domingo, dezembro 30, 2007

Imagens de Natal e fim-de-ano (II)

Mais meios para as escolas?

A viverem com meios escassos, as escolas do primeiro ciclo do concelho viram aumentadas as suas dotações por sala em cerca de 50 euros anuais. Sem dúvida, uma boa notícia, embora os pamanetos e serviços que passam para a esfera das escolas possam anular (talvez com juros) esse aumento...
O futuro dirá se foi um benefício ou um custo!

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Natal é tempo de solidariedade

As campanhas de solidariedade pintam o Natal de cores quentes para aqueles que mais necessitam e, por isso, merecem a nossa ajuda.
A Conferência Vicentina, no terreno todo o ano, mas com actividade redobrada nesta época, distribuí alimentos e vestuário a um conjunto de famílias necessitadas do concelho. Nesta época foram apoiados pela JSD de Ponte de Lima (recolha de alimentos e vestuário) e pelos alunos da EB1 de Ponte de Lima (recolha de alimentos), além da ajuda recebida de empresas que normalmente colaboram com a instituição.
O Rotary Club de Ponte de Lima fez a tradicional recolha de alimentos no Intermarché, para doar cabazes de Natal a agregados familiares mais necessitados.
É Natal, também em Ponte de Lima.

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Imagens de Natal e fim-de-ano (I)


A crise no comércio limiano

A Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima voltou a pronunciar-se sobre a crise que afecta o comércio limiano. Fê-lo num comunicado, que pode ser lido aqui, onde foi historiado o processo de análise e reflexão sobre esta questão. No final eram divulgadas as seguintes conclusões:

1. Infelizmente, até esta data da Associação Empresarial nem uma palavra sobre a situação actual do comércio em Ponte de Lima, do Município indiferença e uma tentativa empenhada de desvalorizar e descredibilizar o trabalho realizado, da Assembleia Municipal, sobretudo da maioria que nela tem assento, o perigoso “olhar para o lado” fingindo que não vê um problema gravíssimo que afecta o comércio em geral e o limiano em particular.


2. Existe uma consciência clarividente que este não é um problema exclusivo de Ponte de Lima. Mas esse não é um motivo para a dolorosa indiferença do poder político local. A atitude do Presidente da Confederação do Comércio de Portugal, ao procurar o líder da CGTP para se associar à greve geral de 30 de Novembro passado, é um sinal de alarme gigantesco relativamente aos problemas do comércio e dos pequenos empresários, com milhares de famílias atiradas para o desemprego for falência dos seus negócios. Estamos numa nova era, a era dos grandes grupos económicos que se instalam em cada canto e esquina, com uma regulação quase imperceptível deixando sem protecção daqueles que foram eleitos para o fazerem, os pequenos comerciantes.

O que é certo é que, após o trabalho realizado pela Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima, muito se tem falado desta problemática, que assumiu um estatuto importante na actualidade local.

quarta-feira, dezembro 26, 2007


O Monte de Santa Maria Madalena

Compilando escritos publicados no Cardeal Saraiva, o Padre Manueol Dias, profundo conhecedor do local, escreve belos trechos sobre o Monte de Santa Maria Madalena. Numa edição da Lethes Digital e com prefácio do sempre atento e divulgador das coisas da nossa terra, Amândio Veira, este pequeno livro é um documento que situa e fixa no tempo uma realidade que gostaríamos de ver ainda hoje...

Esta é também uma justa homenagem ao autor da obra, o Padre Manuel Dias a quem, justamente, Luís de Sousa Dantas dedicou uma poesia, publicada no Cardeal Saraiva de 24 de Julho de 1970, que não reisitimos a reproduzir aqui:

Nasci da paisagem - sou de rio e pássaros
Criança abandonada num Outono de gaivotas
alimentaram-me os seios tímidos dos montes
embriagaram-me de sede as fontes rumorosas
as verdes águas do Lima gritaram-me poesia
e endoideci de amor no colo de minha mãe
nasci da paisagem - sou de Ponte de Lima

segunda-feira, dezembro 24, 2007


Boas Festas

A todos quantos a vida
tem sido árida e sofrida,
rosário de contas funestas,
- Boas Festas.

Para ti, meu bom velhinho,
que te arrastas no caminho
convencido de que não prestas,
- Boas Festas.

Para ti, irmão rural,
tão simples e natural
e de ambições tão modestas,
- Boas Festas.

Para ti, mulher do povo
que fias um mundo novo
com mãos sabidas e lestas,
- Boas Festas.

E para ti, juventude,
grito de sonho e saúde
sempre que te manifestas,
- Boas Festas.


Cláudio Lima, in "Outrora Dezembro"

sábado, dezembro 22, 2007

Notas breves de um Natal limiano...


O Natal nada trouxe de novo a Ponte de Lima. Ou quase nada, pois o frio que se tem feito sentir nos últimos dias fez lembrar a época. De resto, pouquíssima gente nas ruas da vila, comércio "às moscas", comerciantes à beira de um ataque de nervos, a insensibilidade a voltar às decisões políticas, porque foi decidido manter a feira quinzenal para a véspera de Natal.
Para quem ainda tinha dúvidas relativamente à insensibilidade municipal aos problemas do comércio, a prova está aqui.
E a Associação Empresarial, com a cumplicidade habitual, calada...
(voltaremos a esta questão)

Fala-se num investimento privado em Ponte de Lima, na área da saúde: a Casa da Saúde, que já tem local consignado no Plano de Urbanização. 2008 poderá trazer novidades.

O maior partido da oposição vai a votos em meados de Janeiro. Depois de um grande empenho e presença pública, durante a campanha para a presidência nacional do partido e de uma ausência preocupante da política local, preparam-se as pistolas (de água?) para as autárquicas de 2009...




quarta-feira, dezembro 19, 2007



Aprovado projecto do multiusos

O Município de Ponte de Lima aprovou, na sua última reunião, o projecto do pavilhão multiusos, que será construído na Quinta da Antepaço, em Arcozelo. Trata-se de uma estrututa polivalente, capaz de albergar espectáculos de diversos tipos, com capacidade total para cerca de 1350 pessoas, sendo que na sala principal poderão estar, sentadas, 750 pessoas. O custo previsto ascende a 7,5 milhões de euros.
Já aqui o referimos e voltamos a dizê-lo. Foi aprovado por unanimidade, reuniu consenso político, arrasta consigo uma aprovação maioritária da população, mas entendemos que Ponte de Lima não necessita de uma infraestrutura deste tipo, em primeiro lugar porque não a consegue rentabilizar e, em segundo lugar, porque constituirá uma sobrecarga enorme para o orçamento municipal, que começa a engrossar no campo das despesas correntes...
Nos últimos tempos, os investimentos municipais foram direccionados para obras de grande vulto, na expectativa de implementar polos de atracção, capazes de dinamizar as actividades económicas, culturais, desportivas e sociais, mas cujos resultados imediatos, ou de médio prazo, não são os mais animadores: O mercado municipal, com custos próximos dos 5 milhões de euros, levou à desertificação da zona e à frustração dos investimentos e expectativas dos comerciantes que lá se instalaram; a Expolima, Feira do Gado e Zona Hípica, onde foram investidos mais de seis milhões de euros, estão a ter uma utilização muito sazonal e, no caso da feira do gado, de frequência média/baixa, o que não inviabilizando o investimento, condiciona uma apreciação mpositiva do mesmo; o Teatro Diogo Bernardes, cuja recuperação custou dois milhões e meios de euros, ainda não é um pólo de dinamização cultural, capaz de atrair públicos diversos com regularidade.
Nesse sentido, e olhando um pouco à nossa volta, com a construção do Coliseu de Viana do Castelo, existência do Multiusos de Guimarães e salas do género de Braga e Porto, parece-nos uma má aposta construir mais do mesmo nesta vila, quando está provado que pode ser na diferença, na alternativa, que está o caminho do sucesso, como se tem verificado com o Festival de Jardins.
Daqui as nossas reticências: no montante a investir e na capacidade de o rentabilizar, em benefício do concelho.
Obviamente, está concedido o benefício da dúvida, porque ainda a procissão vai no adro. Mas que os ventos não parecem favoráveis...

terça-feira, dezembro 18, 2007


Atlas do Eixo Atlântico

Na senda da edição de títulos com elevado interessa para a euroregião Galiza/Norte de Portugal, o Eixo Atlântico deu à estampa um Atlas daquele espaço geográfico. Dando uma atenção especial à cidades que integram a assoxiação, este inovador Atlas não deixa perder nenhum pormenor das duas regiões irmãs.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Opera Faber 2008

Foi já divulgado o Programa do festival Opera faber 2008, que se realizará em Ponte de Lima durante o mês de Julho.

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Propaganda ridícula

Os jornais locais das últimas semanas publicam pequenas notas, acompanhadas de fotografias, sobre os melhoramentos da rede eléctrica no concelho de Ponte de Lima.
Imediatamente me lembrei dos finais da década de 70 e da década de 80, quando a electricidade começou a chegar a muitas das freguesias do concelho, o que significava invariavelmente, festa e comemoração.
Hoje não. A empresa distribuídora de electricidade, e todos aqueles que colaboram nestes actos de propaganda gratuíta, deviam era corar de vergonha pela triste figura que fazem.
Hoje, além de um direito, um serviço de electricidade, que é pago a peso de ouro, deve ter qualidade e servir devidamente os seus clientes.
Não há, portanto, nada a comemorar...

quarta-feira, dezembro 12, 2007



Eixo Atlântico passa em revista a gastronomia e as cidades

Acabam de ser publicados pela Associação Eixo Atlântico, dois guias sobre o Noroeste Peninsular. da autoria de Francisco Sampaio (por Portugal) e Francisco J. Gil (pela Galiza), os volumes abordam, respectivamente, a gastronomia do Norte de Portugal e Galiza e um roteiro das cidades que integram o Eixo e seus arredores.
Depois do Guia American Express sobre a euroregião Galiza/Norte de Portugal, aqui está mais um execelente contributo do Eixo Atlântico para a descoberta do nosso território.

domingo, dezembro 09, 2007


O CLAMOR É GRANDE CONTRA AS NOVAS TARIFAS DA ÁGUA

Em 30 de Março do corrente ano alertamos para um aumento desproporcionado das tarifas da água em Ponte de Lima (ver aqui).
Na altura fomos uma voz a clamar no deserto, contra um aumento desmesurado, embora tendo como base uma medida justa - a implementação do princípio do utilizador/pagador no tratamento de efluentes. Mesmo nos órgãos autárquicos as vozes que se opuseram à medida foram poucas ou, quase, nenhumas.
Como era de esperar, os consumidores (munícipes de Ponte de Lima) apenas se aperceberam das consequências quando chegaram as facturas da água. É um verdadeiro clamor nos serviços de atendimento camarários.
O que fazer agora?
1. Contestar os exageros dos aumentos que penalizam mais os pequenos do que os grandes consumidores;
2. O comércio é outro dos grupos mais afectados pelas novas tarifas, quando é um dos sectores em mais acelerada recessão da sociedade limiana;
3. É necessária uma avaliação cuidadosa de todos os efeitos da nova tarifação, designadamente a sua confrontação com os valores da antiga "Taxa de Conservação de Colectores", no valor aproximado de 36€ anuais;
4. O "factor fixo" da nova tarifa é um elemento que distorce a realidade do consumo, que funciona como "dinheiro em caixa", exista ou não consumo de água, um verdadeiro "seguro de vida" para o sistema;
5. Em momento algum foram apresentados estudos sobre o valor real do tratamento de efluentes na ETAR de Ponte de LIma, que permitam avaliar se existe ou não disfunção relativamente aos valores pagos pelos munícipes. É de exigir a sua divulgação;
6. O pagamento bimensal agrava os valores a pagar pelos munícipes e poupa ao município despesas administrativas.

sexta-feira, dezembro 07, 2007


A adesão de Portugal às Comunidades Europeias vista por uma limiana

"À Descoberta da Europa - A adesão de Portugal às Comunidades Europeias" é o título da primeira obra de Alice Monteiro Pita Brito da Cunha, uma jovem limiana natural de Gandra que estudou esta matéria no âmbito da sua tese de Mestrado, realizada no âmbito do curso de Relações Internacionais, variante de Estudos Europeus, concluído no Instituto Superior de Ciências Socais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
A obra foi dsada à estampa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Instituto Diplomático.

quinta-feira, dezembro 06, 2007


Plano de
Urbanização


O tal que, antes de o ser já o era, foi aprovado pelos órgãos municipais. Já o tra antes de o ser porque as principais novidades deste documento orientador são a mais simples e pura consignação no papel, daquilo que já estava feito no terreno. Passou-se muito tempo sem orientação, sem planeamento e, agora, resta-nos a resignação. De um conjunto de linhas orientadoras que deviam constituir o PU, passamos a uma fotografia do existente...
Chegou com quase vinte anos de atraso!
É muito tempo, o suficiente para que quase tudo fosse feito "sem rede", ou seja, sem documento orientador.
As grandes novidades são:
- Alargamento do perímetro do Centro Histórico à Avenida António Feijó, Largo da Lapa e Mata d'Aurora (integrando assim os espaços actualmente pertencentes à Adega Cooperativa);
- Zona reservada à criação de uma unidade hospitalar em Arca;
- Relocalização do açude, a 200 metros do actual, junto à foz do Trovela;
- Zona para centro de treino e estágios.
Fica o registo.

terça-feira, dezembro 04, 2007


Revista LIMIANA já nas bancas

Já está nas bancas o número 4 da revista "Limiana", uma publicação da Casa do Concelho de Ponte de Lima. O tema principal desta número são as festas e romarias limianas. Apesar de ser bimestral, o presente número vem catalogado para o período Julho/Outubro, correspondente a dois números.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Poesia para os meus olhos...