quarta-feira, janeiro 05, 2005

Ano novo, velhos vícios...

Após algumas semanas de interregno, o regresso ao velho hábito de escrever e reflectir sobre os ventos que ante nós se cruzam e sobre os ambientes que nos rodeiam. Velho vício que, infelizmente se tem vindo a perder em Ponte de Lima, bela terra que se está a habituar a ver os dias passar impávida e serena. O espírito crítico, a capacidade para opinar está a desaparecer por estas paragens. A sociedade está a cair numa letargia precoupante, num laxismo que pode ter consequências graves para todos. Quase que me deixei envolver por essa onda, por essa autêntica nuvem que não quer deixar ninguém de fora.
Não sei se vou remar contra a maré mas, o do que tenho a certeza é que vou remar!
Norton de Matos foi recordado, na passagem do 50º aniversário da sua morte. Um grande vulto limiano, um dos valores inquestionáveis da nossa história. A sala estava cheia, demonstração do interesse e pertinência desta e doutras acções.
A área das publicações tem sido uma das mais activas dentro da política cultural do município. Sauda-se esta dinâmica e esta vontade de dar a conhecer e de perpetuar o que de bom se faz em Ponte de Lima. Mas a cultura não começa nem acaba aqui. Os públicos são ainda reduzidos e é necessário alimentá-los para que cresçam. O alimento tem que possuir qualidade.