terça-feira, maio 30, 2006

ÉPOCA GLORIOSA!

A Associação Desportiva "Os Limianos" cumpriu umna época gloriosa. De facto, a época futebolística 2005/2006 entrará para a história como uma das mais produtivas de sempre, no seu longo e valioso historial. Depois da conquista do Campeonato da Divisão de Honrta da A. F. de Viana do Castelo, da presença nas meias finais da Taça A. F. de Viana, conquistou os títulos distritais de juvenis e juniores. Três títulos que devem ser sublinhados e que coroam um excelente trabalho da equipa liderada por Tito de Morais, que conseguiu vitórias ao mesmo tempo que continua a recuperação financeira do clube. Também está garantida (a julgar pelos resultados) a continuidade da aposta nos jovens formados nas escolas do clube, caminho essencial para construir equipas de qualidade, compatíveis com o orçamento de "Os Limianos".
A época ficou também marcada pela primeira presença da A. D. C. Correlhã nos nacionais, mais precisamente o da 3ª Divisão. Não foi possível a peermanência, mas ficou uma marca de dignidade e empenho das gentes da Correlhã, com uma equipa também alicerçada nos jovens valores limianos.
Por fim, uma referência à presença do Fachense na final da Taça A. F. de Viana, que veio acentuar ainda mais o claro domínio dos clubes limianos no futebol distrital.
Resta desejar que estes resultados tenham continuidade, sempre numa salutar articulação entre a aposta nos jovens valores limianos e a contenção orçamental.

sexta-feira, maio 26, 2006

A VACA DAS CORDAS

É uma tradição, sim senhor!
Uma tradição que é necessário preservar e que marca o final da Primavera limiana. Já temos cartaz, sugestivo e da autoria do fotógrafo limiano Amândio Vieira, que já fora o autor do cartaz das Feiras Novas 2005, e que é será um dos grandes "guardadores da memória colectiva" de Ponte de Lima.
Já há cartaz, mas o verdadeiro cartaz é a romaria de fim de dia, do dia 14 de Junho, véspera do feriado do Corpo de Deus, o aglomerar de gente para ver a vaca, ou o boi, percorrer as ruas da vila e atravessar o areal, o mar de gente que se junta à noite para horas de diversão e folia, o bairrismo dos limianos que decoram o piso das suas ruas para as festividades do Corpo de Deus (felizmente voltam em 2006, após um curto mas amargo interregno).
A Vaca das Cordas é limiana, é de Ponte de Lima, é dos limianos, mas foi já adoptada por muitos milhares de pessoas, do distrito ou de fora dele, que não passam um único ano sem vir a Ponte de Lima onde, de facto, se está bem, muito bem.

quarta-feira, maio 24, 2006

A APPACDM E PONTE DE LIMA

O Ministro Vieira da Silva inaugurou as novas instalações da APPACDM em Ponte de Lima, no antigo matadouro (depois Centro de Arte e Cultura), onde reconheceu que o distrito de Viana é, no país, aquele onde se registam mais casos de cidadãos portadores de dficiência.
O facto mais saliente deste evento talvez não seja a inauguração do novo centro, mas sim a lenta agonia de um projecto que morre sem sair do papel - se é que chegou a lá estar.
Passo a concretizar. Ponte de Lima é, no contexto do distrito de Viana, o concelho com maior número de pessoas portadoras de deficiência, com problemas de diversos tipos e graus; A APPACDM é a mais antiga instituição a trabalhar nesta área, e que detém no distrito uma situação próxima do monopólio; No início da década de 90 foi lançada a ideia de construir um centro para cidadãos portadores de deficiência em Ponte de Lima, sob os auspícios da APPACDM, para o qual a Câmara Municipal cedeu imediatamente terrenos (junto às piscinas municipais). Mais de quinze anos depois, o centro nunca saiu do papel, a APPACDM nunca se mostrou efectivamente interessada em avançar com o projecto, o terreno continua vago e os cidadãos de Ponte de Lima que necessitam da APPACDM, continuam a saltar de espaço para espaço, sem condições para aqueles que têm problemas de acessibilidade. Agora está a Delegação de Ponte de Lima instalada no ex matadouro, ex Centro de Arte e Cultura, numa solução que serve mais a ocupação de um edifício que nunca serviu verdadeiramente para nada, do que os cidadãos portadores de deficiência de Ponte de Lima que, na sua esmagadora maioria não são por ele servidos, continuando a dirigir-se todos os dias para Viana do Castelo (onde os investimentos previstos são mjuito avultados), ou ficando em suas casas, sem horizontes nem perspectivas de futuro.
A solução encontrada não é uma verdadeira solução. É o enterrar de um projecto, de um futuro e de uma ideia para os cidadãos portadores de deficiência de Ponte de Lima.
A única esperança reside agora numa outra instituição que não a APPACDM...

sexta-feira, maio 19, 2006

BREVES

O cartaz das Feiras Novas para 2006 tem grande qualidade. De volta ao modelo de convite a uma personalidade de relevo, depois dos concursos realizados nos anos anteriores, a Associação das Feiras Novas apostou em Ovídeo Carneiro. E bem. O resultado é óptimo e permite continuar a levar as Feiras Novas aos quatro cantos do País através de uma verdadeira obra de arte.

Amândio Vieira publicou mais uma pérola da investigação histórica gráfica. O seu grande volume sobre os 180 anos das Feiras Novas veio preencher uma lacuna na bibliografia limiana. De uma forma brilhante. Imperdível.

O Rotary Club de Ponte de LIma comemorou o 21º ano de existência. Mais de duas décadas de serviços à comunidade limiana, pontificando o apoio a famílias carenciadas, as bolsas de estudo a jovens provenientes de agregados com dificuldades, as campanhas a favor dos bombeiros voluntários, o apoio a instituições locais e o contributo para grandes campanhas internacionais, designadamente a erradicação da poliomielite e a alfabetização nos países do terceiro mundo. Merece ser mais conhecido e... reconhecido

quarta-feira, maio 17, 2006

OBRA "MÁRTIRES DO JAPÃO" ABORDA VIDA DO BEATO FRANCISCO PACHECO

O livro “Mártires do Japão”, editado pela Editorial Apostolado da Oração, de Braga, Ilustrado com mais de vinte imagens a cores, tem o formato de 14,8 por 21 cms., e 192 páginas, aborda a vida de sete mártires portugueses que morreram no Japão durante a sua acção evangelizadora. Uma referência especial para o limiano Beato Francisco Pacheco, um desses sete mártires.
A URGÊNCIA DO HOSPITAL DE PONTE DE LIMA

A urgência do Hospital de Ponte de Lima não tem condições para funcionar, diz a administração do Hospital. Já todos o sabíamos. O senso comum diz que deve ser objecto de intervenção e reformulação. A Administração diz que deve fechar. Está perto da falência, então fecha-se. É esta uma lógica socialista? Não! É mercantilista, onde as pessoas deixaram de interessar. Querem trocar a urgência do Hospital de Ponte de Lima (24 horas por dia), pelo SAP (ou outra coisa parecida) do Centro de Saúde aberto, na melhor das hipóteses até às 24 horas. Grande "troca", grande negócio. Os cidadãos que paguem a crise...
A Assembleia Municipal vai reunir em sessão extraordinária no próximo dia 29. Uma posição de força, de exigência dos mais básicos direitos deverá ser tomada. Viana do Castelo poderá ser o único distrito do País com apenas um serviço de urgência a funcionar. Os mais líricos dizem que o CHAM de Viana tem capacidade para atender toda a população. A realidade é que, actualmente, já não tem a vida facilitada. Com uma cobertura alargada aos 90 mil que constituiam a área de influência do CHAM de Ponte de Lima...
O CHAM de Ponte de Lima é o elo mais fraco da estrutura hospitalar distrital. Depois de avultados investimentos, o único sectror que não tinham sido beneficiado - a urgência - poderá, num efeito dominó, arrastar grande parte dos serviços e valências aí instalados. Alguns já rumaram a Viana, muito material também.

terça-feira, maio 16, 2006

PARADOXOS!

Anos a falar de emprego em Ponte de Lima. Promessas de grandes investimentos e muitos postos de trabalho. A Cobra (vem, não vem...), da IKEA (vem, parece que não vem) e, enquanto esperamos (e desesperamos) muitas empresas vão fechando as suas portas (3 nas últimas semanas), atirando dezenas para o desemprego!

Fecham-se maternidades, a natalidade está em níveis baixíssimos, mas é preciso dar a volta, incentivar as famílias a procriarem. O Governo está a pensar em incentivos fiscais e mais apoios a famílias numerosas. Se a estratégia resultar não vai ter maternidades para tantos partos!

sábado, maio 13, 2006

FUSÕES DAS REGIÕES DE TURISMO? CLARO QUE SIM!

Francisco Sampaio, Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, declarou-se contrário à fusão das Regiões de Turismo do Alto Minho e do Verde Minho. Lamento discordar do Homem que tem sido o rosto do turismo no distrito nos últimos 25 anos. Apesar do seu esforço, O Alto Minho nunca se impôs como uma marca turística de excelência, acabando inevitavelmente submersa na enorme panóplia de regiões de turismo de Portugal, com atractivos maiores e mais força. É necessária escala e complementaridade, capaz de atrair visitantes todo o ano. É necessária uma Região de Turismo forte, dinâmica, agressiva, empreendedora, com capacidade económica para levar o nome, a imagem, os produtos, as gentes da sua área geográfica aos quatro cantos do mundo.

sexta-feira, maio 12, 2006

BREVES

Faleceu José Adelino Rosadas Caçador. Uma perda para Ponte de Lima, que teve nele um dos grandes expoentes do seu futebol. Numa época em que o futebol em Ponte de Lima vivia uma crise profunda (década de 40), e sem nenhum clube a pontificar no concelho (antes da fundação de "Os Limianos" e após a extinção do Limarense, o "Grande Caçador", como era conhecido pontificava no Gil Vicente, em Barcelos, onde ainda hoje é recordado.

Em pleno século XXI a falta de civismo, desrespeito pelo ambiente e por todos os concidadãos ainda grassa na nossa terra. Em Fontão, segundo denúncia da Molima, descarrega-se entulho nas margens do Rio Lima. Deplorável!

Violência contra crianças. Infelizmente o caso de Gondufe não é um caso isolado. É crime público. A comunidade tem que estar atenta e denunciar. Só assim podemos dar um passo em frente. É hora de dizer NUNCA MAIS!

O distrito de Viana do Castelo foi um dos mais fustigados com os incêncidos em 2005. Para 2006 os meios são os mesmos, designadamente os meios aéreos, cujo reforço foi insistentemente pedido o ano passado, inclusivamente pelo Gobvernador Civil. Este ano nem uma palavra sobre a questão. Parece que está tudo bem. Esperemos que chova!

terça-feira, maio 09, 2006

AS FEIRAS NOVINHAS

Estou certo que, neste momento, muitas serão as vozes a criticar as feiras novas antecipadas, pela passagem dos 180 sobre a autorização para a realização das mesmas, pelo Rei D. Pedro. Não comungo dessas opiniões, pois sou um defensor da criação de novos motivos de interesse e animação em Ponte de Lima, já expostos neste blog. Os "Domingos Gastronómicos" melhorados, como prefiro chamar a este aniversário da autorização para a realização das Feiras Novas, decorreram este fim-de-semana, e bem, a atender pela forma como decorreram, pela adesão popular e pelas referências elogiosas que já ouvi. Foi um momento para propiciar um "convívio à limiana", uma forma diferente de estar, divertir-se e fruir Ponte de Lima, com recantos únicos e bastante ajustados a uma bela estúrdia. Tentar fazer deste momento uma remaque das Feiras Novas parece-me exagerado. Não se devem, nem se podem vulgarizar as festas do concelho. Melhorar e engrandecer os domingos gastronómicos, tendo como mote o sarrabulho e a cultura popular limiana, parece-me uma ideia feliz. É preciso, a partir de agora, fazer com que estes momentos passem a integrar o calendário, habituando os limianos e os forasteiros a vir a Ponte de Lima no primeiro fim-de-semana de Maio (ou um pouco antes, para não se aproximar demasiado da Vaca das Cordas).


OPERA FABER

Outro momento, de cariz bastante diferente, pode ser a Opera Faber. Este festival de ópera que se vai realizar mais uma vez este ano, pode ser um pretexto para chamar a Ponte de Lima um tipo de público bastante específico, mas normalmente arredado destas paragens. A edição 2006, realizar-se-á entre 8 e 22 de Julho e terá como ponto alto a exibição de uma nova produção da ópera "Don Geovanni" de Mozart. Parece-me importante que, da parte da organização do festival, exista um cuidado maior, no sentido de o aproximar mais dos limianos, assim como a cultura musical que divulga, dando-lhes a conhecer a arte da ópera em espectáculos acessíveis e mais populares. Apesar de se realizar depois do final do ano-lectivo, as escolas não devem ser esquecidas por este festival. A criação de públicos e a divulgação da ópera deve começar cedo, muito cedo.

domingo, maio 07, 2006

Daniel Campelo defende a regionalização

O presidente da Câmara de Ponte de Lima, Daniel Campelo, propôs, no congresso do CDS-PP, que o partido passe a defender a regionalização, para criar desenvolvimento equilibrado no país. Não está só nesta luta. As promessoas de descentralização, de aproximação do poder e dos centros de decisão dos cidadãos foram um grande "bluff". A única esperança das regiões periféricas e com índices de desenvolvimento mais baixos é a regionalização. Mas é necessário que entendam todos que, com a regionalização, serão subtraídos poderes e competências ao Governo Central, mas também às autarquias!

sábado, maio 06, 2006

MÃE, sublime MÃE...

MÃE, sublime MÃE, de todas as raças, de todos os credos;
MÃE pobre, MÃE rica, MÃE calma, MÃE nervosa;
MÃE que chora, MÃE que ri, MÃE que acalenta, MÃE que alimenta;
MÃE que esforços não mede, para dar ao seu filho, o que ele lhe pede.
MÃE, sublime MÃE, MÃE da Luz, MÃE de Jesus;
MÃE dos fortes, MÃE dos fracos, MÃE da gente, MÃE do indigente;
MÃE da vítima, MÃE do réu, MÃE da Terra, MÃE do Céu;
MÃE esquecida, MÃE querida, sublime instrumento da vida.
MÃE natureza, MÃE fortaleza, MÃE Madre Tereza;
MÃE de muitos, MÃE de poucos, MÃE dos sanos, MÃE dos loucos;
MÃE solteira, MÃE casada, filha MÃE, MÃE filha;
Do teu filho és o prumo e o rumo, sua própria Estrela-guia.
MÃE presente, MÃE ausente, MÃE que passou, MÃE que ficou;
MÃE que desencarna, reencarna, que bem ou mal cumpre seu "karma";
É com alegria que expresso, em forma de verso, meu respeito e admiração por todas as MÃES do universo.

Wagner Tadeu Matioli

quinta-feira, maio 04, 2006

AINDA SOBRE O ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS NO HOSPITAL DE PONTE DE LIMA

O JN aborda a questão do encerramento de serviços do Hospital de Ponte de Lima, citando fontes da Comissão eleita pela Assembleia Municipal, nestes termos: "em finais de Abril foram encerradas as consultas externas de valências como Cirurgia e Pediatria, assim como suprimidos os exames subsidiários de Radiologia e Cárdio-Pneumologia". Adianta ainda que "tais decisões prender-se-ão exclusivamente com questões económicas. O Centro Hospitalar não estará em condições de manter os serviços, pelo que está a encerrá-los de modo a diminuir gastos". Agora "caso necessite de um simples electrocardiograma, o utente terá, então, de ser transferido para Braga ou Viana do Castelo".
Como é evidente, não foi possível ouvir o Conselho de Administração do CHAM.
Ponte de Lima não pode assistir impávido e sereno a este ataque!

terça-feira, maio 02, 2006

CONTRA O ESVAZIAMENTO DO HOSPITAL DE PONTE DE LIMA

A Assembleia Municipal de Ponte de Lima aprovou uma moção onde manifesta o seu repúdio pelo processo de esvaziamento das valências do Hospital de Ponte de Lima, que se iniciou com o serviço de geriatria (que foi anunciado, quando da sua instalação, como o a grande novidade e referência para toda a região Norte!) e que poderá ter continuidade com o possível encerramento da urgência. Trata-se de uma tentativa de esvaziamento de um Hospital que, nos últimos anos, beneficiou de avultados investimentos com vista à melhoria dos serviços prestados.
Posição semelhante já havia sido tomada pela Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima, através da moção que transcrevemos na íntegra:


MOÇÃO


Tem sido veiculada insistentemente através da comunicação social e de alguns responsáveis políticos, a notícia do provável encerramento do serviço de urgência do Hospital de Ponte de Lima, unidade do Centro Hospitalar do Alto Minho.
O encerramento de unidades e serviços de saúde no país tem estado na ordem do dia, por motivos de uma reforma estrutural, capaz de melhorar os cuidados de saúde das populações, segundo rácios internacionalmente reconhecidos. Ora esses rácios têm uma componente exclusivamente numérica, não atendendo às disparidades demográficas do país e das suas regiões. Em regiões do interior ou, como Viana do Castelo que não se encontrando no interior tem problemas e especificidades típicas dessas zonas, a dispersão demográfica, envelhecimento da população e desertificação crescente podem levar a que os cuidados primários de saúde se situem a cada vez mais quilómetros das pessoas, com graves prejuízos sociais, económicos e mesmo de saúde para as mesmas.
O provável encerramento do serviço de urgência do hospital de Ponte de Lima, que serve nestes momentos alguns concelhos do interior do distrito, acarretará prejuízos significativos para as populações do concelho de Ponte de Lima e limítrofes, afastando das pessoas e dos seus familiares os cuidados de saúde a que têm constitucionalmente direito.
O que seria desejável, e estava previsto, era a reformulação e criação de melhores condições de funcionamento do serviço, com o objectivo de servir melhor as populações e, se possível, alargando o serviço de urgência a outras valências fundamentais, como é o caso da pediatria. Os investimentos que têm sido realizados na unidade de Ponte de Lima do CHAM, nada têm a ver com medidas de desinvestimento como a que é agora pensada, que pode mesmo esvaziar a médio prazo as funções do Hospital.
Por isso, tendo em conta o exposto, a Assembleia de Freguesia declara-se frontalmente contra o provável encerramento da urgência do Hospital de Ponte de Lima, antes solicitando às entidades competentes o reforço daquela estrutura, uma de duas que servem todo o distrito de Viana do Castelo que pugna por não ser um número, mas uma região com especificidades e problemas próprios que deve ser analisados particularmente. Discorda também esta Assembleia de Freguesia qualquer medida que tenha como fundamento único razões de carácter economicista.
Esta moção deverá ser remetida ao Sr. Ministro da Saúde, Conselho de Administração do CHAM e Governador Civil de Viana do Castelo.

Ponte de Lima, 6 de Abril de 2006