domingo, março 30, 2008

Limianos a um pequeno passo do regresso à 3ª Divisão Nacional



Com a vitória sobre o Neves, segundo classificado, "Os Limianos" ampliaram para cinco pontos a vantagem sobre o seu mais directo perseguidor, encontrando-se, a três jornadas do final, a um pequeno passo do título distrital e consequente promoção aos nacionais.

Trata-se de um êxito significativo, depois de algumas épocas de aflição desportiva e, sobretudo, financeira...

Clube Náutico de Ponte de Lima CAMPEÃO




Pelo segundo ano consecutivo o Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se Campeão Nacional de Fundo e venceu a Taça Nacional de Tripulações.


Trata-se de um êxito ENORME tendo em conta que a concorrência se reforçou consideravelmente, na sequência do domínio do clube de Ponte de Lima na época anterior e que, como sempre, os êxitos do Clube Náutico estão completamente alicerçados na formação e na "prata da casa". Parabéns ao Clube, aos seus incansáveis dirigentes, ao seu técnico Hélio Lucas e a TODOS os atletas, sem excepção.


Notícia aqui e aqui.

Resultados:


sábado, março 29, 2008


Limianos-Neves - o jogo do título


Não parece haver dúvidas. O Limianos-Neves (Campo do Cruzeiro, 15h00), vai ser o jogo do título. Os dois primeiros da classificação, separados por dois pontos, defrontam-se a pensar no título de Campeoão da Divisão de Honra de Viana do Castelo. Uma partida emotiva em perspectiva, onde se espera uma elevada assistência no palco grande do futebol limiano.

sexta-feira, março 28, 2008


Investimento e postos de trabalho para Ponte de Lima

A notícia é do Portugal Diário mas, pelo seu conteúdo, vale bem a pena transcrevê-la na íntegra. Mais de duzentos postos de trabalho vão ser criados numa unidade industrial, para produção de airbags, a instalar em Ponte de Lima, cujo projecto foi hoje aprovado pelo Governo.

"O Governo aprovou esta quinta-feira um investimento de 24,9 milhões de euros para a instalação de uma indústria de componentes de segurança automóvel em Ponte de Lima, projecto que deverá criar 207 postos de trabalho, noticia a Lusa.
Segundo o Governo, a nova unidade de produção será especializada em módulos de airbag e o contrato com o Estado Português tem o termo de vigência em 2013 - ano em que o volume de vendas deverá atingir 2,44 milhões de euros.
O executivo refere que o projecto destina-se «a produção de bens e serviços transaccionáveis, de carácter inovador e em mercados com potencial crescimento».
Também de acordo com o Governo, o projecto deverá envolver «importantes efeitos de arrastamento em actividades e proporcionar a interacção e cooperação com entidades do sistema científico e tecnológico no desenvolvimento de produtos de carácter tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização económica das região e consequente diminuição das assimetrias regionais».

Grande fim-de-semana!

Aproxima-se um grande fim-de-semana em Ponte de Lima, carregadinho de pontos de interesse. É sabido que se trata do "Fim de Semana do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, mas os atractivos vão muito além da gastronomia. Senão vejamos:

Sábado, 29 de Março


11h00 - Abertura do Secretariado
14h00 - Checkin-in das equipas e comunicação social

22h00 - Night Glow no Areal

Um grande espectáculo em perspectiva!


13h00 - Abertura do Secretariado no Largo de Camões
14h00 - Partida

18h00 - Chegada

Espera-se muita animação!

Raid da Música

21h30 - No Areal 3 orquestras (Kamelot, Salsa Rosa e Jocker)


Domingo, 30 de Março

7h00 - Largada da Etapa Ponte de Lima - Porto da Travessia de Portugal

10h00 - Encontro Concelhio de Grupos de Bombos

12h00 - Concentração de Bombos no Largo de Camões

15h00 - Concerto no Largo de Camões, com as Bandas de Música de Ponte de Lima e Castanheirense

15h00 - Desfile da Tradição, com os Grupos Folclóricos do Concelho


E Sarrabulho, muito Sarrabulho em 26 Restaurantes do concelho.

quinta-feira, março 27, 2008

Comemorações do 10 de Junho em Viana do Castelo

As Comemorações oficiais do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, terão lugar, no corrente ano, em Viana do Castelo.

quarta-feira, março 26, 2008

Judas trai Guerrinha!


O "Testamento de Judas Escariote" foi sempre uma tradição que emanou do povo. Por isso era tão"temido" como "ansiado". O seu conteúdo provinha das conversas de esquina e café, das "verdades" dos "diz-que-diz" e atravessava toda a sociedade, desde os mais poderosos aos mais humildes. Era um testamento do povo e para o povo, mas também um sério aviso para os poderosos, sinal de que o povo estava atento e, pelo menos uma vez no ano, reprovava e apontava publicamente os seus defeitos.

Durante muitos anos, sobretudo depois do desaparecimento do seu mentor, o popular Guerrinha, o "Judas limiano" desapareceu, esteve num estado de letargia, reaparecendo na década de noventa mercê do impulso municipal. Foi a municipalização de uma tradição popular. Goste-se ou não, foi uma forma de a repor no extenso calendário das tradições limianas, onde se contam também a Vaca das Cordas, a Serrada da Velha, os tapetes do Corpo de Deus, entre outras.

Mas a municipalização do Judas trouxe consigo a descaracterização do Testamento, que passou a ser mais orientado pela actualidade mediática e o ataque ao contra-poder, salvaguardando sempre a "preciosa" imagem dos seus novos progenitores.

Hoje, pela mão do Unhas do Diabo, desmunicipalizada que está novamente a tradição, passando para uma associação sem fins lucrativos, essa marca indelével ainda se mantém.

A identificação do Judas que "espicha" no sábado de Aleluia, é um dos mais "castiços" exercícios guardado para o comum do cidadão para esse dia. Normalmente trata-se de alguém que, por palavras, actos ou decisões muito tenha prejudicado o concelho, merecendo tamanho castigo após leitura do respectivo testamento. Em 2008, parece que não subsistiram grandes dúvidas relativamente ao destinatário.

Ora já vimos "espichar" ministros e outros responsáveis políticos que o concelho não gostaria que voltassem ao seu território. Nunca vimos "espichar" um simples cidadão comum, que por emitir livremente a sua opinião, alinhada ou não alinhada, correcta ou não, radical ou moderada, é a sua e só a ele o compromete. Se o Homem gosta do Eng. Sócrates, o idolatra e tem posters no seu quarto, é um problema seu e, com essa atitude, não compromete ou fere seja quem for. Até os vanguardistas blogues, são definidos como diários pessoais, que apenas comprometem os seus autores. Se ofendidos houver com o seu conteúdo, a justiça que entre em acção. Mas não nos parece ser este o caso...

O Judas limiano, enveredou pelo pior caminho: atentou contra a liberdade de expressão e opinião. Este Judas não é do nosso tempo, é um "resquício" da PIDE e um sinal de que, por detrás da capa democrática, existe sempre um tique censor ou inquisitor nesta terra.

O Judas está a comprometer o seu próprio futuro. O Guerrinha, não deve estar nada satisfeito com o que viu lá de cima, nesta fim-de-semana. A criatura traiu o seu prórpio criador!

Sobre a mesma questão, a nossa opinião no ano anterior: 2007

terça-feira, março 25, 2008



Testamento de Judas Escariote

A tradição manteve-se. No sábado à noite foi lido o Testamento de Judas Escariote, uma tradição mantida pela Associação Unhas do Diabo.

Eis algumas das quadras constantes no Testamento:

E as superfícies comerciais
Acabaram mesmo por vir,
O comércio tradicional
Passou a vida a dormir.

Dormiu até ressonar
Acordará algum dia,
E já tem despertador
Na Junta de Freguesia.
Voltaremos a esta questão...

segunda-feira, março 24, 2008

Cenas de um fim-de-semana pascal

Igreja Matriz, na noita da Sexta-feira Santa


Uma das estações da Via Sacra (junto à Igreja Matriz), realizada na sexta-feira à noite


A recolha das Cruzes, à entrada para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima


O compasso nos Bombeiros

sábado, março 22, 2008

PÁSCOA

Depois da Procissão da Paixão do Senhor, realizada ontem à noite, o dia acordou chuvoso e muito cinzento. É também dia da Queima do Judas a cargo do Grupo de Teatro Unhas do Diabo, lá mais para a noite - 22H00, no Largo de Camões, esperando-se, naturalmente, que o tempo melhore. Entretanto, já deve estar disponível na Tabacaria Melo o "terrível" testamento. Do outro lado do rio, na vila de Arcozelo, é também hábito publicar um Testamento de Judas, nos últimos anos bem mais "cortante" que o da sede do concelho. A ver vamos...
Para amanhã, dia de Páscoa, não é esperada chuva, apesar da temperatura baixar. Os atractivos são os habituais: acompanhar o compasso pelas ruas da vila ou das freguesias do concelho, com especial realce para as de Fontão e Vitorino das Donas.
Ao final da tarde, por volta das 17h30, a "recolha das cruzes" terá lugar no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.
Sem mais, BOA PÁSCOA!

sexta-feira, março 21, 2008



Clube Náutico entra com o pé direito no Nacional de Esperanças

Teve lugar no passado domingo, dia 16 Março, em Moura, no Alqueva, a primeira etapa do Campeonato Nacional de Esperanças. Esta competição destina-se aos escalões de formação e desenrola-se num total de três etapas. O Clube Náutico de Ponte de Lima actual detentor do título iniciou a sua defesa de forma brilhante, vencendo claramente, com uma pontuação total superior á melhor pontuação obtida na época passada, somado mais do dobro dos pontos da segunda equipa. Resultado do constante esforço de renovação da equipa, procurando investir cada vez mais na formação de novos atletas, este esforço do Clube Náutico de Ponte de Lima tem vindo a vincar de forma clara a superioridade a nível nacional nos escalões de formação.
Se a nível colectivo o resultado foi de elevadíssimo nível, no que diz respeito ao desempenho individual destacar a obtenção de pódios em todos os escalões de onde se destaca os 4 primeiros lugares.
Colectivamente a classificação ficou assim ordenada: 1ºlugar CN Ponte de Lima – 422pts; 2º lugar GCDR Gemeses – 181pts e 3º lugar Liga-Dura CEC – 178pts.
Os destaques individuais vão para a vitória da Ana Pimenta em K1 Infantil feminina, que dominou a sua competição de forma clara, cometendo a proeza de seguir lado a lado com a primeira atleta cadete (escalão acima do seu), atleta esta que faz parte da equipa nacional de juniores, se já na passada época a Ana Pimenta havia dominado o escalão, este ano tem elevado o nível das suas prestações mostrando uma evolução muito positiva.
Em k2 iniciadas femininas venceu a tripulação formada por Natacha Lacerda e Ana Correia, duas jovens que dão agro os primeiros passos na canoagem, sendo que uma delas apenas tem meses da modalidade, no mesmo escalão mas em masculinos a dupla David Correia e Luís Costa foram terceiros em K2.
Bárbara Melo e Jéssica Gonçalves formaram a dupla vencedora em K2 Infantil feminino, realizando uma prova com um ritmo muito regular que lhes permitiu dominar sem grandes sobressaltos toa a competição, estas atletas apesar de muito jovens já contam com grande experiência na canoagem.
Também na variante de canoas os jovens limianos brilharam, triunfando em C2 cadete com Marco Robalo e Fernando Pereira e o terceiro lugar de João Lopes em C1 cadete.
Este campeonato continua no dia 26 de Abril no Montijo, com a segunda etapa, onde uma vez mais as atenções vão estar voltadas para o desempenho dos atletas limianos.

PARABÉNS!

quinta-feira, março 20, 2008

A Páscoa já mexe em Ponte de Lima



Com a visita de inúmeros forasteiros, sobretudo oriundos da vizinha Espanha e da capital, Ponte de Lima prepara-se para viver intensamente a celebração pascal.

Como é já tradição, Fontão polariza as atenções, estando já o Mordomo a cuidar dos preparativos para o almoço que reunirá cerca de 400 convidados. Mas a tradição é também bem vincada em Vitorino das Donas e um pouco por todo o concelho, onde a chegada do compasso é sinónimo de festa.

No sábado, dia 22 de Março, a tradição também desce ao centro da vila, com a Queima do Judas no Largo de Camões. A expectativa está no Testamento, ansiado por uns e temido por outros...
João Pimenta ao Alto Minho em 1997


Sobre o PROCOM dizia que "a candidatura a este programa tem por finalidade dar ênfase ao urbanismo comercial, tornando o centro histórico mais atractivo, porque não interessa só torná-lo bonito porque não chega a ser 100 por cento atractivo se não for acompanhado de um melhoramento de todos os estabelecimentos comerciais"

Sobre a feira:
"Devem aproveitar-se todas as oportunidades para reorganizá-la, porque dessa forma ganham os comerciantes, os agricultores, os consumidores e ganha a nossa tera".

"Acredito nos empresários do nosso concelho e os mesmos devem ser apoiados sem reticências por parte de quem decide ou de quem tem poder de decisão".

Alto Minho de 3/04/97

terça-feira, março 18, 2008



Páscoa Radical

O Clube Náutico de Ponte de Lima, propõe uma Páscoa diferente, disfrutando do Rio Lima no seu melhor. É já no sábado, dia 22 de Março. A não perder...


A economia do Concelho



Intervenção de Abel Baptista na Assembleia Municipal de 29.02.2008



Pelo seu interesse para a discussão dos problemas da economia local, pelo enorme contributo que vem dar para o desvendar de um problema que alguns insistem em não querer ver, pelo peso institucional que transporta, ao ser proferida pelo Presidente da Mesa da Assembelia Municipal de Ponte de Lima, aqui reproduzimos na íntegra a intervenção de Abel Baptista na Assembleia Municipal de 29 de Fevereiro, onde defendia uma proposta para que fosse elaborado um Plano Estratégico para a economia limiana. E que falta ele faz, por falta de comparência sistemática dos principais actores locais...



"Quando decidi apresentar esta proposta fi-lo na convicção de que este era o meu dever e este era o contributo que, face às funções que aqui desempenho, me competia.
Tenho a percepção de que a economia local, a exemplo do que acontece com a economia nacional, não se encontra numa boa fase, por razões que à frente tentarei explicar.
Falei com muitos cidadãos limianos – agricultores, produtores florestais, pequenos industriais, comerciantes, farmacêuticos, artesãos, trabalhadores, desempregados, associações, autarcas, artistas, profissionais liberais, etc.
Em face do conhecimento que tenho, das informações que recolhi, da minha formação pessoal, politica e social não poderia ficar indiferente. Por imperativo de consciência tinha que fazer alguma coisa, e o que quer que se faça deve ter consequência e deve resultar em actos concretos que possam melhorar.
Será caso para dizer que “vi, ouvi e não posso ignorar”, por isso vos peço, Caros Eleitos desta Assembleia Municipal e Caros Presidentes de Junta, que me acompanhem neste pequeno exercício que vos apresento.
Em primeiro lugar devo, em consciência, dizer-vos que este não é uma proposta de censura a nenhuma outra iniciativa, a nenhuma actuação individual, seja da sociedade civil, seja dos poderes públicos, centrais ou locais.
Também não quero, com esta iniciativa, dar mais do que o meu modesto contributo para que se possa encontrar um rumo, um caminho, mas se isso não acontecer pelo menos tentei, pelo menos preocupei-me.
Meus Caros Colegas.
Senhor Presidente e Senhores Vereadores.
Nós estamos integrados num distrito que tem sido sucessivamente abandonado pelos governos da nação. Há uns anos o actual Presidente da República, quando terminou os seus mandatos como 1º. Ministro veio ao distrito pedir desculpa por o ter durante uma década esquecido.
Os Governos socialistas têm feito o mesmo e o actual não é excepção.
De acordo com dados dos Censos de 2001 o distrito de Viana do Castelo tem 49% da sua população inactiva, isto é, ou tem menos de 15 ou mais de 65 anos de idade, sendo que a faixa etária mais numerosa é a dos que têm mais de 65 anos. Se no concelho de Ponte de Lima o panorama é uma pouco melhor, não se desvia muito da média.
A taxa de desemprego, na região norte é, de acordo com o relatório do 3ºtrimestre de 2007, de 9,1, quando a nacional é de 7,8.
Ponte de lima não é uma ilha no todo nacional, nem neste processo de globalização em que nos encontramos, ou, numa expressão que tem vindo a cair em desuso, nesta aldeia global que cada vez mais somos: produzimos, na China, consumimos em Ponte de Lima, um produto que foi transaccionado em Londres, transportado num barco da Tailândia, com marinheiros paquistaneses, por isso não podemos, porque seria injusto, dizermos que a responsabilidade é apenas e só de um grupo, ou de uma só causa.
Como referiu um dia Madre Teresa de Calcutá: “o meu contributo é apenas uma gota no oceano, mas o oceano seria mais pequeno sem essa gota”, esta é a gota que eu quero acrescentar a esse imenso oceano de dificuldades, mas sobretudo a uma possibilidade de solução que me parece necessária.
Porque, na minha opinião, o desenvolvimento económico de um concelho, de uma região, de um país não se faz com uma análise empírica, com mesinhas caseiras, com experimentalismo, com amadorismo, mas sim com um plano elaborado por técnicos, cientistas e responsáveis locais, que com base na análise das potencialidades existentes, da previsão de evolução da demografia, das actividades económicas, do comércio local, regional e mesmo mundial, das pesquisas cientificas e da evolução da ciência.
Mais do que procurar os males, é necessário encontrar o remédio, a terapêutica.
Porque não acredito em sábios de ocasião e em especialistas do momento, entendo que só com uma equipe multidisciplinar se poderá elaborar um plano que possa encontrar um rumo para o desenvolvimento do concelho.
O que proponho é que se elabore um plano estratégico, devidamente estruturado e sistematizado, que possa apontar um rumo para os próximos anos, não uma solução para o imediato, mas um plano que posso ser acompanhado, avaliado e reformulado, mas que apresente as ideias de desenvolvimento do concelho.
Só com um documento que apresente as potencialidades, que identifique bem as fragilidades, que inventarie os desafios e que depois de uma avaliação equilibrada e uma análise de riscos apresente soluções e aponte o caminho.
Plano que não pode, nem deve, ser um documento estático, tem que ser dinâmico, acompanhado na sua execução, mas também na sua implementação, avaliado ao fim de determinados períodos e redireccionado se necessário.
Se alguém nesta sala hoje disser que sabe qual o rumo que devemos tomar, ou mente ou não sabe o que diz. Eu não sei qual deve ser esse rumo, o que tenho a certeza é que não estamos bem.
Não estamos bem porque existe desemprego.
Não estamos bem porque estamos a empobrecer.
Não estamos bem porque temos uma população cada vez mais velha e mais dependente.
Não estamos bem porque cada vez há mais emigrantes a partir todos os dias para Espanha. E quando o trabalho lá acabar, como já se prevê para este ano?
Como vai ser? Como vamos ocupar e dar sustento a tantas famílias que dependem desse rendimento?
Com as profundas necessidades de recurso a produção agrícola e silvícola para produção de energias renováveis e sequestro de carbono, será que a agricultura e a silvicultura ainda poderão ter empregabilidade e produzirão riqueza compatível com as condições de vida actual?
Que tipo de industria deveremos ter e será possível manter no concelho?
Como e onde deveremos ir procurar investimento nas novas tecnologias e nas “industrias” de investigação?
Que tipo de investimento e que empresas de turismo devemos apoiar e incrementar?
Que tipo de serviços o concelho ainda suporta e quais os que devem ser abandonados?
Qual o papel que deve ser reservado à autarquia?
Que papel se reserva para as associações e cooperativas?
Estas são algumas das questões que se me colocam e para as quais se deve encontrar respostas.
Preocupa-me que se faça investimento sem planeamento, sem se saber muito bem para quê, onde e como, e porque isso me preocupa só vejo uma maneira de o evitar: é procurar especialistas para fazerem o planeamento e depois de se estudar, discutir e avaliar o por em prática.
Como entendo que a melhor forma conquistar a população e os sectores é envolve-los no processo de decisão e de planeamento, entendo que as entidades referidas na minha proposta devem ser convidadas e, se possível, envolver outras.
Meus caros colegas.
Senhor Presidente e senhores Vereadores.
Presto serviço publico, vai para mais de 20 anos – como dirigente associativo, como dirigente partidário, como autarca e ultimamente também como deputado – tenho orgulho de todo o serviço que prestei, mas sobretudo tenho apreendido muito e sei que hoje ser decisor publico é sobretudo ser um ouvidor publico.
Até como me dizia, há uns anos uma velhinha: “sabe que nós temos dois ouvidos e uma boca por isso temos que ouvir o dobro do que falamos e depois de ouvirmos muito devemos pensar muito mais antes de dizermos o que pensamos, senão sai asneira”.
Não posso terminar sem dar ainda uma última explicação para justificar a apresentação desta proposta.
O espaço territorial que nós representamos é de cerca de 380 Km2, é composto por 51 freguesias, nele vivem perto de 50 000 pessoas, por isso esta proposta vem no sentido de abranger todo esse espaço, todas essas freguesias e todas essas pessoas.
Com isto quis envolver todos os sectores sociais, económicos, culturais e artísticos e hoje, nesta discussão quero também envolver todas as sensibilidades politicas desta Assembleia Municipal."

segunda-feira, março 17, 2008

Câmara de Ponte de Lima aprovou apoio a micro-empresas

À semelhança do que aconteceu recentemente em Paredes de Coura, a Câmara de Ponte de Lima aprovou a celebração de um protocolo com o IAPMEI, com vista à constituição de um fundo para apoio à criação de micro-empresas ou de ampliação de negócios para as empresas jé existentes. O fundo a constituir, no âmbito do programa FINICIA será de 500 mil euros, com o Município a entrar com uma fatia de 20% e uma instituição bancária com o restante. As regras de acesso e as áreas a privilegiar se~rão definidas em regulamento a aprovar em Assembleia Municipal.
A Câmara admite priveligiar a criação de novas empresas no âmbito das actividades de operações integradas de turismo, animação, turismo activo e turismo de natureza, aproveitamentos florestais, actividade agro-industrial com relevo para os produtos agrícolas locais, design gráfico e industrial,, artesanato, novas tecnologias, promoção de produtos locais, vinho verde e promoção de qualidade e imagem nos sectores da gastronomia e granito.
Paralelamente, o Município tenciona criar um sistema de incubação de micro-empresas nas áreas referidas, podendo passar pela ocupação de espaços já construídos, nomeadamente no Mercado Municipal, na Expolima, Arnado ou outras zonas empresariais do concelho.

Não se trata, com toda a certeza, de uma reacção à aprovação, na última Assembleia Municipal, de duas propostas recomendação, visando uma maior dinâmica do Município no campo económico, particularmente o do comércio tradicional.
Não sendo uma deliberação que aponte para a dinamização deste importante tecido da economia local, trata-se de um sinal positivo do Município para esta área.
Aguarda-se agora da parte do Presidente da Câmara uma decisão relativamente às recomendações apresentadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Abel Baptista, e da CDU, essas sim, visando uma análise aprofundada da situação e procurando medidas concretas para minimizar a profunda crise que se instalou na economia local.
Fim-de-semana desportivo vitorioso!

Depois de todas as equipas juvenis de "Os Limianos" terem vencido os respectivos confrontos, os séniores de Ponte de Lima foram a Monção dar um passo decisivo para a conquista do título distrital e consequente subida aos nacionais. A vitória por 2-1 foi merecida e, a quatro jornadas do final, "Os Limianos" dependem apenas de si próprios para conseguir o almejado título.
A próxima jornada, que se disputará a 30 de Março, coloca frente a frente os dois primeiros da classificação - Limianos e Neves - no campo do Cruzeiro. Um emotivo jogo em perspectiva.
Mas o fim-de-semana acabou de uma forma emocionante. Depois do Torneio Inter-associações em iniciados, que terminou ao fim da tarde de domingo, "Os Limianos" receberam a equipa do CA da feira, co-líder do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte. Num jogo muito disputado, com bastante confronto físico, os homens de Ponte de Lima remontaram um resultado adverso de 1-4 para 5-4, com três minutos finais fantásticos, onde só a fé de "os Limianos" conseguiu levar de vencida uma equipa bem organizada e muito experiente.
Este resultado, e os pontos conquistados, foram também muito importantes para a luta pela manutenção.

sexta-feira, março 14, 2008

Programa para o fim-de-semana

Torneio inter-regiões em Hóquei em Patins (Pavilhão Municipal de Ponte de Lima)

Organizado este ano pela Associação Desportiva "Os Limianos", decorre até domingo o Torneiuo inter-regiões em Hóquei em Patins. Uma boa oportunidade para ver em acção os jovens valores nacionais, nesta modalidade.
Os resultados podem ser acompanhados aqui, enquanto que o calendário é o seguinte:
Sábado 15 de Março de 2008

Torneio Inter-Regiões - Grupo A
Coimbra 9:00 Ribatejo
Madeira 10:00 Açores
Aveiro 11:00 Porto
Porto 17:00 Coimbra
Ribatejo 18:00 Madeira
Açores 19:30 Aveiro

Torneio Inter-Regiões - Grupo B
Lisboa 12:00 Setúbal
Alentejo 15:00 Algarve
Minho 16:00 Leiria
Leiria 20:30 Lisboa
Setúbal 21:30 Alentejo
Algarve 22:30 Minho

Domingo 16 de Março de 2008

Torneio Inter-Regiões - Finais
6º Grupo A 9:00 6º Grupo B (11º/12º)
5º Grupo A 10:00 5º Grupo B (9º/10º)
4º Grupo A 11:00 4º Grupo B (7º/8º)
3º Grupo A 12:00 3º Grupo B (5º/6º)
2º Grupo A 15:00 2º Grupo B (3º/4º)
1º Grupo A 16:00 1º Grupo B (1º/2º)

Ainda em hóquei em patins, para o Campeonato Nacional da 2ª divisão, Zona Norte, realiza-se no próximo domingo às 21h00, também no Pavilhão Municipal, o jogo Limianos-CA Feira. Um bom jogo em perspectiva, depois do brilharete da jornada anterior, e desta feita contra o actual segundo classificado.

No futebol, a equipa principal de "Os Limianos" vai até Monção defrontar o Desportivo local, em jogo de capital importância para as nossas cores, que actualmente lideram o respectivo campeonato.

O fim-de-semana fica também marcado pela exibição, no Teatro Diogo Bernardes, da Revista à Portuguesa "É Isto e Pouca Treta", de Lopes de Almeida, a cargo da Companhia do Teatro Sá da Bandeira. Este evento terá lugar no sábado, em duas sessões, às 15h00 e 22h30.

No Domingo de Ramos, além da Procissão de Ramos que percorrerá as principais artérias da vila, termos um concerto pela Banda de Música de Ponte de Lima.

Não às portagens na A28, entre Viana do Castelo e o Porto... Porquê?

Simplesmente, porque:

a) uma viagem que pela A-28 demora, no máximo, 45 minutos, pela EN-13 (suposta alternativa)

pode levar três horas.

b) porque a EN-13, tem no seu trajecto entre Viana do Castelo e o Porto, cerca de

quinhentos constrangimentos à circulação rodoviária.

Ou seja, naquele troço de cerca de 60 quilómetros, foram identificados:

- 69 cruzamentos,

- 229 entroncamentos,

- 16 rotundas,

- 155 passadeiras para peões,

- 24 intersecções com semáforos,

- 69 paragens de transportes públicos,

- 7 grandes superfícies a "despejar" directamente para a estrada.

Ainda perguntam porquê?

quarta-feira, março 12, 2008

Campelo vai ser ouvido sobre o traçado do TGV

Os interesses de Ponte de Lima vão ser tidos em conta, quando da definição do traçado do TGV. Este é, pelo menos, o compromisso do Ministro das Obras Públicas, assumido durante um encontro com Daniel Campelo.
O que fica, como moral da história, é que depois de levarmos com a auto-estrada em cima, vamos também apanhar com o TGV que, seguramente, rasgará o nosso concelho. Só que, enquanto a auto-estrada tem nós de acesso no concelho (nada mais nada menos do que 3), a linha de combóio e o TGV só se servem do território limiano, que nenhuma mais-valia terá com esta obra pública!
Acompanharemos as cenas dos próximos capítulos...

A notícia do JN pode ser lida aqui
Comércio vítima de um modelo de desenvolvimento desajustado?


Manuel Pires Trigo lançou o mote no Cardeal Saraiva de 25 de Janeiro. Em Ponte de Lima pensou-se que o Turismo resolveria todos os nossos males e problemas. Criou-se uma imagem de desenvolvimento e de futuro, de que o "El Dorado" estaria aqui, com todas as condições: ambiente, paisagem, acessibilidades. Anos volvidos, a fria realidade choca de frente com todas essas concepções. Constroem-se pólos industriais e estes continuam às moscas (o que nos diferencia de outros projectos semelhantes em concelhos vizinhos, cujo sucesso é evidente), o sector comercial definha, sinal dos tempos e de uma estratégia completamente errada.

Uma crise anunciada assola também a Adega Cooperativa de Ponte de Lima, um "ex-libris" do concelho. Depois de anos de grande progresso e expansão, a descida do consumo de vinho, a menor atractividade dos vinhos verdes tradicionais, um crescimento exagerado da produção e do número de sócios e uma consequente diminuição da qualidade do produto conduziram a uma crise para a qual não se vislumbra uma solução fácil.

A obstrução à acção da direcção, proveniente de imposições estatutárias invocadas por associados em Assembleia-geral, não é um argumento convicente para a demissão dos órgãos sociais, que conheciam os estatutos e que poderiam propor a sua alteração caso os entendessem como obstáculo á sua acção. A demissão não é mais do que a constatação da sua incapacidade de inverter uma situação de crise, que se acentua em cada dia que passa.

A deslocalização da Adega, o financiamento do Estado para a construção de uma nova infraestrutura e o encaixe financeiro da venda das actuais instalações ao município, poderiam constituir o "balão de oxigénio" que colocaria a cooperativa nos carris do equilíbrio financeiro. Mas a coisa não está fácil, e os compromissos do "Orçamento do Queijo" continuam por cumprir...

Nada corre de feição em termos económicos no concelho de Ponte de Lima. esta é a maior pedra no sapato de Daniel Campelo!

terça-feira, março 11, 2008

A economia e o futuro de Ponte de Lima (II)

A proposta apresentada por Abel Baptista na Assembleia Municipal de Ponte de Lima de 29 de Fevereiro, refere a dado ponto que os novos espaços comerciais instalados no concelho “vieram concorrer com o comércio tradicional de uma forma que é, necessária e objectivamente, desigual”. A proposta de elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento económico e social do Município de Ponte de Lima surge com o objectivo de “relançar a economia concelhia, nomeadamente as actividades tradicionais (agricultura, pecuária, silvicultura, indústria, artesanato, comércio e serviços) contribuindo assim para a manutenção e criação de emprego”.

Já a CDU, em proposta também apresentada na mesma sessão da Assembleia limiana, pretende a constituição de uma Sociedade de Reabilitação Urbana, para combater a “desertificação e degradação habitacional” do Centro Histórico, com reflexos negativos no comércio tradicional, que “está a passar por uma situação cada vez mais aflitiva” devido também à “proliferação de grandes superfícies e devido ao deslocamento de muitos serviços públicos e outros do Centro Histórico para outras zonas da vila”.

A Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima, em 2006, ouviu comerciantes e responsáveis associativos antes de concluir que o comércio estava em crise, que as razões eram múltiplas e que era necessário e urgente pensar e implementar medidas para minimizar os efeitos nefastos da crise, que poderá ter consequências muito negativas num dos sectores mais importantes da economia local. As conclusões do trabalho realizado foram entregues e discutidas com a Associação Empresarial, a Câmara Municipal, o Governo Civil e a Assembleia Municipal, com uma acalorada discussão na sessão de Junho de 2007. No entanto, o assunto foi desvalorizado e o trabalho da Assembleia de Freguesia colocado em causa.

Hoje, passados dois anos, os sinais de crise são mais evidentes, como evidente é a necessidade de arrepiar caminho para evitar o descalabro económico de muitas famílias. A percepção do problema é outra e a justiça, embora tarde, acabou por ser feita ao trabalho da Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima.

Agora o futuro. Se o futuro de Ponte de Lima não passa pela indústria, se o comércio tem a abater-se sobre si nuvens negras, se o turismo tarde em afirmar-se como uma importante área de negócios a nível local, se a aposta na marca “Ponte de Lima” ainda não é uma realidade, o que fazer?

A resposta a esta questão está nas mãos do líder do Município de Ponte de Lima. A Assembleia Municipal aprovou as propostas de Abel Baptista e da CDU. Agora cabe a Daniel Campelo ignorá-las ou olhar de frente para um problema que, por ser demasiado sério, exige coragem e um grande empenho da parte dos responsáveis políticos e associativos locais.

domingo, março 09, 2008

A economia e o futuro de Ponte de Lima (I)

Sobre Ponte de Lima, Álvaro Campelo, antropólogo, coordenador do projecto “Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade” referiu que “o futuro da vila e do concelho não é a indústria, embora esta tenha o seu espaço, mas o aproveitamento dos recursos da terra”, adiantando mais à frente que passará pela “afirmação da marca de qualidade Ponte de Lima, onde a preservação da valores é preocupação primeira”.

Um estudo de sistematização de dados, realizado pela Rede Europeia Anti-pobreza (Núcleo de Viana do Castelo), as conclusões não são animadoras: o distrito de Viana do Castelo continua na cauda dos distritos do país quanto à sua capacidade de gerar riqueza e bem-estar. O índice do poder de compra dos concelhos do litoral está próximo da média nacional (67,1%) com Viana do Castelo e Caminha a ultrapassarem esses números. Os restantes, entre os quais se encontra Ponte de Lima, apresentam médias abaixo dos 60%. As razões invocadas para esta realidade são numerosas: falta de cultura empresarial, pouco investimento em inovação e tecnologia e, como consequência, pouca produtividade. Por outro lado, a deficiente qualificação das populações, níveis de analfabetismo ainda marcantes, o envelhecimento da população. Entre os dois últimos censos apenas Viana do Castelo e Ponte de Lima cresceram em termos populacionais, sendo que este último regista a mais alta taxa de natalidade. Também esta organização entende que o turismo é uma das maiores potencialidades, mas advoga a promoção do desenvolvimento industrial e o aproveitamento das energias renováveis.

A revista “Tabu” de 2 de Fevereiro, num artigo de Luís Miranda intitulado “A Lei do mais forte” constata que “o comércio tradicional está em agonia”, calculando-se que “100 mil empregos vão desaparecer nos próximos tempos”. Por outro lado “Portugal é um dos países da Europa com maior oferta comercial apesar do fraco poder de compra”. José António Silva, da Confederação do Comércio de Portugal referiu que “nos últimos 12 anos o comércio tradicional perdeu mais de 70% da quota de mercado”, enquanto que, do outro lado da barricada, Luís Vieira e Silva, da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição concluiu que o problema é a crónica falta de capacidade de resposta do comércio tradicional à evolução económico-social verificada. Um comerciante, Manuel Sousa Lopes da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina elege a “aposta na distinção, no tradicional e no antigo” como vias para ultrapassar a crise, mas lembrou que “é o comércio tradicional que mantém o centro das cidades vivo e quente”.

sábado, março 08, 2008


Dia da Mulher
A oposição e a nossa opinião sobre a oposição em Ponte de Lima

A intervenção aqui dada à luz sobre a oposição municipal mereceu alguns reparos do Vereador Jorge Silva do Partido Socialista, que obviamente respeitamos. De facto não é fácil acompanhar a sua acção nas reuniões do executivo, embora a disponibilização das actas na página do Município, ajude a conhecer a sua intervenção.
O nosso comentário, e o de outros blogues que sobre a mesma questão também se pronunciaram, provocou uma acesa discussão no meio político local. Ainda bem. A oposição pode reflectir sobre a sua acção e, quem sabe, melhorar a capacidade de dar maior expressão pública ao trabalho realizado.
Mais inesperada foi a reacção do Vereador do PSD. Na reunião de 14 de Janeiro, "disparou" da seguinte forma:

"Revelou compreensão pela posição escrita do vereador socialista, referindo que não
tendo o hábito de "espreitar" blogs locais (que na maioria, pelo que transpira, são mais
sentimentos que pensamentos - sempre a favor de alguém e contra alguém), não deixou de
manifestar estranheza pela posição do Sr. Presidente da Assembleia Municipal . Referindo
que foi Abel Baptista quem não conseguiu que o CDS concorresse à Câmara Municipal e
Juntas de Freguesia, quando outros decidiram candidatar-se como independentes . Afirmou
que de Abel Baptista se esperava mais do que ser uma espécie de beata do Dr. Paulo Portas,
quando em declarações escritas e publicadas os próprios correligionários políticos no poder
municipal, afirmam que Paulo Portas enquanto ministro prejudicou Ponte de Lima por
birra e vingança."

Sempre a favor de alguém e contra alguém?
Mais vale "espreitar" o que se escreve pela blogosfera. Talvez consiga elevar o debate político e enriquecer o seu pobre leque de propostas.
A bem de Ponte de Lima!

sexta-feira, março 07, 2008

Clube Náutico foi rei nos Troféus "O Minhoto"

Sem surpresa!
O Clube Náutico de Ponte de Lima foi o grande vencedor da XI edição dos troféus "O Minhoto" 2008, conquistando o galardão "Grande Prémio Júri Colectivo" mercê dos fantásticos resultados conquistados na época passada e que, a julgar pelas prestações conhecidas esta época, vão ter continuidade em 2008. Em termos individuais a figura foi Fernando Pimenta que arrebatou o prémio na modalidade de canoagem e ainda o Troféu Especial Campeões Europa/Mundo.
Foi o corolário lógico do trabalho e dos títulos conquistados num ano de ouro:2007.

quinta-feira, março 06, 2008

Adega Cooperativa

Os órgãos sociais da Adega Cooperativa de Ponte de Lima estão demissionários. Não é um sinal positivo para esta importante cooperativa do concelho...

Assaltos

Pelo menos um assalto por dia em Ponte de Lima. É demais!

quarta-feira, março 05, 2008


Ecos do Dia de Ponte de Lima...

O Presidente da Câmara Municipal entende que a comemoração da entrega do foral a Ponte de Lima, por D. Teresa, institucionalizada por volta de meados da década de 90 do século passado, veio possibilitar o aprofundamento do estudo e do conhecimento da história limiana, designadamente através das escolas, que introduziram esta temática nos seus programas e planos de actividades;

O envolvimento das escolas nas comemorações foi muito grande, com iniciativas diversas.

Daniel Campelo, durante o lançamento da 3ª edição do livro "O Rosquedo" de Delfim de Guimarães, referiu que ainda não existe o necessário consenso na sociedade limiana para que seja alterado o feriado municipal de 20 de Setembro para 4 de Março;

Delfim de Guimarães saiu do "baú" do esquecimento, pela mão de Tito de Morais, com a reedição de "O Rosquedo".

Ficamos a saber que, em Junho, a fadista Mariza actuará em Ponte de Lima, naquele que será o ponto alto dos concertos de Verão nesta localidade.

terça-feira, março 04, 2008


Dia de Ponte de Lima


A 4 de Março de 1125 D. Teresa fazia vila o lugar de Ponte.

Volvidos 883 anos, celebra-se o DIA DE PONTE DE LIMA, mais de oito séculos de história de uma vila que não quer ser cidade, mas que procura olhar em frente sem nunca perder de vista a tradição.

Não é um caminho fácil, porque a apregoada qualidade de vida não se esgota no ambiente e na paisagem. Exige mais. Exige desenvolvimento económico e, consequentemente emprego bem remunerado, rendimento disponível, dinâmica em todos os sectores de actividade.

Vai esta terra continuar a apostar na tradição, na qualidade da marca "Ponte de Lima". E nós estamos plenamente de acordo. Mas não chega. Não chega para o futuro, como não chegou no passado. O futuro de Ponte de Lima passa pela estratégia de desenvolvimento económico que vier a ser delineada. O debate sobre o melhor caminho a seguir está na rua e vai ser animado!

Relativamente ao programa das comemorações, fica no corrente ano aquém das expectativas. Estava prevista a inauguração do Museu dos Terceiros, mas indisponibilidade de agenda do Ministro da Cultura e alguns atrasos de última hora, impedem que a mesma se faça nesta significativa data.

Fica-se por alguns eventos musicais, pelo necessário envolvimento das escolas e pelo lançamento da reedição de "O Rosquedo" de Delfim Guimarães, um limiano ilustre que também merece ser recordado.

DIA DE PONTE DE LIMA

Programa de Comemorações

Distribuição pelas escolas duma transcrição do Foral de D. Teresa e duma Coroa por cada aluno.

Dia 4 de Março – 18H00 - Apresentação da reedição do livro “O Rosquedo – Cenas da Vida da Província Ponte de Lima-Minho”, de Delfim Guimarães, Prefácio e organização de Adelino Tito Morais – Auditório Municipal.

19H00 – “Sons ao entardecer” – Quinteto de Metais do Pólo de Ponte de Lima da Academia Fernandes Fão. – Praça de Camões.

21H30 – Recital “Raízes Ibéricas” – Associação Vox Angelis - Capela das Pereiras

Dia 7 de Março – 15H30 - Na Biblioteca Municipal: Encenação Teatral da Entrega do Foral, por alunos e professores da Escola Secundária de Ponte de Lima.

Exposição “883 anos de Foral” (de 22/2 a 20/3)/.

4 de Março, DIA DE PONTE DE LIMA

“Em nome de Deus e da indivisa Trindade, eu a Rainha D. Teresa, filha do Rei Afonso, saúdo-vos no Senhor. Hei por bem fazer vila o supramencionado lugar de Ponte, e aí faço couto, e assim o decreto e quero que isto tenha a força e firmeza para todo o sempre desde hoje, 4 de Março da era de 1163 (ano de Cristo 1125).”
Foral de Ponte de Lima, D. Teresa, 1125

Hino de Ponte de Lima

(Ilha dos Amores)


Nasci à beira do Rio Lima,

Rio saudoso, todo cristal,

Daí a angústia que me vitima,

Daí deriva todo o meu mal.


É que nas terras que tenho visto

Por toda a parte por onde andei

Nunca achei nada mais imprevisto,

Terra mais linda nunca encontrei.


São águas claras sempre cantando,

Verdes colinas, alvor de areia,

Brancas ermidas, fontes chorando

Na tremulina da lua cheia.


Oh meus amigos, quando eu morrer,

Levai meu corpo despedaçado.

Na minha terra, já sem sofrer,

Dormir eu quero mais descansado



Belos domingos os das aldeias,

Manhãs serenas, que alegria,

Um Deus amável até as feias

Leva cantando à romaria!


Danças alegres há pelas eiras

Cantigas tristes pelas quebradas,

Capelas brilham entre roseiras,

As flores sorriem às namoradas.


Rindo e sonhando, passam as horas

Pelos outeiros do meu lugar

Lábios risonhos tintos de amoras,

Bocas vermelhas sempre a cantar...

Versos de António Feijó

Música de Amílcar Morais

segunda-feira, março 03, 2008

Fim-de-semana desportivo

"Os Limianos" venceram no dérbi regional a Correlhã, no parque de jogos da Boa-Morte por 1-0, mantendo a distância para o líder Neves, na disputa pela subida à 3ª Divisão Nacional, cada vez mais confinada a estes dois clubes.
Por seu turno os iniciados limianos garantiram a manutenção no nacional da categoria, depois de um empate caseiro (0-0) com o Chaves, beneficiando da derrota do Famalicão em Vizela.

Infelizmente, fomos informados que, afinal, o empate não serviu as aspirações dos iniciados, que efectivamente desceram aos distritais. As nossas desculpas por termos veículado uma informação errada.

sábado, março 01, 2008

Proposta da CDU (Assembleia Municipal de 29/02/2008)
(clicar no documento para ampliar)