguiu uma excelente prestação, caindo ante o Física de Torres Vedras.

No sabado, em jogo do grupo da subida da 3ª Divisão, "Os Limianos" recebem o Joane, em partida marcada para as 16h00.

quinta-feira, abril 09, 2009




Primavera no Museu dos Terceiros

Até Junho estará patente no Museu dos Terceiros a exposição "S. Paulo: O Apóstolo dos Gentios", uma forma de assinlar o ano Paulino.
Nova Urgência do Hospital de Ponte de Lima



Neste espaço ficará situado o novo edifício do Serviço de Urgência de Ponte de Lima, cujas obras devem iniciar-se durante o mês de Abril. Este Serviço de Urgência Básica terá uma área muito superior à actual, esperando-se que venha colmatar as graves deficiências físicas que patenteava.

Quando a resolução deste grave problema parece ser uma realidade, um novo motivo de precupação surge no Hospital, pois têm insistentemente surgido rumores de que a administração pretende transferir para Viana do Castelo uma boa parte dos médicos de Medicina Interna em Serviço em Ponte de Lima, o que desvalorizaria fortemente o serviço aqui prestado.

quarta-feira, abril 08, 2009

Para quê complicar?

Em dias de vento o Município desaconselha a circulação de peões
ou

Com vento o Município desaconselha a circulação de peões
ou...

terça-feira, abril 07, 2009

Semana Santa em Ponte de Lima


segunda-feira, abril 06, 2009

Indicador de Desenvolvimento Municipal

Serviços de Apoio às Populações - A partir dos equipamentos existentes, procurar entender a qualidade dos serviços disponibilizados à população: saúde (nº de médicos, farmácias, centros de saúde); educação (escolas do ensino básico e secundário); acção social (centros de dia, lares, creches, jardins de infância); cultura (bibliotecas e cinemas).

Classificação nacional:

1- Corvo (367,2)

264 - Ponte de Lima (55,6)

No distrito...

1- Paredes de Coura (163,7)
2- Vila Nova de Cerveira (152,1)
3- Caminha (118)

10 (último) - Ponte de Lima

Este é um dos items onde o caminho a percorrer é mais longo e uma área que deve merecer uma atenção especial dos governantes locais.

domingo, abril 05, 2009

A resistência à mudança, ou a bicicleta que, apesar das obras, não queria abandonar o local onde tinha sido...abandonada!

sábado, abril 04, 2009

Hóquei em Patins - Formação


8ª Jornada da Taça Regional do Minho em Iniciados
A.D. "OS LIMIANOS 3 – 10 O.C.BARCELOS
A A.D "OS LIMIANOS" alinhou com: João Ferreira, Hugo Ferreira (2), Davide Gonçalves (1), André Fernandes, José Pereira, Flávio Dantas, Mário Alves, Óscar Oliveira. Treinador: Pedro Matos


7ª Jornada da Taça Regional do Minho em Juniores
JUVENTUDE DE VIANA 9 -1 A.D. "OS LIMIANOS
A A.D "OS LIMIANOS" alinhou com: Bruno Fernandes, Tiago Sacuenga, Emanuel Trigo, João Menezes, Filipe Lima, Luís Lopes (1), António Ferreira, Luis Morais, Pedro Morais. Treinador : Paulo Morais


8ª Jornada da Taça Regional do Minho em Escolares
A.D. "OS LIMIANOS 8 – 3 O.C. BARCELOS
A A.D "OS LIMIANOS" alinhou com: Fábio Pinto, Bruno Velho (1), Francisco Pereira, Pedro Marinheiro (2), Miguel Vieira (4), Pedro Sampaio, Nuno Antunes, Eduardo Azevedo (1), Pedro Sampaio. Treinador: Sérgio Bastos

sexta-feira, abril 03, 2009

Desporto para o fim-de-semana
Com o hóquei em patins de folga, o destaque vai para o arranque da 2ª fase do Nacional da 3ª Divisão, com "Os Limianos" a deslocarem-se ao terreno do Bragança, na primeira jornada do grupo dos primeiros, que apurará o campeão e os dois clubes que subirão à 2ª Divisão Nacional.
Associação de Futebol de Viana do Castelo
Divisão de Honra: Artur Rego - Correlhã
1ª Divisão: Neiva - Gandra; Vila Fria - Águias de Souto; Castanheira - Vitorino Piães; Fachense - Lanheses; Torre - Bertiandos
Juniores: Limianos - Areosense
Juvenis: Limianos - Ponte da Barca
Iniciados: Limianos A - Centro S P Moreira; Limianos B - Darquense
Infantis: Ancorense - Limianos A;
Escolas: Perre - Limianos A; Neves - Limianos B
Futsal: Ambos os Rios - Neiva; Fontão - Ponte da Barca
A não perder...


No sábado, 4 de Abril, é apresentado no Taeatro Diogo Bernardes, pelas 21h00, o espactáculo "Dance Ponte de Lima", organizado pela "Adeixa School Dance". Pelas 22h00, junto à Igreja Matriz, tem lugar a representação da "Paixão de CRisto" pelo grupo "Os Canários" de Bravães.
No domingo, 5 de Abril sai para a rua a "Procissão de Ramos", finda a qual terá lugar um concerto pela Banda de Música de Ponte de Lima.

quinta-feira, abril 02, 2009

Um belo blogue


Trata-se de um belo blogue e um bom exemplo das potencialidades da web 2.0 para a promoção local. Chama-se LIMIA, é da autoria da Cláudia, Marlise, Raquel e Sandra, sendo elaborado no âmbito da disciplina de área de projecto. Vale a pena uma visita...

Obras na marginal

A obra está com muito bom aspecto e bem acabada. Facilita a acessibilidade e a circulação de peões. Mas esta virtualidade esconde um problema. Ao colocar a faixa de rodagem ao mesmo nível que os passeios, não vão ser os peões a invadir a faixa de rodagem mas, previsivelmente, as viaturas a invadir os passeios.

Urge uma solução!


Mais vale prevenir...


quarta-feira, abril 01, 2009

Reunião entre RAVE e Município de Ponte de Lima inconclusiva



A reunião entre a RAVE e o Município de Ponte de Lima realizada no dia 30 de Março foi inconclusiva no que diz respeito às posições anteriormente manifestadas pelo Presidente da Câmara, Daniel Campelo, de total oposição às duas propostas de traçado apresentadas, altamente lesivas para o concelho.
A RAVE apenas garantiu que nenhum edifício de utilização publica seria demolido. De resto, uma mão cheia de nada, outra de ... coisa nenhuma!


Ver notícia do JN.
Quaresma e Semana Santa com decoração especial na vila de Ponte de Lima





RTP em Ponte de Lima