sábado, março 31, 2007

Queijo! Qual queijo?

O Expresso da semana passada, publica uma entrevista ao Presidente do Município limiano, Daniel Campelo, com chamada de primeira página a fazer lembrar os seus tempos de deputado, pois é apelidado de "Deputado do Queijo". Já na semana passado tinha ficado um tudo ou nada perturbado quando, num jogo de basquetebol feminino, ouvi acusações ao árbitro da partida, proferidas pelos adeptos da equipa visitante, dizendo que aquele "teria recebido queijos" da equipa local.
Não sei que mal fez Ponte de Lima ao país e ao mundo para ser conhecido como terra do queijo, sendo que este queijo deve ser de muito má qualidade, tal a acidez com que é proferida ou escrita a palavra. "Terra do queijo", "Deputado do queijo", queijo para a esquerda e para a direita, queijo por tudo e por nada, são expressões tão injustas quanto enganosas.
Injustas porque em Ponte de Lima não há queijo, ou melhor, em Ponte de Lima não se fabrica queijo. Houve, em tempos, mas agora é produzido em Vale de Cambra. Enganosas porque, apesar de ser um objectivos de Daniel Campelo ao aprovar o Orçamento de Estado, garantir a instalação de uma nova fábrica de queijo, tal nunca veio a ser concretizado, gorando as expectativas de muita gente.
E, de repente, mercê da sua atitude, perdeu-se Queijo Limiano, o Centro de Distribuição (ficaria em Ponte de Lima caso Daniel Campelo se dispusesse a negociar com a Lacto Ibérica, e a nova fábrica que já tinha investidor e localização na Gemieira).
Ironia do destino, perdemos tudo, apenas ficamos com o nome. E a fama!
Poesia para os meus olhos...
Que pena...

"As três fábricas do grupo sueco IKEA em Paços de Ferreira vão criar mais de 700 postos de trabalho directos e cerca de um milhar indirectos, no âmbito de um contrato de investimento global de 135 milhões de euros assinado naquele município" in Público Online.

A fábrica do IKEA é um assunto incómodo em Ponte de Lima, tanto para o presidente do Município, apesar de este tentar desvalorizar aquela que poderia ter sido a sua maior conquista, em termos de investimento privado no concelho, capaz de absorver muita da mão de obra disponível, e para o Partido Socialista que viu o Primeiro Ministro usar descaradamente Ponte de Lima como base para o show-off de apresentação de investimento estrangeiro, criando falsas expectativas a uma região já suficientemente deprimida e carenciada ao nível do investimento.
Como se pode verificar pela notícia do "Público", o investimento, os postos de trabalho directos e indirectos não são desprezíveis, já que não deve ser assim tão difícil conciliar os postos de trabalho em unidades industriais com a grande indústria so sarrabulho...
Por cá, resta-nos aplaudir a concretização de um investimento estrangeiro em Portugal, mas também lamentar que tenha estado tão perto de Ponte de Lima, a quem foram sustentadas legítimas expectativas, goradas logo no rescaldo da "festa" do Salão da Assembleia Municipal.
Que pena...
Aumentos brutais!

Por muito que se diga que não, que se agite a bandeira da abolição da taxa de conservação de colectores, que se grite aos quatro ventos que se está a cumprir directivas comunitárias e que as tabelas foram definidas no contexto da associação de municípios, a verdade é que, a partir de meados deste ano, os limianos vão sofrer um aumento significativo dos valores das suas facturas de água, por neles vir incluída uma nova tarifa, a de saneamento, destinada a suportar os custos de tratamento das águas residuais.
A tarifa é justa, o princípio está correcto. É necessário tratar a água dos efluentes domésticos, preservando os nossos cursos de água e, os consumidores, devem ser responsabilizados e contribuir para esse desígnio. Por outro lado, quem mais água faz chegar à rede de esgotos, mais deve pagar.
A decisão de implementar esta tarifa foi dos municípios da Valimar, cumprido uma imposição comunitária e fazem-no em uníssono, impondo um preço comum.
O que ficamos por saber é qual o preço do tratamento da água (metro cúbico) e se extiste algum estudo que sustente os preços e os escalões agora implementados. Sem estes elementos, a apreciação torna-se muito difícil. É fundamental que as directivas comunitárias sejam bem explicadas e que os cálculos, que estiveram na base da definição do preço, sejam divulgados.
Agora, os preços.
Numa primeira abordagem, parecem-nos demasiado altos, sobretudo para os pequenos consumidores, para quem os aumentos da factura podem chegar aos 1000%, reduzindo essa percentagem à medida que o consumo de água vai crescendo. Esta constatação carrega consigo uma enorme injustiça, pois penaliza os pequenos consumidores, normalmente aqueles que menos posses têm. Este desequilíbrio é provocado pelo factor fixo - que mais não é do que o aluguer de contadores transformado em tarifa - que acaba por distorcer os valores a pagar: gaste-se ou não água, 3 euros são pagos em cada factura de água, para tratamento de efluentes!
Um sector de actividade a atravessar, em alguns casos, problemas muito sérios em Ponte de Lima vai também sofrer com a nova taxa: trata-se do comércio, para quem os escalões especiais definidos serão altamente gravosos.
Infelizmente, o impacto destas medidas apenas vai ser sentido no dia da recepção das facturas da água de Julho e, só aí, haverá reacções e contestação. É revoltante que o consumidor seja, mais uma vez, apanhado de surpresa, sem qualquer tentativa da autarquia, e dos partidos, para esclareceram o que se vai passar nesse momento. Será demasiado tarde.
Daqui deixamos uma proposta para minimizar os efeitos destas novas tarifas: que a cobrança passe a ser mensal pois, apesar de aumentar os custos de cobrança e leitura para a autarquia, evita que o consumidor pague tarifa acumulada de dois meses, não pagando por um escalão que, na realidade, não é o seu, se tivermos em conta os gastos mensais de água. Apesar das tentativas do presidente do município para provar que a cobrança bi-mensal não onera as facturas, as contas são fáceis de fazer...

quinta-feira, março 29, 2007

Querem fechar o Alto Minho?

Manuel Trigueiro, Vereador do PSD no Município de Ponte de Lima, alertou o executivo para o sentimento reinante dentro do Centro Hospitalar do Alto Minho - Ponte de LIma, que aponta para uma crescente desvalorização daquele espaço, encerrando-se serviços e valências, que são centralizadas em Viana do Castelo.
Sabe-se também que muito do material que equipava serviços deste hospital - instalado quando da remodelação das suas instalações e construção de novos espaços - foi também transferido para a capital de distrito.
Apesar de garantida a urgência básica em Ponte de Lima, não está garantido o local onde ficará instalada. Se a opção recair sobre o Centro de Saúde, podemos estar a caminhar para o encerramento da unidade de Ponte de Lima do CHAM?


Poesia para os meus olhos...

quarta-feira, março 28, 2007

Onde está o Parque Radical?

O Vereador do Partido Socialista no Município de Ponte de Lima, Jorge Silva, chamou a atenção em reunião do executivo, para a necessidade de encontrar espaços para a prática de desportos radicais, capazes de satisfazer a procura dos jovens limianos que, actualmente, utilizam zonas menos apropriadas do centro histórico.
Será, talvez, o momento de "desenterrar" a ideia e o projecto do "Parque Radical" que estava previsto no âmbito do Projecto de Valorização das Margens do Rio Lima e que nunca teve concretização prática. Junto a este, não ficariam mal espaços para a prática de outros desportos de rua, tão do agrado dos jovens, como o street-basket e o street-soccer.
Haja sensibilidade...
Feira do automóvel usado

O Município autorizou a realização de uma feira do automóvel usado, a realizar no terceiro domingo de cada mês, coincidindo com a feira de antiguidades e velharias, em espaço localizado nas imediações da Avenida dos Plátanos.
Nada temos a obstar quanto ao projecto, pois temos insistentemente reclamado motivos de animação e de atracção em Ponte de Lima. Este será mais um e desejamos o maior sucesso aos seus promotores. A sua capacidade de atrair potenciais compradores será directamente proporcional aos benefícios que Ponte de Lima arrecadará com a presença de novos visitantes.
O dia é que não nos parece o melhor. A feira de antiguidades e velharias já ganhou raízes e basta-se a si própria, com muitos visitantes e expositores. Sobrepor outro evento a este é perder a oportunidade de alargar momentos de animação e atracção a outros momentos do mês.
A rever!

terça-feira, março 27, 2007



Poesia para os meus olhos...

I Feira do Cavalo de Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima apoiará, mediante protocolo, a realização da I Feira do Cavalo de Ponte de Lima, uma iniciativa da Associação Empresarial e da Escola Superior Agrária. Trata-se de uma aposta arriscada, mas que vem preencher espaço importante na animação da vila e do concelho, além de dar vida ao espaço da Expolima, a necessitar de uma gestão mais dinâmica e de uma cadência de eventos maior, fazendo jus ao objectivo para que foi construída(?).

segunda-feira, março 26, 2007

Casa da Música será entregue à Academia de Música de Fernandes Fão

As instalações da Casa da Música foram cedidas, através de protocolo a celebrar com a autarquia, à Academia de Música de Fernandes Fão, para que nelas se instale um pólo de ensino da música, embora este aguarde ainda o despacho positivo da Direcção Regional de Educação do Norte. Trata-se de um passo importante para a instalação em Ponte de Lima de uma estrutura de ensino da música, capaz de ajudar os jovens limianos a integrar os estudos na aprendizagem musical, além de um excelente espaço de formação capaz de abastecer as muitas associações do concelho que se dedicam à promoção musical.
Para o futuro espera-se, e deseja-se, a consolidação deste projecto através da autonomização do espaço de formação de Ponte de Lima.
Feira Medieval

Entre 25 e 27 de Maio, o centro histórico de Ponte de Lima vai regressar às suas origens, com a realização de mais uma Feira Medieval.
Será um excelente motivo de atracção e animação daquela zona, que viveu uma experiência bastante positiva com o anterior certame.
Espera-se é uma adesão mais significativa de expositores e comerciantes locais que, para tal, deverão ser capazes de se adaptarem ao espírito deste tipo de iniciativas.

domingo, março 25, 2007

Reflexão de fim-de-semana
Os perigos do maniqueísmo


O maniqueísmo é uma corrente filosófica de cariz religioso que, fundamentalmente, dividia o mundo entre o bem e o mal, associados a Deus e ao Diabo, respectivamente. Entre os dez mandamentos desta corrente, dois sobressaíam: Não adorar nenhum ìdolo; Purificar o que sai da boca: Não jurar, não mentir, não levantar falso testemunho ou caluniar.
O maniqueísmo é considerado uma forma simplista de pensar
, sendo que a simplificação é uma forma primária do pensamento que reduz os fenómenos humanos a uma relação de causa e efeito, certo e errado, isto ou aquilo, é ou não é. A simplificação é entendida também como forma deficiente de pensar, nasce da intolerância ou desconhecimento em relação a verdade do outro e da pressa de entender e reagir ao que lhe apresenta como complexo.
Foi socorrendo-se do mais puro estilo maniqueísta que Daniel Campelo sempre organizou e articulou o seu discurso em Ponte de Lima: os bons são aqueles que o compreendem e que oseguem, maus são os que não comungam das suasideias e o atacam. Apelidou muitas vezes estes últimos de "inimigos de Ponte de Lima".
Outros protagonistas da cena política local também, a espaços, procuraram centrar a disputa político-partidária no confronto entre o bem e o mal, assumindo-se como donos da verdade, reagindo intempestivamente e intemporalmente a tudo o que da sua voz douta e avisada discordava.
Não estamos em tempos de dar cobertura a maniqueísmos primários e arcaicos, baseados na superficialidade do discurso, no insulto fácil, na tentativa de condicionar a expressão da diversidade de opinião, na mesquinhez das conversas de café e na vontade de agradar aos colegas de esplanada.
Estamos numa época em que é fundamental olhar em frente e dar os necessários passos para centrar qualquer discussão no confronto de ideias e opiniões, capazes de fazer mover a grande roda do desenvolvimento, não excluíndo ninguém, integrando, ouvindo e respeitando as opiniões de TODOS.
É o que tem faltado em Ponte de Lima: pluralidade, diversidade de protagonistas, de formas de ver e pensar, de pessoas que consigam agir em nome do concelho, sem preocupação de ferir sensibilidades ou amizades de conveniência. Em suma, tem faltado democracia.

sábado, março 24, 2007

Querem fechar o Alto Minho?

A Zona Agrária de Ponte de Lima deverá ficar reduzida a um pequeno posto de atendimento. Alguns rumores referem que apenas se manterão serviços de finanças em Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença!

O "Mais pelo Minho" aderiu a esta causa. Bem vindo, Eduardo!

sexta-feira, março 23, 2007


Poesia para os meus olhos...
Nacional de cadetes femininos - Zona Norte

EDL comanda isolada e, dizem os especialistas, tem equipa para conquistar o Campeonato Nacional, depois de ter vencido em Ponte de Lima o esgueira, actual segundo classificado. Uma carreira a acompanhar de perto. Só é pena ver o Pavilhão Municipal vazio.

No Hóquei em Patins, "os Limianos" venceram o primeiro jogo da fase de apuramento do Campeão nacional da 3ª Divisão. Um início prometedor.

Hoje, à noite, realiza-se uma assembleia geral eleitoral da Associação desportiva "Os Limianos", onde se procurará uma saída para a crise em que o clube, novamente, está imerso.
Um "Minhoto" para Ponte de Lima

Os prémios "O Minhoto", na sua edição 2007, foram entregues em Arcos de Valdevez, reconhecendo os desportistas e clubes do Minho que mais se distinguiram no ano transacto.
Para Ponte de Lima veio apenas um galardão, justamente atribuído à Escola Secundária de Ponte de Lima, pelo seu trabalho no campo do desporto escolar, onde conquistou alguns títulos nacionais no ano-lectivo transacto.

quinta-feira, março 22, 2007


Loja "Ponto Já" de Ponte de Lima é um sucesso
Passou a ser um local obrigatório para os jovens limianos. A localização é excelente e pode ser um dos segredos de tão grande êxito!

quarta-feira, março 21, 2007

Vinte anos de trabalho por Ponte de Lima e pelo regionalismo

Está de parabéns a Casa do Concelho de Ponte de Lima, após vinte anos de trabalho e muito empenho pela elevação do concelho, sobretudo na capital. A cereja em cima do bolo surgiu comk a edição de um CD, onde está incluído o Hino de Ponte de Lima.
Reedição fac-simile da 1ª edição de "Caminhos velhos e pontes de Viana e Ponte de Lima"

O Rotary Club de Viana do Castelo, assinalando o centésimo aniversário do nascimento de José Rosa de Araújo, reeditou a obra "Caminhos Velhos e Pontes de Viana e Ponte de Lima", o fac-simile da 1ª edição de 1962.

terça-feira, março 20, 2007

"Os Limianos" novamente em grande dificuldade

Depois da crise de resultados, a crise directiva e dificuldades acrescidas para um clube que, sem ainda se libertar dos problemas que o apoquentaram num passado recente, já está novamente a enfrentar problemas financeiros.
Da assembleia-geral da passada sexta-feira, emergiu a demissão do presidente Adelino Tito de Morais, que arrastou todo a direcção e a entrada em funções de uma comissão administrativa que terá como missão encontrar uma nova direcção para gerir os destinos do clube.
Da comissão administrativa fazem parte alguns jogadores do actual plantel!
O caminho parece ser tortuoso, e a nossa descrença ainda é maior do que antes da reunião magna do clube. Os jogadores têm por missão jogar e defender o clube dentro do campo. Tal função é incompatível com a de dirigente.
Correm sérios riscos de desempenhar mal os dois papéis!
"Sol de Inverno" de António Feijó em formato digital

Numa preciosa dica do blogue "Anunciador das Feiras Novas", ficamos a saber que é possível obter a obra "Sol de Inverno" do poeta limiano António Feijó, em formato digital e totalmente grátis. Apesar de parecer que nada há que substitua o livro original, esta é uma excelente forma de divulgar a obra de um dos maiores poetas limianos de todos os tempos, tornando-a acessível a todos os públicos.
A obra, uma delas digitalizada da ediçção orginal, pode ser encontrada nos seguintes endereços:
http://manybooks.net/titles/feijoa1953219532-8.html
http://www.gutenberg.org/etext/19532
http://purl.pt/5606

segunda-feira, março 19, 2007

19 DE MARÇO DE 2007

Para o meu e para todos aqueles que abraçaram de alma e coração a sua missão de PAI.


Poesia para os meus olhos...

domingo, março 18, 2007

Reflexão de fim-de-semana

Terra de retórica...


Já aqui o afirmamos e, agora, reafirmamos: Ponte de Lima é uma terra de brandos costumes, onde se opta frequentemente por "meter a cabeça na areia", fingindo que não se vê o que se passa à volta, em detrimento do cumprimento dos mais elementares direitos e deveres que uma sociedade democrática tem obrigação de colocar ao dispôr do cidadão.
Um desses direitos é a emissão de opinião, sempre que ela seja sustendada, responsável e devidamente identificada.
No entanto, parece que a opinião não é bem vinda para alguns quadrantes, que se julgam detentores da verdade e do exclusivo do espaço público opinativo, adjectivando como sabem, ou como podem, as opiniões de terceiros, sobretudo aquelas que, vá-se lá saber porquê, não coincidem com as suas.
O tempo não é de adjectivos, mas sim de verbos e nomes. A acção é fundamental nesta terra de retórica e de "faz de conta", que teima em não dar o salto em frente que tanto desejamos!

sexta-feira, março 16, 2007

Daniel Campelo constituído arguido (2)

O nosso anterior post, com o mesmo título do presente, parece ter levantado alguns equívocos. Sem alterar uma única linha do que aqui ficou já registado, vamos procurar clarificá-lo:

1. Daniel Campelo foi constituído arguido num processo em que é acusado de abuso de poder. Imediatamente convocou uma reunião de emergência do executivo camarário, para colocar nas mãos dos restantes vereadores a sua continuidade à frente dos destinos do município, que lhe manifestaram total confiança. Estes são os factos.

2. Já aqui referimos que discordamos em absoluto da atitude de Daniel Campelo. A decisão de se manter, ou não, à frente do município deve ser sua ou, no limite, do partido que o suporta ou dos vereadores que o apoiam no executivo. Nunca o ónus deveria ser colocado sobre os Vereadores da oposição, que foram apanhados de surpresa e, como já o referimos, "colocados entre a espada e a parede".

3. A partir de agora, a decisão da continuidade de Daniel Campelo, que nunca contestamos nem sobre a qual emitimos qualquer opinião, será sempre associada ao apoio que lhe foi dado pela oposição e não pelo apoio do seu partido e seus vereadores ou pela sua própria omissão neste processo - empurrou a decisão para as mãos de terceiros. A oposição nunca se deveria ter pronunciado sobre esta questão!

4. Também comentamos a paradoxal posição do PSD, apoiando um autarca de outro partido quando, em situações análogas com autarcas do próprio partido, foi retirada a confiança política ou solicitado que suspendessem o mandato (Valentim Loureiro, Isaltino Morais, Fontão de Carvalho...).

5. Também não entendemos e causou-nos alguma perplexidade, a onda de desconfiança lançada sobre o Ministério Público, por ter deduzido a acusação a Daniel Campelo, como se, de repente, começasse a ser perseguido por aquele órgão da justiça.

6. Sobre esta questão, o que nos resta é esperar. A investigação do Ministério Público terminou e acabou em acusação, seguem-se os restantes trâmites legais e, provavelmente, o julgamento. Para já não há condenados, embora pareça que a oposição entrou já a perder...
Homenageados no Dia de Ponte de Lima

Os senhores Rodrigo Melo, Duarte (O Casinhas) e João Nascimento foram agraciados pelo município devido aos relevantes serviços prestados em diversas áreas ao concelho. Merecem e fica-lhes bem tal distinção.
Para o próximo ano fica já uma sugestão. Depois de o Comandante Nascimento, dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, ter sido distinguido este ano, seria justo prestar igual tributo a uma figura incontornável dos bombeiros limianos, como é Rogério Guerra, o Comandante que precedeu João Nascimento.
O aspecto menos bom da festa do Dia de Ponte de Lima foi o comportamento de alguns assistentes que, durante as excelentes interpretações de Luís Pipa ao piano e da Orquestra de Câmara do Minho, fizeram questão de as "acompanhar" com as "belas" sonoridades dos seus telemóveis e com o bater de portas em constantes entradas e saídas da sala. São necessários mais espectáculos deste tipo em Ponte de Lima, pelo menos para que se dê a oportunidade ao público de melhorar a qualidade da sua participação e o respeito pelos intérpretes.

quinta-feira, março 15, 2007

Problema crónico

"Os Limianos" estão outra vez em crise. Parece já não ser novidade pois, com uma periodicidade cada vez maior, o maior clube do concelho de Ponte de Lima abre enormes brechas ao nível da sua gestão e no plano desportivo.
Depois de uma época de esplendor, com a resolução de inúmeros problemas pendentes no Tribunal do Trabalho e a subida aos nacionais, "Os Limianos" estão em posição de descida na Série A da 3ª Divisão e tem a sua direcção, liderada por Adelino Tito de Morais, demissionária, ordenados em atraso e jogadores que ameaçam abandonar o clube.
Este parece ser um problema crónico, não apenas da última década, mas de toda a vida do clube, sempre a debater-se com problemas directivos e falta de voluntários competentes para a sua gestão.
A história vai voltar a repetir-se amanhã, sexta-feira, com mais uma Assembleia Geral para debater os problemas do clube e procurar encontrar um novo elenco directivo para um clube com 54 anos, mas que ainda não atingiu a maioridade.

quarta-feira, março 14, 2007

Daniel Campelo constituído arguido

Daniel Campelo, presidente do Município de Ponte de Lima, foi constituído arguído, sendo acusado de abuso de poder num processo em que ordenou o corte do abastecimento de água a um munícipe.
Aparentemente, trata-se de um processo de pequena dimensão. Campelo não foi acusado e, até ao trânsito em julgado da sentença, tem direito à presunção de inocência.
Mas o que está em causa, não é a dimensão do processo, mas sim o princípio.
Se Daniel Campelo está absolutamente tranquilo relativamente à acusação, porque é que transferiu para o executivo camarário, em reunião de emergência especificamente convocada para o efeito, o ónus da decisão da sua continuidade à frente do município? A decisão só pode caber ao próprio e não aos Vereadores que, no caso concreto, foram colocados "entre a espada e a parede".
Mas a posição mais surpreendente veio do Vereador do PSD. O líder nacional deste partido sempre defendeu que, em casos análogos, autarcas do PSD devem suspender o seu mandato. Ora o referido Vereador apoiou sem reservas a continuidade em funções de Daniel Campelo. É caso para dizer "não olhes para o que eu faço, mas sim para o que eu digo", bem ao jeito do Bloco de Esquerda que defende a demissão dos autarcas de outros partidos, mas não aplica a mesma bitola com os seus, embora neste caso com as posições claramente invertidas.
Estamos numa terra de brandos costumes. Ponto final!

terça-feira, março 13, 2007

As grandes verdades sobre o desporto em Ponte de Lima

Ricardo Vieira, jovem deputado municipal pelo CDS/PP pôs o dedo na ferida e, para quem o quis ouvir, disse que "a actividade física e desportiva e a de lazer nunca foram prioridades maiores" para o executivo limiano, desafiando o presidente da autarquia a "visitar o desporto".
Revejo-me na intervenção do Ricardo Vieira, por ser o espelho fiel da longa presença do CDS/PP na liderança da autarquia de Ponte de Lima, com um pequeno lapso, no tempo em que José Gonçalves foi Vereador do Desporto, na presidência do Dr. João Abreu Lima e dos tempos de Fernando Calheiros, quando foram inauguradas duas das principais infraestruturas do desporto limiano (Pavilhão e Piscina Municipais), que permitiram o aparecimento de novas modalidades e clubes desportivos.
Aí está, pela voz de um jovem, eleito pelo partido do Sr. Presidente da Câmara a dura realidade: não há sensibilidade para o desporto nos Paços do Concelho!

segunda-feira, março 12, 2007

Poesia para os meus olhos...
Jornal Alto Minho mais atractivo

Com o regresso das grandes entrevistas, o jornal ganhou um novo fôlego e interesse redobrado. A opinião dos protagonistas locais é mais sentida e levada em conta. Um exemplo deste facto é a entrevista ao novo lider da concelhia do PSD de Ponte de Lima, João Barreto que trouxe uma visão arejada e polémica da vida local, quebrando o unanimismo reinante, que em nada beneficia o concelho.
Esperamos que este ciclo de entrevistas se mantenha e que possamos ouvir outros protagonistas, com novas ideias e perspectivas.

domingo, março 11, 2007

Reflexão de fim-de-semana

O TGV e Ponte de Lima

Os contornos da ligação em alta-velocidade entre o Porto e Vigo vão sendo conhecidos, designadamente que o traçado entre Porto e Braga será em sobreposição com a actual ligação, construindo-se uma linha dedicada entre Braga e Vigo; que a velocidade do TGV nunca será muito elevada, raramente ultrapassando os 200 Km/h; que o traçado poderá acompanhar o da A3; que o percurso será percorrido por TGV de transporte e de mercadorias.
Perante aquilo que se vai conhecendo, algumas questões podem já ser colocadas:
1. Se uma parte significativa do percurso vai ser feito numa linha "não dedicada", o mesmo poderia acontecer com o restante e, nesse caso, ao mesmo tempo que o TGV ligaria o Porto a Braga e esta cidade a Vigo, outro tipo de comboios poderia ligar o Porto a Braga e esta cidade a Ponte de Lima e Valença. Seria uma forma de compensar concelhos que, atravessados por um verdadeiro muro que é a linha férrea, em nada vão beneficiar com um meio de transporte que pode ajudar a mudar as vidas desta terra.
2. É fundamental que o município ou até a Valimar acompanhem de perto a definição do traçado do TGV. O impacto ambiental da A3 no concelho foi tremendo, tendo inclusivamente efeitos negativos na sua localização, condicionando ou criando uma barreira ao desenvolvimento natural da zona urbana limiana. Este acompanhamento deve contribuir para sensibilizar quem de direito para estes factores;
3. O TGV não trará grandes benefícios para Ponte de Lima mas pode trazer grandes perturbações.

sábado, março 10, 2007

Lar para Idosos no Golfe

Assim, à primeira vista, parece que o novo Lar de Nossa Senhora da Conceição não poderia ficar em melhor local, no meio do verde do Campo de Golfe de Ponte de Lima.
Uma questão que está por comprovar é se há necessidade de mais infraestruturas daquele tipo nas imediações da sede de concelho (será a terceira no eixo Ponte de Lima/Arca) e se aquele tipo de infraestrutura (lar) é a que, nos tempos que correm, dá melhor resposta aos problemas que se vão sentindo.
O planeamento das infraestruturas sociais no concelho de Ponte de Lima é caótico, existindo muitos casos de sobreposição de áreas de influência e até concorrência (S. Martinho/Beiral/Sta. Cruz), enquanto que outras zonas estão desprovidas de respostas para a terceira idade (Vale do Neiva).

Por outro lado, não nos parece que a política do Município neste particular seja a mais correcta. Os terrenos que foram aí cedidos, estavam sob a alçada do domínio público, devido à cedência legal de terrenos, indexada à área de construção aprovada para o respectivo loteamento. Ora, o que está a acontecer sistematicamente é que os terrenos do domínio público são utilizados para construção de equipamentos diversos, normalmente de instituições sem fins lucrativos ou mesmo estruturas municipais, como é o caso do mlocal onde foi implantada a Casa da Música. Tal política leva a que os equipamentos de fruição colectiva, que podiam e deviam ser construídos naqueles espaços, não são construídos dando lugar a mais e mais zona de construção.
Depois, ouvem-se as tradicionais lamentações da inexistência de espaços verdes, parques infantis e desportivos à disposição de todos.
Lamentável!

sexta-feira, março 09, 2007

Rastreio ao Cancro Gástrico é aposta do Rotary de Ponte de Lima

O Rotary Club de Ponte de Lima vai avançar com uma acção pioneira no concelho, com a realização de um rastreio ao cancro gástrico, doença com grande incidência no Alto Minho. Esta acção vem na esteira de outras já levadas a cabo na região do Minho, sendo o segundo concelho do distrito de Viana do Castelo a aderir a esta campanha, depois de Viana do Castelo.
Mais um grande serviço à comunidade limiana do Rotary, depois das bolsas de estudos para jovens estudantes carenciados, do apoio aos mais desfavorecidos e às instituições limianas.

quinta-feira, março 08, 2007


Dia Internacional da Mulher 2007

Mulher começa com M

M... de música e de magia.
M... de mãe e de Maria.
M... de mimos e de meiguice.
M... de madrugada e de maravilha.
M... de melhor do MUNDO!

Assalto de grandes proporções

A Rua General Norton de Matos foi palco de um assalto de grandes proporções, a um armazém de tabaco situano naquela artéria. Pela descrição do proprietário, a remoção do tabaco, cofre e diversos materiais foi demorada mas, infelizmente, não foi presenciado por ninguém.
Depois de tanto se ter discutido a saída da PSP de Ponte de Lima e de tantos limianos terem saído a terreiro defendendo essa saída, este acontecimento deve merecer alguma reflexão. A segurança é um bem insubstituível e inestimável e, por isso, inquestionável. Se, por um lado, nunca estamos totalmente seguros, por outro é fundamental que, pelo menos, existe um nível de conforto neste campo.
O bom sendo demonstrado pelo Ministro António Costa, a defesa intransigente de Ponte de Lima e da manutenção da PSP protagonizada pelo Deputado e Presidente da Assembleia Municipal Abel Baptista, pelo Presidente da Câmara Daniel Campelo, Presidente da Junta de Freguesia de Ponte de Lima, Abel Braga, secundados pela Assembleia Municipal foram o exemplo de que, quando há confluência de esforços e desprendimento partidário, Ponte de Lima fica a ganhar.

Mais uma preciosidade de Moura

A História afinal não é bem o uma descrição do passado ou uma visão do passado, contada ou descrita no presente. Segundo Defensor Moura, “é um conto” e, acrescentamos nós, “quem conta um conta, acrescenta um ponto”, ou tira. Com estas nuances não nos custa acreditar que, na história de Alberto Abreu, Defensor Moura seja personagem principal e Branco de Morais, pura e simplesmente, desapareça.

quarta-feira, março 07, 2007

LIMIANOS NA 2ª DIVISÃO DO HÓQUEI EM PATINS NACIONAL

A boa nova chegou encheu de alegria Ponte de Lima. Terminada a Série A do Campeonato Nacional da 3ª Divisão de Hóquei em Patins, a Associação Desportiva "Os Limianos" garantiu o 1º lugar e o acesso ao segundo escalão do hóquei português.
Este feito, inédito no historial da ADL, foi possível graças à vitória sobre o Vila do Bispo por 11-2, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima e o empate em Bragança contra o Académico local, beneficiando de uma derrota do seu mais directo perseguidor, a Juventude Pacense.
Os homens de Ponte de Lima, depois do último jogo desta fase, em Bragança, vão participar no apuramento do campeão nacional.
Parabéns a todos os atletas, equipa técnica e dirigentes de "Os Limianos".


FUTEBOL, O REVERSO DA MEDALHA

Mal vão os séniores da equipa de futebol de "Os Limianos" cada vez mais no fundo da classificação da Série A da 3ª divisão. Os resultados negativos sucedem-se e a juntar à intranquilidade desportiva surgem rumores de intranquilidade directiva, a que se junta algum desnorte e desorganização.
Apesar do excelente resultado alcançado na última jornada contra o Atlético Valdevez, líder da série A (vitória por 0-1), a subida aos nacionais parece ter chegado cedo demais a Ponte de Lima, depois de uma grave crise económica, financeira e desportiva do clube.
No entanto, até ao lavar dos cestos é vindima...

Eventos

Na próxima quinta-feira, no Teatro Diogo Bernardes comemora-se o Dia Internacional da Mulher, com actuação do grupo "Faith Gospel Choir".

O dia 14 de Março é dia de tradição. A Serrada da Velha não morre graças ao grupo Unhas do Diabo.

Março é mês do “Fernandinho” o Festival de Tunas da Estudantuna Académica da Universidade Fernando Pessoa, que se realiza no dia 30.

Está já lançado, e a criar expectativa, o III Festival e Internacional de Jardins, com o sugestivo tema “O Lixo na arte dos jardins”. A Primavera vai-nos dar a oportunidade de conhecer este importante pólo de atracção de Ponte de Lima.

De 25 a 27 de Maio, Ponte de Lima volta a reviver a Idade Média, com a "Feira Medieval", num encontro com o passado de uma vila com 882 anos.

Entre 29 de Junho e 1 de Julho decorrerá em Ponte de Lima a I feira do Cavalo, um certame que visa, ale da promoção da raça, animar a Feira do Gado, uma infra-estrutura de qualidade mas sub-aproveitada.

terça-feira, março 06, 2007


Poesia para os meus olhos...
Dois bons sinais...

Uma unidade industrial no pólo da Queijada, do ramo da energia solar e a instalação de um centro internet na freguesia de Freixo, são dois bons sinais saídos da última reunião do executivo limiano, com destaque dado pelo blog Ponte de Lima.
São dois bons sinais porque o primeiro significa emprego (e que falta que ele nos faz!) numa área que nos é muito cara e que deve ser devidamente acarinhada: a das energias renováveis. A segunda porque significa desconcentração, aproximação dos cidadãos e das freguesias mais distantes, um desígnio que deve ser levado ainda mais longe, com o exemplo do município, designadamente através da abertura de uma dependência em Freixo e da possibilidade de tratar inúmeros assuntos burocráticos através da internet.
Que bom que era...

segunda-feira, março 05, 2007

Blogs do distrito em destaque no Jornal de Notícias

A dinâmica de intervenção cívica na internet está em crescendo no distrito de Viana do Castelo, de acordo com uma notícia inserta na edição de domingo do Jornal de Notícias. De entre todos os concelhos, o mais referenciado é Ponte de Lima.
Ver a notícia aqui.

Apadrinhar uma Escola?

O programa “Adoptar uma Escola”, do Município de Viana do Castelo, visa o estreitamento de laços entre uma escola e uma empresa ou empresário, visando a resolução de alguns dos seus problemas e/ou necessidades, numa clara parceria público/privado, capaz de dotar os estabelecimentos de ensino de melhores condições de funcionamento e enriquecer os seus planos de actividades.

A ideia é boa para todos. Para a escola, porque tem mais meios, para o município porque reparte com outros parceiros o investimento e permite a concretização de medidas num mais curto espaço de tempo e, para o empresário, as virtudes do apoio à comunidade, à formação e as vantagens do mecenato.

Regresso ao Lar D. Maria Pia

O “Colégio” voltou a ter inquilinos. Aquela velha casa que tanto deu já a Ponte de Lima, no campo da formação feminina, voltou a ter vida com a inauguração do Lar D. Maria Pia, com capacidade para 30 meninas carenciadas.

Ponte de Lima está mais rica e esperamos que as crianças e jovens, que frequentarem aquele lar, sejam também enriquecidas em valores, com um trabalho meritório e pedagogicamente orientado pelos seus responsáveis.

domingo, março 04, 2007

Reflexão de fim-de-semana

O CENTRALISMO E OS NOVOS CENTRALISTAS


Viver na "província", como lhe chamam em Lisboa, não é pêra doce. É viver imerso numa luta permanente contra as concepções de burocratas, desconhecedores da realidade de um Portugal multifacetado, cheio de especificidades, diferente do litoral para o interior e de Norte para Sul.
O Alto Minho não foge a esta regra. Tem litoral e tem interior, tem montanha, vales, planaltos e zonas planas mais perto do mar, o povoamento é disperso e possui algumas pequenas zonas urbanas, embora impere a ruralidade.
Em Lisboa desconhecem esta realidade e desenham medidas e soluções para os problemas do país pelo "bitola" da capital, afinal, a única que conhecem.
Vai daí, o critério populacional (o rebuçado por x habitantes) é o mais caro aos burocratas da capital, que encaixa como uma luva na sua realidade. Mas se tivessem conhecimento da "outra" realidade, entenderiam porque é que as populações protestam, porque saem à rua, porque se indignam, porque é que querem dar viabilidade a regiões que, com as bitolas dos burocratas de Lisboa, estão condenadas à desertificação e ao desaparecimento. Não é um problema técnico, as respostas só podem ser encontradas na profunda ignorância dos nossos burocratas do "rebuçado por x habitantes".
É o que está a acontecer com os serviços de urgência, é o que aconteceu com as maternidades, é o que pode acontecer com as forças de segurança, etc., etc.
Compreendo e apoio as reacções sustentadas na defesa dos interesses de quem os elegeu, dos autarcas do Alto Minho, de instituições e gentes do distrito que se revoltam contra o movimento cego e descontrolado de encerramento de serviços. É uma luta pela dignidade e pela viabilidade de uma região.
Mas o que mais dói, o que mais nos revolta é, por um lado, a cegueira dos que encontram a solução na "lógica nacional", na "lógica racional" ou, o que é ainda mais incoerente, na "lógica política".
A sobrevivência do Alto Minho não está nos partidos, está nas pessoas, nos que lutam independentemente do partido que está no poder, dos que defendem a sua terra antes de se vergarem em vassalagem ao poder e à lei dos burocratas.
Por isso, por muito questionáveis que tenham sido os métodos, nutro simpatia pela luta de Daniel Campelo, José Luis Serra ou Francisco Araújo porque o fazem por si, pelos seus filhos, pelos seus conterrâneos, por aqueles que os elegeram e por aqueles que não votaram neles mas remam contra a maré e continuam a viver no Alto Minho, por uma terra, por um distrito, por uma região que não conta nada para Lisboa mas que é tudo para aqueles que, como nós, nela nasceram e nela querem viver por muitos e longos anos.

sexta-feira, março 02, 2007


PSP FICA: a prenda do 882º aniversário de Ponte de Lima

Foi a grande notícia do dia: a Polícia de Segurança Pública mantém-se em Ponte de Lima, constituindo uma excelente prenda de aniversário para uma terra de 882 anos de história.
Obviamente que nem tudo são rosas pois foi também anunciado o abandono da PSP de algumas zonas de Arcozelo, Feitosa e Ribeira, quando seria de esperar precisamente o contrário: dado as suas características vincadamente urbanas, deveriam passar a ser exclusivamente policiadas pela PSP que fica apenas com Ponte de Lima e Arca sob a sua alçada.
De qualquer forma, há razões para festejar!

Informação complementar no site do Ministério da Administração Interna.

Dia de Ponte de Lima

4 de Março de 1125, D. Teresa outorga o Foral a Ponte de Lima. 882 anos depois, o Município leva a efeito as cerimónias que assinalam tão importante efeméride.
O ponto alto é a entrega ds medalhas de mérito municipal a cidadãos que se distinguiram pela sua dedicação a diversas causas.
O programa, na sua globalidade, parece-nos pobre, sobretudo porque 4 de Março coincide com um domingo e, nesta altura do ano, são necessários eventos que tornem Ponte de Lima mais procurada pelos forasteiros e pelos próprios limianos. Um dos eventos programados, faz parte de um outro programa, o dos feirões tradicionais que se realizam no Largo de Camões, apenas ali colocado para encher!
Eis o programa:

Sábado, 3 de Março - 21h30
Concerto Jarojupe - Plugget (electro-acústico), no Teatro Diogo Bernardes

Domingo, 4 de Março
9h00 - Abertura dos Feirões do Folclore, pelo Rancho Folclórico Casa do Povo de Poiares, na Praça de Camões.
18h00 - Entrega de Medalhas de Mérito Municipal e Concerto pela Orquestra de Câmara do Minho, no Teatro Diogo Bernardes.

A página do município na internet não faz qualquer referência a este evento. Pela positiva, de realçar o trabalho realizado com as escolas, que consistiu na distribuição de um livro e um CD com a gravação do Hino de Ponte de Lima (editado pela Casa do Concelho de Ponte de Lima) e uma estampa com o Hino para cada aluno.

A União Europeia em Viana do Castelo

Fantástica notícia. Viana do Castelo será o centro da Europa por um dia, com a realização da reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, entre 6 e 8 de Setembro, durante a presidência portuguesa da União.

Uma boa notícia pela promoção e pelo negócio que significará para unidades hoteleiras e de restauração, já que serão muitas centenas as pessoas que por cá andarão naqueles dias, além do muito que se falará por essa Europa fora de um sítio chamado Alto Minho, situado no Norte de Portugal.

quinta-feira, março 01, 2007

O diálogo depois de prepotência!

Conheço José Luis Serra, autarca de Valença. É, acima de tudo, um Homem sério.
Na questão do serviço de urgência foi ultrapassado, maltratado e, talvez, atraiçoado. Ultrapassado porque tudo indicava que o serviço ficaria instalado na sede do seu concelho (O primeiro estudo assim o dizia), o que o levou a não intervir no período em que o documento esteve em inquérito público. Aqui, a intervenção do autarca de Monção, José Emílio Moreira, mostrou-se decisiva e reverteu a tendência inicial, para que o serviço de urgência ficasse em Monção.
José Luis Serra foi maltratado. Em primeiro lugar porque não teve direito a defesa, como aconteceu com o colega de Monção. Para Valença não há inquérito público, mas sim facto consumado. Em segundo lugar porque não se ouviu uma única palavra de apoio ou compreensão - a decisão foi duríssima para o concelho - por parte dos seus camaradas de partido.
Ficou sozinho, agiu com determinação e, como das suas palavras não adveio qualquer reacção do Ministro, passou aos actos: demitiu-se dos cargos políticos que ocupava e foi para a rua.
Por muito que tal custe, é uma atitude legítima, corajosa e em defesa do seu concelho.
Já aqui escrevi que não me parece correcto que uma das maiores fronteiras do país tenha o serviço de urgência a 30 minutos de distância (Monção e Ponte de Lima). É muito e não configura uma boa imagem para o País. Por isso discordo que o novo mapa das urgências esteja fundado num número rígido de pontos, que apenas podem movimentar-se de localidade em localidade, mas sem serem aumentados. É, por muito que se queira fugir à palavra, uma remodelação de cariz economicista que coloca os cuidados básicos de saúde cada vez mais longe do cidadão!
O mesmo aconteceu hoje com os Arcos de Valdevez. A saúde é um bem inestimável e a segurança das pessoas tem uma relação directa com a disponibilidade de profissionais para os servir, tanto áo nível do horário como da proximidade. É este o fundamento das razões que motivaram uma grande manisfestação nos Arcos e o início de uma greve de fome do lidero da concelhia do PP (pegou mesmo naquele partido!).
Perante tanta contestação, o Ministro, à pressa e forçado por José Sócrates, passou da prepotência, obscurantismo e falta de informação ao diálogo e à assinatura de protocolos, que asseguram contrapartidas aos municípios onde são encerradas urgências.
Agora, toda a gente entendeu que o protesto pode trazer frutos e que questões como o encerramento dos SAP nos centros de saúde, podem ser determinantes em toda esta problemática.