quarta-feira, novembro 30, 2005

QUO VADIS?

Um Vereador "curva e contra-curva", que antes da autárquicas apoiou a maioria - vá-se lá saber porquê -, durante a campanha eleitoral praticamente não se ouviu ou, quando se ouviu não se demarcou do poder instituído e que, no primeiro plano e orçamento do nova mandato vota contra, invocando que este é igual aos outros que não inclui qualquer novidade. É perigoso andar neste "barco" porque as águas em que navega são turvas e agitadas e, por incrível que pareça, não consegue movimentar-se em linha recta. Só mesmo às curvas, com paragens, arranques e recuos pelo meio...

O cabeça de lista à Assembleia Municipal tem uma posição e opinião completamente diferente do PSD relativamente ao Orçamento e Opções do Plano para 2006. Eu já sabia disso antes. Quem parece que não se lembrou foi a CP do PSD que voltou a insistir, para cabeça de lista, num dos grandes aliados do PP em Ponte de Lima.

O Presidente da Mesa do Plenário de Secção demitiu-se. Desmotivado e desiludido. Mesmo sem o dizer ou assumir, demitiu-se porque entendeu que desde 1994 (ano em que a base da actual equipa tomou conta dos destinos do partido) os resultados deixam muito a desejar. Foi sempre a descer e a fazer desaparecer o PSD do mapa eleitoral autárquico.

domingo, novembro 20, 2005

DESCIDA AO SARRABULHO: UM EXEMPLO DE EMPRRENDEDORISMO

Estava a chover. Mas quem marca um passeio deste tipo para Novembro tem mesmo que contar com isso. E foi sempre isso que se pretendeu: "a descer todos os santos ajudam", mesmo com chuva! A "Descida ao Sarrabulho", que em 2005 cumpriu a sua 5ª edição entrou definitivamente no calendário dos passeios de rerefência do BTT nacional, depois de ser uma das grandes percursoras dos passeios do género em Portugal. Começou em 2000, fruto do trabalho, criatividade e vontade de promover Ponte de Lima de um grupo de amigos e carolas que constituíam a direcção do Batotas. Hoje são praticamente os mesmos, mas foram as centenas de amantes do BTT que "encheram" Ponte de Lima no passado sábado, que lhes provaram que tinham razão e que a sua simplória ideia de há cinco anos vingou, tornando a "Descida ao Sarrabulho" num dos maiores e mais mediáticos eventos desportivos que se realizam em Ponte de Lima.
Este evento promove o BTT, promove o desporto numa das suas vertentes mais radicais, promove hábitos de vida saudáveis, o contacto com a natureza e a sua protecção, promove Ponte de Lima e os seus mais belos recantos, promove a sua gastronomia e património, fomenta a actividade económica local pois, durante um dia, são várias as centenas de forasteiros que demandam estas paragens. Promove ainda a capacidade de organização e saber fazer de um grupo completamente amador que se empenha para que, os 450 participantes na "Descida ao Sarrabulho", voltem no ano seguinte.
O que se espera agora é que a edição 2006 do evento seja ainda melhor que a 2005. Os limianos elevam, cada ano que passa, as suas espectativas e o "Batotas" procurará, com toda a certeza, não as defraudar. Para tal conta com o apoio das instituições e empresários locais para, em conjunto, pugnarem por uma iniciativa de referência para o concelho de Ponte de Lima.

A história do "Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima" coincide praticamente com os primeiros passos do BTT em Ponte de Lima.
A Bicicleta chega praticamente a todos os locais pois percorre largas distâncias, é facilmente transportável e muito versátil. Com ela atingimos locais que são difíceis de atingir a pé e impossíveis de atingir de moto ou veículo todo-o-terreno. Estavam criadas as condições para a natural evolução do BTT. Em meados da década de 90 era já vulgar ver em Ponte de Lima grupos informais de jovens e menos jovens que, sobretudo ao domingo, saiam em bicicleta visitando alguns dos mais belos recantos do Concelho. De um desses grupos, um verdadeiro grupo de amigos, nasceu o BaToTas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima que, embora fosse informalmente constituído em 1997, teve a sua consagração jurídica em 30 de Abril de 1999, tendo sido seu sócio número um e primeiro presidente João Carlos Gonçalves. Desde 1998, o BaToTas tem vindo a marcar a actividade velocipédica, e não só, do concelho de Ponte de Lima, com a organização de multiplas e variadas actividades, entre as quais se realçam as seguintes: Passeio Anual, Caminhos de Santiago (o português e o francês), Passeio da Primavera, Passeio de Aniversário, Romaria a Santa Justa - Em colaboração com a AD Arcuense e Descida ao Sarrabulho. Até ao presente ano manteve em funcionamento uma secção de basquetebol, onde chegaram a praticar a modalidade dezenas de jovens.

sábado, novembro 19, 2005

"Aqueles que entram nos Paços do Concelho muito bem vestidos e, afinal, são uns perfeitos bandidos"

Dificilmente poderíamos lançar um concurso tão oportuno. Durante a semana que agora se inicia, procure responder às duas questões que se seguem:
1. Quem proferiu esta afirmação?
2. A quem se dirigia?

Isso mesmo. Se a resposta foi Eng. Daniel Campelo acertou. O destinatário é que fica à consideração de quem quizer fazer um verdadeiro exercício de associação de factos. Mas a carapuça pode servir em várias cabeças, inclusivamente alguma que tem o seu gabinete próximo do autor da afirmação.

É uma pena, que o Presidente da Câmara de Ponte de Lima continue a fazer afirmações deste tipo, atirando para o ar acusações sem concretizar o seu destinatário. Não é sério, não é transparente, não permite elevação na discussão pública local.
Parece querer fazer crer os mais incautos que, de um lado - o seu - está o bem, a virtude, a transparência, o trabalho, a qualidade, o serviço público desinteressado, o mais imaculado trabalho que existe à face da terra. "Do outro lado", estão os interesses mais obscuros, a incompetência e tudo o que de mau existe em cima deste planeta.
Como é primário, idiota e trauliteiro este maniqueismo!
Ponte de Lima continuará a existir depois de Campelo, tal como existiu antes. Não duvido que o seu nome ficará na história do concelho, mas não apenasa no lado das "coisas boas". Mas a história de Ponte de Lima não terá um "antes de Campelo" e um "depois de Campelo"...

domingo, novembro 13, 2005

O que veio fazer o Eng. Sócrates ao distrito de Viana do Castelo?

Esta questão não tem resposta. Duvido também que a venha a ter nos próximos tempos. Mas das duas uma: ou veio pedir perdão pelo miserável PIDDAC que nos destinou, ou veio fingir que não sabia que o PIDDAC tinha sido o que foi, reafirmando a vontade de gastar milhões de euros do orçamento de Estado com a demolição de um prédio. Não será lata a mais, ou já nos contentamos apenas com as visitas e a aparição antes as câmaras ao lado do Primeiro Ministro?
Dá que pensar...

O JN, na sua edição de hoje, a respeito dos incidentes de Paris, continha umas declarações do Arquitecto Manuel Correia Fernandes a respeito da criação de guetos e espaços público desadequados em Portugal. Muitos dos pressupostos apresentados assentam com uma luva nas desastradas políticas urbanísticas implementadas em Ponte de Lima nos últimos anos. Não imagino incidentes semelhantes aos de Paris em Ponte de Lima, mas que as políticas são as mesmas, lá isso são...

"O arquitecto Manuel Correia Fernandes acredita que a marginalização dos bairros sociais, no caso português, vai além "da altura e da baixura". Está na carência de "equipamentos e serviços", na "falta dos espaços públicos" projectados e afastados pela necessidade de poupar das autarquias e de ganhar dos empreiteiros. O que os bairros não têm é a qualidade de vida, que compensaria a concentração de gente, escolas, salas de estudo, recolha de lixo com qualidade. espaços verdes que não estejam a monte. Mais área para as pessoas, evitando a promiscuidade dentro de casa, uma varanda para dar a quem tem de viver no alto um contacto com o exterior. O erro do bairro foi roubar aos desvalidos o direito à cidade, criando zonas "monossociais", o que "agudiza os problemas". Mas espalhá-los agora, 40 anos depois, será destruir das poucas coisas que lhes restam: laços, acredita Correia Fernandes.

Dá mesmo que pensar...

O incêndio que aqueceu a política limiana!

Os últimos dias em Ponte de Lima têm sido ferteis em polémica. Tudo começou na semana passada, com o incêndio na viatura do Vereador Montenegro Fiúza que, prontamente, atribuiu o ocorrido a uma atitude criminosa, contra alguém incómodo na política local.
Personagem incómodo ou não, a confirmar-se estar na origem do ocorrido um acto criminoso, apenas resta uma atitude a qualquer limiano e a qualquer cidadão: solidariedade para com o visado, condenação veemente para com o autor. As meias palavras e atitudes evasivas, não têm qualquer cabimento neste contexto.

Fernando Calheiros, um Senhor!

É um Senhor da política local. Alguém que gosta muito da sua terra e por ela deu parte da sua vida. O sentido da palavra DAR, para Fernando Calheiros está muito além do sentido que a maioria dos mortais lhe dão. Presidente da Câmara exemplar, sacou a autarquia de uma profunda crise financeira, criando-lhe os alicerces e implementando os princípios que permitiram com que, hoje, obtenha óptimos resultados ao nível das finanças. Na Santa Casa da Misericórdia outro trabalho digno de registo, sobretudo se tivermos em conta o delicado momento em que pegou nas "rédeas" da instituição. Passou também pelos Bombeiros Voluntários e é ainda membro do Rotary Club de Ponte de Lima onde pratica, no dia a dia, o lema que praticou em toda a sua vida: "fazer o bem sem olhar a quem".
Este senhor, apresentou esta semana a sua primeira obra, como não podia deixar de ser, dedicada a Ponte de Lima, viajando pelos seus primórdios mas também pelo imaginário de uma terra que nos fascina e enebria.
Que bem fica a estante do limianismo com a obra de Fernando Calheiros!

"Aqueles que entram nos Paços do Concelho muito bem vestidos e, afinal, são uns perfeitos bandidos"

Dificilmente poderíamos lançar um concurso tão oportuno. Durante a semana que agora se inicia, procure responder às duas questões que se seguem:

1. Quem proferiu esta afirmação?
2. A quem se dirigia?

(na próxima semana, publicaremos os resultados e os merecidos comentários...)

domingo, novembro 06, 2005

A mais inesperada notícia que poderia hoje ocorrer em Ponte de Lima: "vereador do PS na Câmara de Ponte de Lima, António Montenegro Fiúza, ficou hoje com o automóvel completamente destruído num incêndio de origem ainda desconhecida, mas a vítima está convicta que foi um "atentado".
O texto completo do jornal Público.