quinta-feira, janeiro 31, 2008


Monumental

É o que se pode dizer da obra "Ponte de Lima uma vila histórica do Minho" apresentada hoje no auditório municipal e coordenada pelo Prof. Doutor Carlos Brochado de Almeida, integrada no projecto "Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade".
Em quase 400 páginas, um grupo de especialistas trata os seguintes temas:
1. As origens pré-medievais de Ponte de Lima; 2. O território limiano durante a Alta Idade Média; 3. A muralha medieval de Ponte de Lima; 4. O contributo da arqueologia para o estudo do Centro Histórico de Ponte de Lima; 5. O urbanismo tardo-medieval de Ponte de Lima; 6. A evoluçãom urbanística de Ponte de Lima; 7. Evolução arquitectónica da vila de Ponte de Lima; 8. Igrejas e Capelas de Ponte de Lima; 9. O Convento de Santo António de Ponte de LIma. Da fundação à exclaustração; 10. A feira de Ponte de LIma; 11. Ponte de Lima - Uma História com futuro.
Um volume imperdível, o segundo de cinco que vão ser, gradualmente, apresentados no corrente ano.
Ponte de Lima, uma Vila histórica do Minho

É este o título do segundo volume integrado no projecto "Terra Rica da Humanidade". O seu coordenador é o Prof. Doutor Carlos Brochado de Almeida e será apresentado na quinta-feira, dia 31 de Janeiro, pelas 18h00, no Auditório Municipal.

quarta-feira, janeiro 30, 2008

António Vieira Lisboa

O "Cardeal Saraiva" de 25 de Janeiro publica um texto de Luís Dantas, homenageando António Veira Lisboa (1907-1968), quando passam 40 anos da sua morte.
Aquele que foi "um dos melhores entre os melhores poetas modernos", segundo Rebelo de Bettencourt, parece esquecido na galeria de notáveis homens das letras que esta terra abraçou.

Sete vezes o Rio há-de encher
e subir ao "passeio" da vila.
Cada vez há-de ser Lua Cheia
que, ao descer, o "passeio" vigila.
Estudo sobre as fábricas de serração

Conhecer melhor uma importante actividade económica do concelho, em meados do século passado (talvez não fosse a principal, como refere a proposta do Vereador Gaspar Martins), é o objectivo do município, que deliberou atribuir cinco mil euros a José Ernesto Costa para o realizar.
Este estudo vai permitir conhecer melhor e manter viva a memória das fábricas de serração do concelho ( e eram muitas), que tratavam a madeira de pinho, muita dela para exportação.
Outra actividade que merece ser conhecida, e talvez também considerada pelo município, é a da extracção de minério no concelho, cuja memória corre os risco de ser perder e cujos vestígios ainda hoje existentes estão em acelerado estado de degradação.

segunda-feira, janeiro 28, 2008


Troféus "O Minhoto"

O Clube Náutico de Ponte de Lima e o seu atleta Fernando Pimenta serão os grandes representantes e candidatos limianos, na cerimónia de entrega dos Troféus "O Minhoto", que decorrerá no dia 25 de Fevereiro em Fafe.
Pó de pedra continua a poluir o Rio Lima

Não é novidade. Mas o problema continua. Mais uma vez o Molima - Movimento para a Defesa do Rio Lima vem a público denunciar a poluição do Rio Lima, motivada por descargas de pó oriundo de pedreiras.
Por quanto tempo continuarão a fazê-lo?

domingo, janeiro 27, 2008

Poesia para os meus olhos...
Finalmente...

O gás natural chegou a casa dos limianos praticamente dez anois depois de ter sido instalado o gasoduto neste concelho. Saúda-se a sua chegada e lamenta-se tanta demora.

quinta-feira, janeiro 24, 2008


Secretário de Estado da Educação inaugura escolas em Ponte de Lima

Sexta-feira, dia 25 de Janeiro, o Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, vai estar em Ponte de Lima para proceder à inauguração de três novas infraestruturas educativas:

15h00 - Escola Básica Integrada da Correlhã
15h30 - Centro Educativo da Feitosa
16h00 - Academia de Música de Ponte de Lima

À noite, pelas 21h30, Valter Lemos estará no auditório da Assembleia Municipal, para participar num debate sobre temáticas educativas.
Nós, por cá...



Há algumas semanas atrás demitiu-se um membro da direcção da Associação Empresarial de Viana do Castelo. Razão: "Falta de capacidade de intervenção no espaço e no tempo próprios do actual presidente".
A defesa dos interesses dos associados é o primeiro e único grande objectivo de uma associação empresarial. Quando estes se debatem com muitos, graves e profundos problemas, não pode haver manobras tácticas.
Só a acção no tempo e espaço correctos são concebidas.

terça-feira, janeiro 22, 2008

Ponte de Lima, pela mão da CDU no jornal "Avante"

Não é vulgar, mas Ponte de Lima é tema de discussão no Jornal "Avante", que faz eco das posições de Acácio Pimenta na Assembleia Municipal.
Pelo seu interesse para a nossa localidade, transcrevemos a notícia na íntegra, onde é também referida a problemática do comércio limiano.

CDU exige uma política ao serviço das populações
Marasmo em Ponte de Lima

A actual situação de retrocesso, de estagnação, de dificuldade económica e social do concelho de Ponte de Lima é, para a CDU, o resultado de anos sucessivos de política de direita, que a autarquia tem levado a cabo.


«Não se descortinam as reais prioridades nem existem medidas concretas que permitam mais uma vez acreditar na concretização dos objectivos apresentados», acusou, no passado dia 15, Acácio Pimenta, eleito da CDU na Assembleia Municipal de Ponte de Lima, aquando da votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para o exercício de 2008.
Para ultrapassar a situação que hoje se vive, o comunista apresentou um conjunto de políticas de desenvolvimento «capazes de contribuírem para o progresso da nossa terra e para a resolução das suas carências».
Entre elas destaca-se «uma maior transferência de meios financeiros e competências para as juntas de freguesia», «uma política económica que proporcione o desenvolvimento harmonioso em todo o concelho», «uma política que promova o interesse concelhio, defendendo e estimulando o aparelho produtivo e a produção em todas as suas vertentes», «uma política de revitalização da actividade agrícola» e «uma política de rejeição das portagens na A28».
Para além do apoio à juventude, a CDU defende ainda a promoção do desporto e das actividades de lazer e a criação de centros de dia em várias freguesias.

Degradação e desertificação

A situação, cada vez mais preocupante, do comércio local e a degradação e desertificação do Centro Histórico da vila de Ponte de Lima, foi outro dos problemas apontados.
«Este assunto desde sempre mereceu da CDU uma especial atenção que foi sendo consubstanciada com várias intervenções nesta assembleia, a também apresentando soluções para revitalizar o comércio local e reabilitar o parque habitacional», lembrou Acácio Pimenta.
Relativamente às questões ambientais, o eleito do PCP acentuou que «os problemas continuam a subsistir», nomeadamente «o esgoto a céu aberto a montante da Ponte da Sr.ª da Guida», «as descargas do rio Labruja para o rio Lima», «a ETAR da Gemieira, que serve o parque industrial, não corresponde às necessidades de tratamento adequado» e «as descargas de entulho de obras da construção civil na estrada da Madalena».

Novos aumentos

A CDU considerou ainda «inaceitável» a proposta da Entidade Reguladora de Serviços Energéticos feita ao Governo, que fará crescer o custo da factura mensal de electricidade, equivalente ao aumento tarifário que poderá atingir 3,1 por cento durante um período de 20 anos, isto a propósito da mudança dos contadores de telecontagem do consumo de electricidade.
«Esta medida é tão mais inaceitável quando os lucros da EDP que, nos últimos cinco anos, são de 3 168 milhões de euros e que nos primeiros nove meses já contabiliza mais de 665 milhões de euros de lucro», informou Acácio Pimenta, acrescentando: «Mais uma vez se confirma que a privatização e liberalização do mercado energético em Portugal, defendidas e aplicadas por quem tem o poder há 30 anos, apenas beneficiou a acumulação e centralização da riqueza».
Por último, o eleito do PCP recordou que existe um contencioso no Tribunal de Trabalho porque a autarquia se recusa a pagar as horas extraordinárias dos trabalhadores do município.

Contra a lei eleitoral para as autarquias

Os eleitos do PCP pronunciaram-se ainda sobre o acordo entre PS e PSD de revisão da lei eleitoral para as autarquias. Numa moção apresentada por Acácio Pimenta, a CDU alertou que a nova lei, a concretizar-se, «constituiria um elemento redutor da democracidade do poder local e um novo factor de empobrecimento da vida política».
A constituição de executivos monocolores representará ainda uma drástica redução dos mecanismos de fiscalização e constituirá um rude golpe na transparência na gestão de muitas das autarquias.
«É incontestável que, em matéria de fiscalização legal e democrática, a presença de eleitos de outras forças políticas nas câmaras municipais são uma garantia mínima de legalidade, de efectivo conhecimento e verificação dos processos e actos de gestão e de decisão, indispensáveis a uma efectiva fiscalização que manifestamente a Assembleia Municipal não tem condições de assumir», alerta a CDU.

link para a notícia

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Uma abordagem diferente de Ponte de Lima



André Rocha apresenta uma abordagem diferente de Ponte de Lima no seu novo blog "Arquitectura e Ponte de Lima".

Trata-se do olho clínico de um especialista que, nos primeiros "post's" procura fazer uma análise a alguns aspectos da paisagem limiana.

Já foi adicionado aos meus favoritos...

domingo, janeiro 20, 2008


Clube Náutico na Internet


Quem tem um novo site na internet é o Clube Náutico de Ponte de Lima, onde podem ser conhecidas e acompanhadas as façanhas do melhor clube nacional de canoagem.


PS. Não me chamem exagerado pois os resultados não mentem...

sábado, janeiro 19, 2008


Revista Limiana nas bancas

O número 5 da Revista LIMIANA está já disponível nas bancas.
Correspondente aos meses de Novembro/Dezembro, esta publicação bimensal dá destaque ao "Movimento Teatral em Ponte de Lima nos últimos 40 anos", "Uma carta inédita de Aquilino Ribeiro", "Os primeiros passos do futebol em Ponte de Lima", "Freguesias do concelho de Ponte de Lima - Moreira do Lima" e "Visita à Assembleia da República".
esta é uma publicação da responsabilidade da Casa do Concelho de Ponte de Lima.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Não será para levar a sério?


Podemos concordar ou discordar. A opinião pessoal é legítima e o respeito pela opinião alheia é um dos pilares da democracia e da sã convivência democrática. Neste espaço, sempre demonstramos total abertura e respeito pela opinião dos outros. Só assim faz sentido um blogue. Continuaremos a fazê-lo, procurando que da discussão se possa fazer luz.

Procuramos, como sempre o fizemos, valorizar o que de bom tem sido feito neste concelho e denunciaremos os problemas com que o mesmo se debate. As opiniões aqui expressas só a nós nos comprometem e serão sempre devidamente fundamentadas.

Os problemas com que se debate o comércio local não são qualquer ficção. São reais. E o respeito pelos consumidores e os direitos dos consumidores serão sempre salvaguardados. Não podem é sobrepor-se ao de outros grupos, devendo ser analisados a um mesmo nível. O comércio é a base da economia local. Escamotear esta questão pode conduzir para uma visão distorcida da realidade.

De facto a economia deve funcionar. Esta perpsectiva liberal da economia adapta-se perfeitamente aos nossos tempos e ao sistema económico global. Mas o papel regulador do estado e das Instituições ainda não foi abolido e é neste espaço que é fundamental que sejam olhados de outra forma os direitos dos cidadãos, quer eles sejam consumidores, quer eles sejam comerciantes.

Podemos não gostar das pessoas, da forma de estar ou de agir, de vestir ou de falar. Mas, quem desempenha cargos públicos ou quem emite opinião, tem que se abstrair de julgar as características pessoais, avaliando o trabalho realizado. O comércio e os comerciantes não são mais um elemento da estrutura económica local. Se foram importantes no passado, se foram valorizados no passado, se foram o grande garante do emprego no concelho no passado, porquê ignorar isso agora?

Esta é a notícia publicada no JN de 28 de Dezembro, sobre o verdadeiro estado em que se encontra o comércio português. Ponte de Lima não foge a esta crise e vê os seus efeitos ampliados devido a um conjunto de factores locais, profundamente analisados e listados no trabalho realizado pela Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima, cujo link está disponível nesta página.
Por cá, o Presidente da Associação Empresarial reclama a sede da nova Região de Turismo para Ponte de Lima. Será esta a sua prioridade?

Comércio abre época de saldos no fim do "pior ano de todos"

O sector do comércio perdeu 20 mil empregos nos primeiros seis meses deste ano. E voltará a perder "dezenas de milhares de empregos" em 2008, devido à desregulamentação do sector, que permite a abertura massiva de grandes superfícies. O alerta é do presidente da Confederação do Comércio de Portugal (CCP), que olha com "preocupação" para os saldos que hoje começam e se prolongam até 28 de Fevereiro. Para a Deco, o momento é para aumentar o controlo dos estabelecimentos, uma intenção que a ASAE garante ter na agenda, preparando-se para reforçar inspecções.

A antecipação dos saldos criada pela nova legislação (ver caixa), lamenta José António Silva, da CCP, "retirou ao pequeno comércio 10 a 15 dias de venda com margens positivas", forçando os comerciantes - para não perderem mais clientes face às grandes cadeias - a vender "sem lucro ou com prejuízo" muitos artigos que não saíram dos armazéns ou prateleiras nos últimos meses.

Para o responsável, este vai ser "o pior ano de sempre" para o comércio tradicional, que perdeu até Junho 20 mil empregos - tantos quantos os que viu ser extintos em todo o ano passado. José António Silva garante que a ausência de regulação - com grandes superfícies comerciais a abrir constantemente - agrava o "desequilíbrio" que afecta o comércio tradicional, pelo que 2008 vai ser "pior ainda". "Tenho a certeza que vão fechar milhares de estabelecimentos, deixando dezenas de milhares de pessoas desempregadas", alerta, lembrando que desde 2005 se perderam 54 mil empregos no comércio.

Mas se, pelo contrário, para muitos portugueses os saldos são uma boa notícia, para outros este é também um período de "mais conflitualidade" com os comerciantes que nem sempre cumprem o que a lei estipula, garante Carla Oliveira, da Deco.

"À excepção de obrigar os comerciantes a aceitar pagamentos com multibanco e cartões de crédito nos saldos, a nova lei não trouxe qualquer vantagem para os consumidores", afirma. A ASAE deve, por isso, reforçar as inspecções aos estabelecimentos. Fonte oficial da ASAE garante que a instituição vai estar "especialmente atenta" ao cumprimentos das regras.

quarta-feira, janeiro 16, 2008


Os comerciantes limianos não gostaram nada de saber que o Município acedeu à pretensão dos feirantes em manter a feira quinzenal no dia 24 de Dezembro, véspera de Natal e dia de Consoada.
Esta e muitas outras questões vêem, relacionadas com a problemática do comércio tradicional em Ponte de Lima, devem ser devidamente discutidas no concelho.
A crise não é uma miragem, mas sim uma evidente realidade. Não a podemos ignorar, mas sim enfrentá-la, assumindo os erros e implementanto medidas tendentes a minimizar os seus efeitos.
Com a questão da feira, assente na notícia publicada no JN, pretendemos dar início a um debate que deve mobilizar os limianos nos próximos tempos.

A Feira na véspera de Natal provoca revolta no comércio limiano


A polémica estava já instalada. Mas a notícia do JN veio provocar ainda maior revolta:

Cerca de meio milhar de feirantes vão assentar arraiais no areal junto ao rio Lima, na vila de Ponte de Lima, na próxima segunda-feira, para a realização da feira quinzenal, que inicialmente esteve para ser antecipada para hoje. Devido ao facto de o certame calhar na véspera de Natal, a Câmara Municipal local quis antecipá-lo, mas a Associação de Feirantes do Distrito do Porto (AFDP) bateu o pé e convenceu a autarquia a mantê-lo na data, com o argumento de que irá assumir por completo a sua realização, incluindo a limpeza do recinto.
"Queremos fazer uma feira-festa de Natal", justifica Manuel Peixoto, da AFDP, explicando que após longas negociações com a Câmara de Ponte de Lima, os feirantes lograram que a feira quinzenal das segundas-feiras na vila se mantivesse na data ditada pelo calendário, apesar de os serviços camarários encerrarem para gozo da ponte decretada pelo Governo, devido ao Natal.
"Atendendo às dificuldades que todos atravessamos sentimos necessidade de aproveitar esta mais-valia, aproveitando a feira na véspera de Natal, já que ao ser antecipada iria penalizar muito os feirantes", afirma, argumentando "Vamos fazer uma feira festiva aproveitando os emigrantes que estão cá, os sazonais que estão a trabalhar fora, etc".
Esta feira especial de Natal durará até às 17h00, hora em que o recinto deverá ser abandonado pelos vendedores, deixando-o completamente limpo. "Assumimos toda a responsabilidade do desenrolar da feira, inclusive a limpeza", revela Manuel Peixoto, esclarecendo que as operações deverão ser realizadas por uma equipa da AFDP com recurso a viaturas da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
(JN, 2007/12/21)

Pelo que verificamos, tudo correu a contento na limpeza da feira. Cerca das 17h30 tudo estava limpo e o areal praticamente desimpedido.
Mas o que causou maior perplexidade junto dos comerciantes locais foi a cedência do município à pretensão dos feirantes, em querer realizar a feira no dia de consoada. Não foi ouvida a voz dos comerciantes, em detrimento da dos feirantes, que assumiram o trabalho de limpeza do recinto.
Uma pergunta se impõe: de que lado está o Município, quando são divergentes os pontos de vista e interesses dos feirantes e dos comerciantes locais?

terça-feira, janeiro 15, 2008

Imagens de Natal e fim-de-ano (IV)


domingo, janeiro 13, 2008


V Desenvolvimento económico


O Melhor... Baixa dos impostos no concelho (IRS, IMI), baixa dos preços nos terrenos dos polos industriais. Já não era sem tempo a implementação de medidas de discriminação positiva, que permitam tornar esta terra mais atractiva. Infelizmente só o fracasso das políticas de atracção do investimento permitiu esta inflecção de orientações. Mas, como diz o povo, mais vale tarde do que nunca.


O Pior... Pólos industriais às moscas, comércio a definhar, continuação do processo de instalação e abertura de grandes superfícies literalmente dentro da vila. Mau de mais para ser verdade...

sexta-feira, janeiro 11, 2008


IV Cultura


O Melhor... O dinamismo da política editorial do município, tanto em edições próprias como no apoio à edição. A obra maior do corrente ano foi, na nossa opinião, o primeiro volume do projecto Terra Rica da Humanidade, dedicado ao património imaterial de Ponte de Lima;

Teatro Diogo Bernardes, um espaço ao serviço da comunidade. Cada ano que passa é frequente ver a nossa principal sala de espectáculos como palco de acções das escolas, associações e instituições locais, que assim beneficiam de condições privilegiadas de trabalho. É essa a sua função, obviamente alternada com espectáculos de qualidade que, aqui e ali, têm acontecido.


O Pior... Grandes espectáculos é condição essencial para que se criem hábitos culturais e públicos para a cultura. Em Ponte de Lima são esporádicos e, por isso, a programação deve ser revista, aumentando o investimento para que os melhores também passem por cá...

O Verão é a estação do ano propícia para espectáculos e iniciativas de rua, que assim vão ao encontro do espectador. Ponte de Lima tem excelentes condições para este tipo de eventos: Avenida dos Plátanos para os diurnos e Largo de Camões para os nocturnos. O "papão" Expolima quer acabar com os belos dias de espectáculo do estio. É pena que, para justificar uma obra, se acabe com o que de bom era feito no centro da vila no campo cultural e de animação...

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Em Ponte de Lima acontece...

Concertos de Inverno
Está a decorrer a iniciativa "Concertos de Inverno", uma iniciativa do Município de Ponte de Lima, com espectáculos regulares de Bandas de Música no Teatro Diogo Bernardes.
O primeiro teve lugar no passado dia 6 do corrente mês, com a Banda de Música da casa do Povo de Moreira do Lima.
No próximo sábado, pelas 16h00, actuará a Banda Marcial de Fermentelos.
O ciclo continua no dia 19, com a Banda do Centro Paroquial e Social de S. Martinho da Gandra; dia 27 com o Grupo Cultura Musical de Ponte de Lima e, no dia 10 de Fevereiro, a Banda Filarmónica de Amares.

"Das Marchen" transmitida em directo no teatro Diogo Bernardes
A ópera «Das Märchen», do compositor Emmanuel Nunes, que estreia no dia 25 no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, será transmitida em directo para 14 cine-teatros portugueses com uma perspectiva de 11 mil espectadores. O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, será uma das salas que transmitirá este espectáculo.
Mais informação pode ser obtida aqui.

Agenda Cultural de Ponte de Lima com grafismo e conteúdo renovado
A agenda cultural editada pelo Município de Ponte de Lima, apareceu com um novo aspecto em Janeiro. Mais ilustrada, com mais informação, mais organizada, com melhor leitura. Destacamos as exposições "O Natal e as Escolas", na Torre da Cadeia Velha e a Esposição Comemorativa do 7º aniversário da Paisagem Protegida das Lagoas, patente no Centro de Interpretação Ambiental.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Propostas de leitura (à moda de Ponte de Lima) I

São edições natalícias, mas que podem preencher os momentos de leitura do arranque de 2008. São estas as nossas propostas: De José Ernesto Costa, "Ginkgo biloba", uma abordagem a uma árvore que , sendo rara, se encontra com alguma facilidade em Ponte de Lima.

Já Henrique Rodrigues, no âmbito da sua investigação levada a cabo no arquivo do Governo Civil de Viana do Castelo, aborda o parque escolar no Noroeste de Portugal na segunda metade de oitocentos. Uma boa oportunidade para conhecermos um pouco do ensino ministrado no nosso concelho no séc. XIX.

Propostas de leitura (à moda de Ponte de Lima) II

São edições natalícias, mas que podem preencher os momentos de leitura do arranque de 2008. São estas as nossas propostas: "Património Imaterial de Ponte de Lima", a primeira de uma série de edições sobre o património limiano, aborda o valioso repositório imaterial do concelho: desde o folclore, à música tradicional, passando pelas festas e romarias e lendas, este volume de quase trezentas páginas, coordenado por Álvaro Campelo é, simplesmente, imperdível.

segunda-feira, janeiro 07, 2008


III Desporto

O Melhor... Clube Náutico de Ponte de Lima, fábrica de campeões. A lista é enorme, até perder de vista. Trabalho sério e de grande nível. Um exemplo flagrante de que a aposta nas infraestruturas é uma aposta de futuro e com capacidade de gerar mais-valias, leia-se, resultados desportivos de nível MUNDIAL.
A Escola Desportiva Limiana foi campeã nacional de Cadetes Femininos. Outro resultado brilhante que deve ser sublinhado. Acarinhem-se estes "nichos" de sucesso!
Fernando Pimenta campeão da Europa júnior em K1000. Um jovem de grande futuro, uma certeza da canoagem nacional. Estamos a torcer para o ver em Pequim como o primeiro limiano a competir nos Jogos Olímpicos. Nuno Barros, outro grande campeão, com resultados extraordinários em C1.

O Pior... Atraso nas obras de instalação de um tapete sintético e construção de balneários do Campo de Bertiandos. Este facto está a causar grandes constrangimentos ao sector de formação de "Os Limianos", onde está a ser efectuado um trabalho sério e de grande alcance. É necessário entender que as infraestruturas são fundamentais para o sucesso da formação e para a obtenção de resultados na alta-competição. O atraso de Bertiandos provoca atrasos nas obras que deverão ocorrer no Campo do Cruzeiro. Tempo é dinheiro...

Para quando um parque radical em Ponte de Lima?

sexta-feira, janeiro 04, 2008

II Educação

O Melhor... Entrada em funcionamento de novos Centros Educativos na Feitosa e Correlhã. Arranque da construção dos Centros Educativos de Freixo e Refoios.
Anúncio de uma linha de apoio a famílias carenciadas, ao nível das refeições e livros, para alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico. Um anseio antigo, Ponte de Lima que deixava de ser uma "ilha" no distrito de Viana do Castelo.

O Pior... Reduzidos meios financeiros que são transferidos para as escolas do 1º Ciclo. Quando há aumentos, como aconteceu no final de 2007, logo são transferidas também um conjunto alargado de despesas. É como dar com uma mão e tirar com as duas!
Os apoios prometidos para famílias carenciadas tardam a concretizar-se. Não é conhecido qualquer regulamento nem critérios para a sua atribuição. Acção e clareza, precisam-se...

quarta-feira, janeiro 02, 2008


I - Política

2007 terminou! Não será um ano para deixar saudades aos portugueses em geral e aos limianos em particular. Sem qualquer tipo de pretensiosismo, e assumindo a responsabiliade das escolhas, vamos procurar passar em revista o que de melhor e pior aconteceu em Ponte de Lima no ano que agora termina.

O Melhor...
O distrito de Viana do Castelo tem, de facto, um deputado na Assembleia da República. A sua actividade tem visibilidade, a sua presença e intervenção nos assuntos que dizem respeito ao distrito em geral, e do concelho de Ponte de Lima em particular, tem assumido uma importância crescente: recorda-se a hipótese de saída da PSP de Ponte de Lima, encerramento da Urgência do Hospital limiano, encerramento dos SAP em vários concelhos, até a questão da funcionária da Junta de Freguesia de Vitorino de Piães que encontrou em Abel Baptista a voz e o guia para chegar ao Ministro das Finanças. Nota muito positiva.

O Pior...
O esvair da política em Ponte de Lima. Partidos amorfos, debate reduzido e pouco consistente, Assembleia Municipal desinteressante, carência de propostas e acções concretas por parte da oposição, eclípse ou conformismo das figuras da oposição, amorfismo e cinzentismo por parte do poder.
Foi o ano do eclípse do PSD, que assim se juntou ao PP que tanto se confunde com o poder como se esconde na sombra de Daniel Campelo. O voluntarismo da CDU não tem chegado para importunar o poder instituído e o PS ainda não atingiu o nível da expectativas que criou, já que quase foi obrigado a começar de novo, após a renúncia de Monenegro Fiúza.
Um pobre panorama para 2008...
Imagens de Natal e fim-de-ano (III)

terça-feira, janeiro 01, 2008

Um bom tónico para o novo ano...

Recomeça….

Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

Miguel Torga

Receita de ano novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Carlos Drumont de Andrade